Conteúdos

Protecting yourself from the sun during cancer treatment

Durante alguns tratamentos para o cancro, a pele pode tornar-se mais sensível ao sol. Os escaldões são mais prováveis de ocorrer e o risco de queimadura é maior, mesmo com exposição moderada. Algumas manchas escuras também podem aparecer. E porque tudo deve ser feito para evitar que isto aconteça, que medidas devem ser adotadas durante o tratamento? Estamos aqui para explicar tudo.

av_peau-cancer_patiente_1x1 472x472

O efeito dos tratamentos oncológicos na pele

Quimioterapia, radioterapia, terapia específica... Os principais tipos de tratamento para o cancro podem ter um impacto na pele. Algumas moléculas utilizadas em quimioterapia, terapia específica e terapia hormonal, por exemplo, são fotossensibilizantes, ou seja, aumentam a sensibilidade da pele à luz solar. 

É, portanto, ainda mais importante do que o habitual proteger-se do sol durante o período de tratamento e também depois, durante vários meses.

Prevenir a sua pele contra queimaduras durante e após a radioterapia

Proteja-se o mais possível do sol

Os escaldões podem ocorrer rapidamente, sobretudo se estiver a receber tratamento para o cancro: podem até ocorrer nos primeiros minutos de exposição. 

As áreas muito secas tratadas com radioterapia correm particularmente risco de complicações, que podem incluir queimaduras graves. A pele que ficou seca na sequência da quimioterapia também está suscetível a reagir mais facilmente, mesmo a pele escura. As erupções cutâneas e a hiperpigmentação das áreas expostas (pequenas manchas castanhas ou arroxeadas) ou cicatrizes cirúrgicas não são invulgares.

Desde o início do seu tratamento, aplicar um nível muito elevado de proteção solar deve, portanto, tornar-se um hábito, tanto no interior como no exterior, mesmo quando o céu está encoberto. As janelas da sua casa ou carro não o protegem dos raios UV.

Combater a pele seca durante o tratamento para o cancro.

 

av_peau-cancer_hyperpigmentation_1x1 472x472

Para evitar o sol, tenho o hábito de sair de manhã cedo com um chapéu e um xaile só para prevenir, e aplico creme solar. Mesmo no carro, sou cuidadosa. Sem as minhas pestanas, os meus olhos são ainda mais sensíveis, outro motivo para usar óculos de sol a toda a hora.

Françoise

Proteja-se do sol ao mesmo tempo que desfruta dos seus benefícios

Deve banir completamente o sol durante o período de tratamento? Na maioria dos casos não, pois este eleva a disposição.

Aproveite os benefícios do sol...

O sol é um daqueles pequenos prazeres diários e seria uma vergonha passar sem ele durante o tratamento para o cancro. Ajuda a regular o sono, o apetite, o humor... E reforça o sistema imunitário porque a luz UV permite a síntese da vitamina D, que o organismo não pode produzir por si só.

...em total segurança

Como pode desfrutar do sol sem correr o risco de danificar ainda mais a sua pele? É seguro? Só a equipa responsável pelo seu tratamento poderá dar-lhe conselhos adaptados à sua situação, a curto, médio e longo prazo. Porque uma vez concluídos os tratamentos, a sua pele permanece frágil durante vários meses.

 

Cuidar da sua pele todos os dias durante o tratamento para o cancro.

av_peau-cancer_femme_plage_vetements_1x1 472x472

 

 

Usar roupa que cubra a sua pele...

É melhor sair de manhã bem cedo ou ao fim do dia, quando o sol está mais fraco. Mesmo durante um curto passeio, certifique-se de que tem a pele o menos exposta possível. A roupa é o meio mais seguro de proteção: escolha calças largas e leves e t-shirts ou camisas feitas de materiais naturais para permitir que a sua pele respire. Um chapéu e óculos de sol com boa cobertura são também essenciais.

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

...e a aplicação de creme solar é a primeira linha de proteção.

Nas áreas que permanecem expostas (nariz, orelhas, pescoço, na parte de trás das mãos, crânio, etc.), não se deve poupar no creme solar. Deve ser de largo espetro, ou seja, proteger contra os raios UVA e UVB, com um FPS 50+ muito elevado. Para a pele sensibilizada por tratamentos, escolha um creme hipoalergénico, sem conservantes e sem fragrâncias. Pode encontrar este tipo de creme em farmácias e lojas de beleza. Em formato de stick ou de um pequeno tubo, pode ser facilmente guardado num bolso ou na mala.

Bons hábitos para proteger a sua pele

Escolha cuidadosamente a sua proteção solar para pele sensível: será o seu aliado durante todo o tratamento e nos meses e anos que se seguem. Creme, fluido, spray... Escolha uma textura que facilitará a sua vida e com a qual gostará de proteger-se. Lembre-se de aplicar a proteção regularmente (de duas em duas horas).

Da mesma gama

As nossas soluções para protegê-lo do sol

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele

SunsiStick KA SPF 50+

SunsiStick KA SPF 50+

Protege

Voltar ao topo