• 1/1
18/09/2014 - Dossiers

INTOLERÂNCIAS CUTÂNEAS

Os factores que provocam as intolerâncias cutâneas

A intolerância cutânea é uma fonte de desconforto e de sofrimento. Quais são as causas ?

Há muito considerada com circunspecção, a hiperreactividade é já uma síndrome reconhecida e objecto de investigação por parte dos dermatologistas. Por que é que certas peles são mais reactivas do que outras ? Foi identificada uma potencial cascata biológica. Uma enzima e um receptor foram os alvos escolhidos para o desenvolvimento de cuidados específicos para as peles intolerantes. A esta perturbação ao nível da epiderme, acrescenta-se, em certos casos, « um excesso de produção de uma molécula neuro-activa » ao nível da derme (a camada mais profunda da pele), realça um especialista britânico numa entrevista ao Daily Mail5. Em suma, a situação é… explosiva. Tudo está reunido para que a pele reaja, causando vermelhidões e desconfortos  a todo o tipo de solicitações, e a estas em particular.

As agressões climáticas

Primeiro culpado: o sol. E mesmo que o consiga « suportar » a situação pode alterar-se ao longo dos anos e diminuir a sua habitual tolerância. A exposição aos raios solares pode desencadear, repentinamente, vermelhidões e sensações de queimadura. O frio e o vento alteram o filme hidrolipídico protector da pele. Subitamente, fica irritada, seca e torna-se mais sensível, pronta para se tornar mais reactiva. O mesmo acontece com as alterações bruscas de temperatura e a poluição atmosférica, também elas capazes de provocar picadas, queimaduras, vermelhidões ou sensações de calor.

As agressões “cosméticas”

Certos produtos de higiene contêm tensioactivos muito agressivos  que, em contacto com o filme hidrolipídico da pele, podem desestabilizar a estrutura e causar irritações (sabonetes com pH muito alcalino, certos detergentes sintéticos). Outros ingredientes, tais como os conservantes ou os perfumes estão também na origem de reacções de hipersensibilidade, ou mesmo de alergia, tal como indica a Sociedade Francesa de Dermatologia no seu site internet.

Os tratamentos e as intervenções dermatológicas

Certos medicamentos também têm a sua quota-parte de responsabilidade. Mal suportados pelas peles sensíveis, podem ocasionar efeitos secundários e ser irritantes. Por outro lado, as intervenções dermatológicas são também « um risco ». Os peelings, as dermoabrasões e todas as intervenções a laser… são agressões momentâneas que obrigam a pele a reagir vivamente.

E também a água calcária, certos têxteis… tudo o que interage com a pele é um potencial agressor.

Reagir de imediato.

Primeiro reacção a ter no caso do aparecimento de uma vermelhidão, na sequência da aplicação de um produto cosmético: interromper a utilização. A seguir, pode aliviar a pele reactiva pulverizando-a com Água termal d’Avène (várias vezes ao dia) e aplicar um corpo gordo neutro como o Creme para Peles Intolerantes Avène. Recomenda-se a consulta a um dermatologista

Enviar por email

Toda as peles tem diferentes necessidades,
encontre a sua rotina perfeita Eau Thermale Avène.

Comece Agora
  • Os melhores produtos para resolver os seus problemas de pele
  • Aceda aos seus produtos de eleição e informação sobre os mesmos
  • Registe as suas compras para podermos premiar a sua preferência
Registe-se agora

Busca em processamento Busca em processamento Busca em processamento

Login required

You must log into your Avène account to save this information.


Login or create an account

Dê a sua opinião

A MINHA INSCRIÇÃO

-Day
-Month
-Year

Marcas do grupo Pierre Fabre:

*Campos obrigatórios

Obrigada pela sua partilha!

O seu comentário aguarda revisão dos administratores do Website e será publicado após aprovação.