• 1/1
18/09/2014 - Dossiers

OS TENSIOACTIVOS

Para que servem?

A sua dupla afinidade com a água e com o óleo assegura a emulsão necessária para o fabrico dos cremes, mas são também o ingrediente indispensável para as peles hipersensíveis e alérgicas    

Uma questão de emulsão

Um tensioactivo é um ingrediente que permite misturar aquilo que, normalmente, não se pode misturar. Um exemplo é o molho vinagrete: a mostarda desempenha o papel do tensioactivo. É ela que, batida com o óleo e o vinagre, cria a homogeneidade do molho. Isolados, sem este terceiro ingrediente, o vinagre e o óleo acabariam, sistematicamente, por se repelir. Sob a acção da mostarda, misturam-se. É idêntico no que se refere aos cosméticos em que a água e o óleo se devem misturar. O tensioactivo utilizado permite que se forme uma emulsão e se obtenha um creme. Como? Incorporado na “receita” do cuidado cosmético, mistura-se nas zonas de contacto entre o óleo e a água, exactamente onde os dois líquidos se repelem. É esta « zona de resistência » que impede que a mistura aconteça. Este fenómeno físico é bem conhecido e acontece na natureza. É o que se passa entre as pétalas de flores e as gotas de orvalho que permanecem exactamente no local onde caem sem se espalharem. Ou entre as patas dos insectos e a superfície de uma lagoa, o que lhes permite andar à superfície em vez de se afundarem… Este fenómeno é descrito pelos cientistas como a « tensão superficial » entre duas superfícies, e o tensioactivo é o componente que altera as regras do jogo, perturba esta relação de forças e consegue misturar as duas superfícies em contacto. 

Simultaneamente hidrófilo e lipófilo 

Para que se consiga criar uma emulsão a partir da água e do óleo o tensioactivo deve ser totalmente solúvel com cada uma das superfícies líquidas em questão. Em cosmética, um tensioactivo é, simultaneamente, hidrófilo e lipófilo. A sua dupla afinidade torna-o um excelente aglutinador, mesmo em fraca quantidade - modifica, significativamente a tensão superficial. Passamos, desta forma, de dois líquidos distintos à formação de gotas que, conforme os casos e o produto cosmético pretendido, são formadas por água e captam o óleo ou de óleo e envolvem a água. Para além de facilitar a formação destas gotas, o tensioactivo impede-as de se fundirem e de reconstruirem imediatamente duas superfícies distintas, uma de água  e uma de óleo.  Quando as gotas se formam e estão estabilizadas, a emulsificação foi conseguida.

Mas também são irritantes?

Os tensioactivos também são designados por “agentes de superfície” ou “surfactantes”. Por vezes, a emulsão não é a sua única missão, existem tensioactivos de diferentes naturezas : detergente, agente para fazer espuma ou para molhar, tensioactivo antisséptico… Existem várias espécies e todos têm a vantagem de ser excelentes estabilizadores de uma emulsão. Reverso da medalha: também podem ser muito agressivos para a pele. Mesmo muito suaves, podem ter um efeito irritante, principalmente porque se misturam com o filme hidrolipídico de protecção da epiderme, razão pela qual, se recomenda que não sejam utilizados pelas peles mais sensíveis

Os Números: 


57. É o número de conservantes autorizado pela Direcção Cosmética Europeia. Aí podemos encontrar designações desconhecidas do grande público (clorofenesina, fenoxietanol, ácido sórbico…) e outras mais mediáticas como os parabenos cuja utilização e aceitação por parte do consumidor já provocam celeuma. A lista completa dos ingredientes capazes de desempenhar o papel de « conservante » e utilizados para esse fim, é bem mais extensa.

Enviar por email

Toda as peles tem diferentes necessidades,
encontre a sua rotina perfeita Eau Thermale Avène.

Comece Agora
  • Os melhores produtos para resolver os seus problemas de pele
  • Aceda aos seus produtos de eleição e informação sobre os mesmos
  • Registe as suas compras para podermos premiar a sua preferência
Registe-se agora

Busca em processamento Busca em processamento Busca em processamento

Login required

You must log into your Avène account to save this information.


Login or create an account

Dê a sua opinião

A MINHA INSCRIÇÃO

-Day
-Month
-Year

Marcas do grupo Pierre Fabre:

*Campos obrigatórios

Obrigada pela sua partilha!

O seu comentário aguarda revisão dos administratores do Website e será publicado após aprovação.