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Rebuilding yourself after cancer

Está agora em remissão e será monitorizado regularmente pela sua equipa médica (talvez com tratamento a longo prazo, tal como terapia hormonal). Esta é uma nova fase, a fase pós-cancro. Como se volta a uma vida "normal"? Como ultrapassar possíveis bloqueios mentais e avançar para uma verdadeira renovação? Aqui estão algumas soluções.

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Depois do cancro, é tempo de renovação

O cancro é como um incêndio. Um incêndio que devasta tudo no seu caminho. Mas uma vez apagado o fogo, a floresta renova-se e a vida regressa. Com o cancro é o mesmo. Depois desta difícil provação chega o momento de renovação. Esta é uma oportunidade para se reinventar, para fazer o que sempre quis fazer. A vida após o cancro é um trampolim, não um fardo. Não se deixe definir pelo cancro, aprenda a respeitar esta nova versão de si mesmo.

Como se reconstrói, apesar dos efeitos secundários?

É muitas vezes difícil regressar a uma vida "normal". Os efeitos secundários do tratamento podem persistir. Quer seja um sentimento de fadiga, depressão ou efeitos físicos. Também podem ocorrer distúrbios cognitivos e perda de memória. Não hesite em consultar um especialista para aliviar as suas vulnerabilidades. Uma forma de viver plenamente a renovação após o cancro é fazer um balanço da sua situação, tanto física como psicológica, para ver quais as situações que ainda são difíceis de gerir. O importante é ser acompanhado por abordagens integrativas, ou seja, alternando medicamentos convencionais e intervenções não médicas (sofrologia, meditação, etc.). Estabelecer um plano de cuidados irá abrir o caminho para aprender a viver novamente.

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Após a doença, reneguei totalmente certos hábitos que tinha "da minha vida anterior", que tinham sido postos em espera até então. Até pensei em voltar à escola para poder trabalhar em algo que tenha mais a ver com quem sou agora. Tive tempo para aceitar este novo "eu" com as minhas fraquezas que são hoje a minha força!

Christine

Várias alternativas para se sentir melhor

A vida após o cancro é também a adaptação ou a recuperação de um estilo de vida saudável

 

Praticar atividade física

O exercício pode ajudar a melhorar a autoestima. Mas, para além disso, a atividade física também ajuda a combater o risco de recidiva. Por exemplo, a atividade física após um diagnóstico de cancro da mama reduz o risco de recidiva em 24%. A caminhada nórdica, as artes marciais e a esgrima estão entre as mais recomendadas. Estes desportos utilizam mais de 80% dos músculos do corpo e, no caso das caminhadas nórdicas, permitem-lhe trabalhar particularmente a respiração. A atividade física deve ser regular e a longo prazo. Se não tiver a certeza sobre alguma das práticas, não hesite em pedir conselhos ao seu oncologista ou médico de clínica geral.

Seguir uma dieta saudável

Isto já nem se discute. A sua saúde também depende daquilo que coloca no seu prato. A nutrição desempenha um papel importante na luta contra o cancro. Tanto na prevenção como no período pós-cancro. Mantenha uma dieta rica em vegetais, fruta, cereais integrais e leguminosas como feijões secos, grão-de-bico e todos os tipos de lentilhas. As leguminosas são muito ricas em fibra. Promovem uma digestão eficiente e conferem um elevado poder de saciedade. Por outras palavras, reduzem o desejo de petiscar fora das refeições. Não hesite em perguntar a um especialista, nomeadamente um nutricionista, se não souber como fazer isto - eles guiá-lo-ão.

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Nova vida após o cancro: a renovação da sua relação

Após o seu tratamento para o cancro, recuperar a sua relação tal como era antes doença pode ser uma das suas prioridades. Tem muitas perguntas... e isso é normal. O medo de uma recidiva, a falta de desejo, e muitas outras questões - não manter nada fora dos limites. A comunicação é fundamental. Discuta todas as questões em conjunto. Porque a situação pode ser tão difícil para o seu parceiro como é para si. Tenha em mente que "após o cancro", o seu parceiro e a vossa relação não constituem um problema, mas muitas vezes um apoio e uma solução. E se a vida quotidiana se tornar complicada de gerir, uma consulta com um psicólogo ou sexólogo irá permitir-lhes expor - e ultrapassar - as dificuldades mútuas. 

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Após o tratamento para o cancro, surge uma nova equação: o regresso ao trabalho. Porque isto também faz parte da renovação. O que fazer, então, para que corra bem?

Acima de tudo, tente esquecer o que outrora foi. Este local de trabalho familiar provavelmente mudou durante a sua ausência... e você também mudou. A primeira coisa a fazer: An-te-ci-par. Prepare-se para o seu regresso o mais cedo possível. Por exemplo, mantendo (ou renovando) as ligações com os seus colegas para facilitar o seu "regresso". Porque a forma como os outros nos olham é uma das dificuldades mais frequentemente mencionadas. Por exemplo, alguns colegas vão querer fazer tudo para aliviar a sua carga de trabalho. Estas atitudes são muitas vezes louváveis, mas podem não o ajudar a encontrar o seu lugar na empresa. Mais uma vez, comunicar. Expresse os seus sentimentos, as suas expectativas...

 

 

 

Uma última dica para se sentir melhor consigo mesmo (e com a sua mente)

Para poder desfrutar plenamente da renovação após a provação do cancro, aconselhamo-lo a fazer um balanço da sua situação, tanto física como psicológica, para ver quais as situações que não "digeriu" e quais as que requerem mais tempo para recuperar a energia esgotada pelos tratamentos. 

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