Conteúdos

Taking care of your hands and feet during cancer treatment

A quimioterapia, a radioterapia, as terapias específicas... os tratamentos para o cancro enfraquecem a pele em geral, e a pele das mãos e dos pés em particular. Mas existem soluções para prevenir e mitigar estes efeitos secundários.

av_peau-cancer_main_application-creme_1x1 472x472

Tratamentos para o cancro: pele enfraquecida

A quimioterapia e os tratamentos específicos podem secar a pele das mãos e dos pés. Estes tratamentos para o cancro enfraquecem os pequenos vasos sanguíneos da pele, provocando reações inflamatórias. O resultado: vermelhidão, inchaço, fissuras, espessamento da pele, etc. Para acalmar e suavizar as mãos e os pés, vários passos diários podem ser úteis e eficazes. Produtos adequados também ajudam a aliviar a pele e a proteger as palmas das mãos e as plantas dos pés, sem esquecer os dedos das mãos e dos pés, até às pontas das unhas. 
À menor pergunta ou ao menor trauma, choque, corte, etc. não hesite em consultar um médico para tratar a situação o mais rapidamente possível e de forma adequada para evitar uma deterioração da situação ou mesmo uma infeção.

O que pode fazer em relação à síndrome mão-pé?

A síndrome mão-pé é uma condição inflamatória das palmas das mãos e das plantas dos pés após certas quimioterapias ou tratamentos específicos. Caracteriza-se por vermelhidão, inchaço, secura e/ou bolhas. Para limitar estes efeitos adversos, recomendamos o uso de luvas durante as atividades diárias e a aplicação generosa de um produto hidratante de cuidado das mãos várias vezes ao dia. Para os pés, é altamente recomendado o uso de meias de algodão, sapatos confortáveis e por vezes até palmilhas ortopédicas, sem esquecer a aplicação de um hidratante.
O que deve ser evitado ou limitado? 

A exposição das mãos e dos pés ao calor e atividades que envolvem fricção da pele ou pressão nas mãos, tais como trabalhos domésticos, condução ou jardinagem. Evitar caminhar durante demasiado tempo e limitar a corrida. Antes de iniciar o tratamento para o cancro, recomenda-se o cuidado dos pés para remover todos os calos, que são as áreas com maior risco de efeitos secundários.

 

av_peau-cancer_jambes_chaussettes_1x1 472x472

Comecei a ter muitas dores debaixo dos pés e pensei que era por causa dos meus novos sapatos, mas não, foi um efeito secundário do meu tratamento oncológico. Agora, cuido dos meus pés e das minhas mãos, é importante.

Alice

Cuidados nutritivos e mantas para o espessamento da pele

Após o tratamento para o cancro, a pele pode, por vezes, ter tendência a engrossar. Como resultado, torna-se áspera e, por vezes, dolorosa.

 

 

Nutrir a pele…

Para reduzir o espessamento da pele das mãos e dos pés, aplique um creme altamente emoliente. Se possível, isto deve ser feito várias vezes ao dia, concentrando-se nos seus calcanhares e outras áreas de apoio.

...e cubra estas áreas para maximizar os efeitos

Para tornar este passo de hidratação frequente tão eficaz quanto possível, existe um método: envolver em emolientes. As suas mãos e pés são cobertos com luvas e meias de algodão ou seda depois de massajados suavemente com uma quantidade suficiente de emoliente. Dica: para maior eficácia, mantenha as suas luvas ou meias durante a noite.

 

Combater a pele seca durante o tratamento para o cancro

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Não se esqueça das suas unhas

Em termos de cuidados com as mãos e com os pés, é essencial não esquecer as unhas, que requerem a mesma atenção. Quando um emoliente é aplicado nas suas mãos ou pés, as bordas ou as pontas das unhas devem também ser hidratadas e massajadas. Outras dicas para proteger esta área: não corte as unhas muito curtas e não toque nas cutículas para evitar micro lesões. Se quiser aplicar um verniz, escolha um não-perolado e à base de silicone e opte por um removedor de verniz sem acetona na hora de removê-lo. Não hesite em recorrer a um esteticista social para levar a cabo estes cuidados. 

av_peau-cancer_mains_fissures_1x1 472x472

 

Tomar medidas contra as fissuras

As terapias oncológicas conduzem frequentemente à secura, o que encoraja o desenvolvimento de fissuras. Para evitar o seu desenvolvimento e para reduzir o seu impacto nas atividades diárias, algumas coisas devem ser feitas. Evite banhos longos e quentes. Além disso, os pains dermatológicos ou óleos de limpeza devem ser utilizados em vez dos sabões líquidos ou sólidos. É melhor usar produtos de limpeza muito suaves, sem sabão e sem perfume, tanto para as mãos como para os pés. Finalmente, a hidratação com um emoliente várias vezes ao dia ajuda a prevenir a formação de fissuras e a reduzir o desconforto. 

Da mesma gama

As nossas soluções para suavizar a pele nas mãos e nos pés

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Acalma, Reparos, Purifica

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Hidratos, Protege, Reparos

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Sabonete de Limpeza Ultrarico

XeraCalm A.D Sabonete de Limpeza Ultrarico

Nutre, Acalma, Limpa

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre, Acalma, Limpa

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

Voltar ao topo