Conteúdos

Taking care of your skin each day during cancer treatment

Secura, vermelhidão, irritação... durante o tratamento para o cancro, a sua pele não está isenta dos efeitos secundários dos tratamentos. Durante este período, terá de lidar com isto. Tal exige adotar bons hábitos todos os dias.

 

Cancro: higiene da pele durante o tratamento

Preciso de adaptar os meus cuidados diários durante o tratamento? A forma como funcionam alguns tratamentos para o cancro pode tornar a sua pele mais seca, mais sensível e facilmente irritável. Cuidados de limpeza e hidratação suaves e adequados são, portanto, essenciais para prevenir e não agravar os efeitos secundários sobre a pele. Tomar as medidas certas para cuidar do seu rosto e corpo ajudará a reduzir os efeitos do tratamento na sua pele e ajudá-lo-á a sentir-se melhor. No entanto, devem ser tomadas algumas precauções, especialmente em termos de seleção de produtos.

av_peau-cancer_femme_miroir_doute_1x1 472x472
av_peau-cancer_femme_application-produit_bras_1x1 472x472

 

Suaves e não agressivos: os produtos certos durante o seu tratamento

Para cuidar da sua pele todos os dias, os produtos devem ser cuidadosamente escolhidos. Alguns produtos inadequados podem irritar ainda mais a sua pele. Em geral, use apenas produtos "suaves", especialmente formulados para pele hipersensível e reativa, sem sabão ou perfume, de modo a não aumentar a secura e sensibilidade da pele. As especificações dos seus cosméticos serão rigorosas: devem estar livres de conservantes (suscetíveis de causar alergias) e conter um número mínimo de ingredientes... Os profissionais de saúde estão lá para o orientar. Procure SEMPRE o conselho do seu oncologista, médico ou dermatologista antes de utilizar os seus produtos de cuidado da pele.

 

 

Suavidade na vida quotidiana 

Durante o seu tratamento, a sua pele terá necessidades específicas. Continuar a cuidar de si todos os dias é importante... mas com alguns pequenos ajustes. Que produto utilizar para limpar o seu rosto e corpo? E que tal hidratá-los? Pode continuar a usar o seu gel de duche habitual? Vamos contar-lhe tudo.

Adotar uma higiene suave

Durante os meus tratamentos mudei os meus produtos para o rosto e corpo, pois sabia que a minha pele seria muito mais sensível e até mesmo reativa. Optei pelos produtos mais neutros e suaves possíveis e a minha pele agradeceu! Zero reações e pele relativamente confortável!

Caroline
av_peau-tres-seche_1x1 472x472

 

Cancro: combater a secura da pele consequente do tratamento

A doença e os tratamentos têm um impacto sobre a textura da pele, que pode ficar seca. A xerose (o nome científico para esta secura) é uma das consequências mais comuns da quimioterapia. Na maioria das vezes, trata-se de uma simples secura de extensão variável. É, contudo, uma fonte de desconforto, uma vez que não afeta apenas o rosto, mas todo o corpo, da cabeça aos pés. A hidratação regular com um produto emoliente e específico (por exemplo, para os lábios) irá proporcionar suavidade e conforto. 

Combater a pele seca

 

Durante o tratamento, proteja-se do sol...

O que pode ser mais agradável do que banhos de sol? Contudo, durante a quimioterapia, os raios solares aumentam o risco de queimadura e alguns medicamentos podem tornar a pele hipersensível e causar hiperpigmentação. Deve, portanto, evitar tanto quanto possível expor a sua pele, mesmo à luz solar moderada. Lembre-se sempre de se proteger com um protetor solar SPF 50+.

av_peau-cancer_exposition_soleil_1x1 472x472
av_acne_femme_maquillage_1x1 472x472

 

Maquilhagem, um aliado de beleza

Durante o tratamento, a sua tez muda e a sua pele perde a sua luminosidade. As suas pestanas e sobrancelhas podem cair, alterando a sua aparência. A maquilhagem médica é um grande aliado; irá ajudá-lo a esconder os sinais de fadiga e os efeitos dos tratamentos. Também aqui, devem ser tomadas algumas precauções na escolha dos seus produtos e na forma como os utiliza. Porque mesmo uma base não deve ser escolhida de ânimo leve...

Recuperar a sua confiança com maquilhagem

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)

Não se esqueça de remover a sua maquilhagem

Se realmente gosta de usar maquilhagem, não se esqueça de removê-la todos os dias. Deve limpar o seu rosto de manhã e à noite para remover maquilhagem, impurezas e pequenas células mortas da pele. Aplique uma pequena quantidade de leite de limpeza na testa, nariz, bochechas, etc. e massaje suavemente com as pontas dos dedos e num movimento circular. De seguida, remova cuidadosamente o excesso com um lenço de papel. Para completar a remoção da maquilhagem, termine com uma pulverização de água termal com propriedades dermatológicas calmantes e suavizantes.

RESPONDEMOS ÀS SUAS PERGUNTAS

Higiene diária e cancro: estamos aqui para o ajudar a separar a realidade da ficção

A maquilhagem não é apenas para mulheres. Também os homens podem tirar partido dos seus benefícios, particularmente para esconder eventuais erupções acneiformes. Aplique com uma esponja um pouco de base fluida sobre as áreas específicas e as lesões estão escondidas.

Tal como com os produtos de limpeza diária, é importante utilizar apenas produtos de barbear adequados para pele sensível e que não contenham álcool ou perfumes. Isto também se aplica aos aftershaves. Durante o período de tratamento, a sua pele está enfraquecida e estes produtos são demasiado agressivos. Para acalmar rapidamente a sensação de ardor da lâmina de barbear, pulverize o spray de Água Termal d’Avène imediatamente antes de aplicar um hidratante.

Em alguns tratamentos, a pele fica demasiado frágil para a depilação, seja depilação com cera, creme depilatório ou um depilador elétrico. Em primeiro lugar, fale com o seu oncologista. Se lhe derem luz verde, dirija-se a um esteticista social, especialmente treinado para lidar com peles enfraquecidas por tratamentos.

As nossas soluções para a sua pele durante o tratamento

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele.
av_tolerance_control_soothing-skin-recovery-balm_front_40ml_3282770138856
Tem uma fórmula natural e sem conservantes. Portanto, se tem vermelhidão, repuxamento ou formigueiro e se a sua pele está sempre quente, este creme é para si!

Elsa, 26 anos

Tolérance CONTROL Bálsamo Reparador Suavizante Cosmética Estéril
Voltar ao topo