Acne
Qualquer que seja o tipo de pele, alguns factores podem desencadear ou favorecer uma sensibilidade excessiva: a pele reage frequentemente onde não gostaríamos que se manifestasse nunca...no rosto.

O QUE E A ACNE ?
O aparecimento da acne que "marca" o início da puberdade é, na realidade, uma actividade excessiva das glândulas sebáceas - que segregam demasiado sebo - às hormonas sexuais que inundam o organismo neste momento importante da vida.
É uma preocupação largamente difundida uma vez que a acne atinge cerca de 83% de raparigas e 95% de rapazes...
E, porque a sua evolução é imprevisível, entre a cura rápida, quase espontânea, e a persistência, deve ser levada a sério e ser objecto de um tratamento adequado.
AS DIFERENTES FORMAS DE ACNE ...
- A hiperseborreia: É a etapa inicial de qualquer forma de acne. Existe oleosidade excessiva, a pele brilha e surgem pequenas borbulhas.
- A acne retencional: O sebo acumula-se nos folículos sebáceos e provoca a formação de comedões abertos (pontos negros) ou fechados (microquistos).
- A acne inflamatória: Proliferação de bactérias (Propionibacterium acnes) e ruptura do folículo na derme; aparecimento de uma inflamação e de uma borbulha vermelha (pápula) que se torna purulenta (pústula).
- A acne nodulocística: Dilatação e inflamação das glândulas sebáceas que formam nódulos que supuram.
Os medicamentos : Um tratamento específico para cada forma de acne.
- Acne ligeira: tratamentos comedolíticos (favorecem a expulsão dos pontos negros) ou antibióticos locais para combater
a inflamação.
- Acne média: quando as medidas locais não são suficientes é necessário associar um tratamento antibiótico por via oral e ter atenção à exposição ao sol (risco de sensibilização): deve proteger a pele do sol. Consulte o médico.
- Acne severa: Impõe-se o recurso à isotretinoína. A prescrição é da responsabilidade do médico porque implica precauções rigorosas, sobretudo em relação à contracepção. Geralmente, a sua acção tem efeitos especttaculares.
OS PRODUTOS E CUIDADOS DERMOCOSMETICOS :
O seu médico ou farmacêutico podem aconselhar produtos de higiene e cuidados adaptados ao seu tipo de pele e problema.
Em relação aos cuidados, deve privilegiar:
- produtos de higiene suaves e seborreguladores para limpeza da pele,
- produtos hidratantes ou emolientes para compensar a secura cutânea provocada por certos tratamentos,
- produtos não comedogénicos para não agravar a acne...
... e, de uma maneira geral, produtos especificamente concebidos para as peles de tendência acneica.