Atopia

Atopia

Na maioria dos casos, a dermite atópica é devida a uma predisposição familiar. É a mais frequente das afecções da infância e diminui de intensidade com a idade.

A OPINIÃO DO NOSSO MÉDICO

PERGUNTAS / RESPOSTAS
  • A maior parte das vezes, não. Acontece, no entanto, que algumas crianças são intolerantes a certos alimentos que agravam o eczema.
    Na prática, procura-se uma alergia alimentar em casos bem precisos que serão especificados pelo médico. Após alguns testes específicos, pode eventualmente ser aconselhado um regime especial.

  • Para diminuir o risco de dermite atópica, sobretudo se existe um histórico familiar, aconselham-se as mães a amamentar o maior tempo possível. Aconselha-se ainda a retardar a diversificação alimentar (sobretudo ovos e peixe) para além dos 6 meses de idade.

  • Claro que sim. O banho possui diversas vantagens: limpa, relaxa e prepara a aplicação dos cremes emolientes. Deve, no entanto, ter algumas precauções: no caso de eczema, aconselha-se um banho não muito quente - 30-32°C. A água muito quente (por volta dos 37°) favorece o prurido. Os produtos de higiene ou o óleo de banho devem ser muito suaves. Os banhos não devem ser prolongados.

  • As curas termais são muitas vezes recomendadas para as crianças atópicas.
    As curas compreendem cuidados termais (banhos, duches, curas de bebida...) à base da Água termal, eventualmente exposições solares quantificadas e acompanhamento médico regular. É a ocasião para que a criança e os pais conheçam melhor a dermite atópica e os seus tratamentos.

  • Os pêlos dos animais (póneis, cães, gatos) ou as plumas das aves, podem provocar alergias respiratórias. Se a criança tem um animal de companhia que não lhe provoca qualquer problema, deve mantê-lo; no caso de espirros ou de conjuntivite, é preferível afastar o animal; se ainda não tiver qualquer animal, deve ser avaliado o risco alérgico antes da adopção.

Atopia

A dermite atópica é, na maioria dos casos, provocada por uma predisposição familiar. É a afecção mais frequente na infância e diminui de intensidade com a idade.
 

O que é a dermite atópica ?


A dermite atópica, essa desconhecida...
A dermite atópica atinge 10 a 15% dos recém-nascidos, o que a torna a doença crónica infantil mais frequente.
Doença incómoda tanto para a criança como para a sua família, surge muito cedo mas não impede um desenvolvimento normal. Aliás, frequentemente, regride com a idade.
É mais frequente nas crianças que apresentam um " terreno " atópico ou seja, uma predisposição familiar à rinite alérgica, ao eczema e às alergias respiratórias,
ou mesmo alimentares ...





Como se manifesta a dermite atópica ?


Associa crises de eczema, constituído por placas vermelhas, exsudativas, fonte de prurido, à xerose atópica que deixa ver uma pele seca que necessita, prioritariamente, de ser "hidratada e nutrida".
As zonas atingidas (maçãs do rosto, fronte, tronco, grandes pregas dos cotovelos e dos joelhos) variam de uma criança para a outra.
 


As consequências :
Em todos os casos, o prurido que surge é uma fonte de sofrimento para a criança que se reflecte, na maioria das vezes, no equilíbrio familiar.... E insónias, frequentemente partilhadas com os pais...
Entre as várias complicações que possam eventualmente surgir, constatam-se frequentes sobreinfecções cujo aparecimento está associado às lesões resultantes do coçar, que abrem a porta aos estafilococos, estreptococos e outros vírus, como o herpes.


 

O cuidado:


Felizmente que o médico tem à sua disposição várias soluções para estas situações :

  • Cuidados emolientes, no caso da xerose atópica, para limpar, hidratar, purificar a pele e evitar assim as infecções ou as sobreinfecções e, sobretudo, suavizar.
  •  Massagens emolientes e relaxantes. De salientar que a massagem com um creme hidratante (ou emoliente) é um momento importante do dia para a criança. Momento de suavidade, de descontracção, momento privilegiado de contacto e de troca com a mãe ou com o pai.
  • Dermocorticóides (respeitando escrupulosamente o protocolo indicado pelo médico no que se refere às aplicações, à contagem dos tubos utilizados, etc.) prescritos nas crises de eczema.
Enviar por email
  • Conselhos de Cuidados de Pele Personalizados
  • Ofertas Especiais e Passatempos
  • Saiba mais sobre os seus produtos de eleição

Toda as peles tem diferentes necessidades,
encontre a sua rotina perfeita Eau Thermale Avène.

Comece Agora
  • Os melhores produtos para resolver os seus problemas de pele
  • Aceda aos seus produtos de eleição e informação sobre os mesmos
  • Registe as suas compras para podermos premiar a sua preferência
Registe-se agora

Busca em processamento Busca em processamento Busca em processamento

Login required

You must log into your Avène account to save this information.


Login or create an account