Conteúdos

Relieving itching during cancer treatment

A secura da pele é um dos efeitos secundários mais comuns do tratamento para o cancro. Por vezes, é acompanhada de prurido, que normalmente desaparece após a conclusão do tratamento. Entretanto, como pode ser atenuada e aliviada? Aqui estão algumas sugestões.

av_peau-cancer_demangeaisons_bras_1x1 492x492

Prevenir o prurido através do combate à pele seca

Isto é comum a quase todos os tipos de tratamento oncológico: desde a quimioterapia à radioterapia, terapias específicas ou imunoterapia, a radiação emitida ou as moléculas utilizadas causam pele seca e por vezes comichão.
Pode evitar esta secura? Em qualquer caso, os efeitos podem ser limitados através da adoção da rotina de limpeza mais suave possível. Prefira óleos de limpeza ou pains de limpeza ultra-ricos (especialmente não sabão, que é demasiado irritante), tome banhos ou duches mornos (não deve exceder os 34°C) e use e abuse de emolientes que reforçam a barreira cutânea (mas nunca os aplique imediatamente antes de uma sessão de radioterapia, sempre depois).
No entanto, dependendo da pessoa e do tratamento, estas precauções podem não ser suficientes. O que fazer quando ocorre prurido? E como pode ser aliviada?

Combater a pele seca durante o tratamento para o cancro.

 

Desde o início do meu tratamento, tenho usado um detergente adaptado à minha pele sensível. Prefiro usar roupas confortáveis que não sejam apertadas, mas que ainda assim pareçam femininas!

Hélène

Alívio do prurido em caso de irritações ou alopecia

Alguma irritação está ligada a um tipo específico de tratamento e requer uma atenção especial.

 

 

Erupção acneiforme

Este é um efeito secundário comum e temporário em pacientes tratados com terapia específica. Manchas parecidas com acne surgem em áreas ricas em glândulas sebáceas (à volta do nariz, na testa, no decote, na parte superior das costas, etc.). Se provocarem prurido ou ficarem infetadas, pode complementar a sua medicação e rotina de limpeza suave com um creme reparador e protetor de cobre e zinco.

Acalmar erupções acneiformes durante o tratamento para o cancro

Irritação do couro cabeludo

A queda de cabelo, total ou parcial, pode ocorrer em pacientes tratados com quimioterapia, radioterapia ou terapia específica. Pouco antes e durante a queda do cabelo, alguns pacientes podem experimentar uma sensação de formigueiro no couro cabeludo. Como se pode aliviar o prurido? Pulverizando a área afetada com água termal calmante e massajando-a diariamente com um emoliente.

Cuidar do seu couro cabeludo durante e após a quimioterapia

Algumas medidas simples para aliviar o prurido

Algumas pequenas ações podem ser bastante eficazes para complementar a sua rotina de higiene e aliviar o prurido causado pelos tratamentos oncológicos, a começar pela escolha dos produtos de limpeza e dos materiais que entram em contacto direto com a sua pele.

Idealmente, escolha um detergente líquido que deixe menos resíduos, sem conservantes ou amaciadores perfumados, que podem provocar irritação. Pode usar metade do detergente e ter cuidado para não sobrecarregar o tambor da máquina de lavar a roupa.

No que diz respeito a lençóis e roupas, esqueça os materiais sintéticos e opte por materiais naturais, tais como algodão ou linho (mas nunca a lã, que pode "arranhar" a pele e aumentar o prurido). Quanto mais leve e larga for a sua roupa, melhor se sentirá a sua pele: evitará a transpiração que pode agravar o prurido. 

av_peau-cancer_nature_champs_main_1x1 472x472

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Para aliviar o prurido, o primeiro conselho é, acima de tudo, não coçar.

Isto é mais fácil dizer do que fazer. Se o prurido for grave, pode, por exemplo, massajar a área afetada e depois aplicar uma compressa embebida em água termal. Deixe atuar durante 10 a 15 minutos, pulverizando regularmente com água termal para aumentar o seu efeito calmante. 

Em áreas maiores, aplicar imediatamente um concentrado suavizante antiprurido, massajando-o delicadamente com a palma das mãos. Deixe repousar e tente desviar a sua atenção da comichão passando uma bola ou rolo de massagem por cima da roupa (sem contacto direto com a pele, por razões higiénicas), enquanto lê, ouve música, vê uma série ou um filme... 

E tenha em mente que este prurido desagradável é temporário e irá terminar junto com o seu tratamento.

av_peau-cancer_femme_application-produit_bras_1x1 472x472

 

As melhores práticas para aliviar o prurido

Para melhorar o conforto da sua pele e, portanto, o seu bem-estar durante este período específico, é muito importante escolher bem os produtos que aplica à sua pele frágil. Pode encontrar os produtos de higiene e cuidados mais adequados especialmente formulados para pele muito sensível em farmácias e lojas de beleza. Para a máxima segurança, não devem conter quaisquer fragrâncias ou conservantes.

Da mesma gama

As nossas soluções para aliviar o prurido

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre, Acalma, Limpa

XeraCalm A.D Sabonete de Limpeza Ultrarico

XeraCalm A.D Sabonete de Limpeza Ultrarico

Nutre, Acalma, Limpa

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

Voltar ao topo