Françoise, paciente do Centro de Hidroterapia Avène para cuidados pós-cancro

A pele de cada pessoa tem a sua própria história

Françoise, paciente do Centro de Hidroterapia Avène para cuidados pós-cancro

Quer pacientes, quer acompanhantes de pacientes, todos seguiram um regime e beneficiaram das virtudes da Água Termal d’Avène e dos conselhos de equipas de especialistas no Centro de Hidroterapia Avène. Descubra o testemunho de Françoise. Os primeiros cuidados termais pós-cancro foram um momento de descanso.

Como descobriu os cuidados pós-cancro do Centro de Hidroterapia Avène? 

Tudo começou com uma reunião sobre cuidados termais organizada pela Maison Rose em Bordeaux, um lugar dedicado às mulheres afetadas pelo cancro. Quando ouvi os testemunhos, os relatos de cuidados que estavam a ter efeitos física e psicologicamente, disse para mim que precisaria disto no final dos meus tratamentos. A descrição das paisagens perto de Avène e do lado piemontês convenceu-me, por fim. Para alguém que gosta de caminhar, não foi nenhuma deceção.

Como descobriu os cuidados termais em Avène?

Como um momento de descanso. Vim sem saber exatamente como funcionariam para mim os cuidados pós-cancro, porque não tenho grandes problemas de pele. Desde que fiz quimioterapia e a minha operação à mama, sofri particularmente de um couro cabeludo sensível e de uma sensação de peso no braço e formigueiro na mão do lado operado. Descobri programas de cuidados completamente personalizados que me foram prescritos pelo meu médico. Os duches de água termal massajaram os tecidos internos afetados e os banhos relaxaram-me e fizeram sentir-me bem. Também tive sessões de massagem e aulas de ginástica com um fisioterapeuta. Quanto ao meu couro cabeludo fragilizado, também comprei um produto de cuidado específico para levar comigo para casa. Após uma semana, já estava a ver uma melhoria óbvia.

Três semanas após esta terapia termal, como se sente?

Consegui desligar-me completamente. Consegui interagir com outras pessoas submetidas aos cuidados pós-cancro. Isso foi realmente importante para mim. O meu couro cabeludo está menos seco e o meu braço está muito menos dormente, está mais leve. Espero que os efeitos benéficos se mantenham em casa, pois sei que os efeitos dos cuidados podem durar. Ainda assim, vou voltar no próximo ano, certamente. Já contactei o proprietário de uma casa de campo para a reservar.

 

Um lugar: a passagem pedonal que liga a estação termal à aldeia de Avène

Um cuidado: a massagem fisioterapeuta

Uma descoberta: o restaurante Auberge de Madale na região (OU os muitos pequenos produtores locais e biológicos da região)

 

Mais algumas informações

Porque é que a terapia termal pode ser benéfica depois do tratamento oncológico?

Para além da própria cirurgia, ou até da reconstrução mamária, que pode deixar cicatrizes feias ou dolorosas, os tratamentos oncológicos (radioterapia, quimioterapia convencional e/ou novas terapias específicas) podem ter efeitos secundários na pele: pele seca, lesões, radiodermatite, etc. Por isso, a terapia termal pode ser benéfica para restabelecer o conforto e a saúde da pele.