Uma gota de água de nascente

 

O BLOCO DE NOTAS DE ESPECIALISTA

Pele oleosa, com tendência para manchas e acne

A acne em destaque

Pele oleosa e brilhante, algumas pequenas borbulhas, alguns pontos negros nas maçãs do rosto ou no nariz… O princípio da acne que “assinala” oinício da puberdade; desde a sensibilidade excessiva das glândulas sebáceas, que segregam demasiado sebo, às hormonas sexuais que inundam o corpo neste importante momento da vida. É uma preocupação comum, uma vez que a acne afeta 83% das raparigas e 95% dos rapazes. E, como o seu percurso é imprevisível, aparecendo e desaparecendo quase espontaneamente, deve ser sempre levado a sério e tratado adequadamente.

 

Medicação: cada tipo de acne tem o seu próprio tratamento específico.

  • Acne leve: tratamentos comedolíticos (que promovem a remoção de pontos negros) ou antibióticos locais para combater a inflamação.
  • Acne moderada: quando os tratamentos locais não são suficientes, devem ser emparelhados com antibióticos orais. Tenha cuidado com a exposição ao sol (risco de sensibilidade): deve sempre proteger a sua pele do sol. Peça conselhos ao seu médico.
  • Acne grave: a utilização de isotretinoína é, muitas vezes, necessária. É prescrita pelo seu médico, pois requer precauções rigorosas, especialmente no que diz respeito a contraceção. Geralmente, tem um efeito realmente drástico.

O seu dermatologista ou farmacêutico aconselhará quanto a produtos de higiene ou cuidados mais adequados à sua pele e ao seu problema.

Em termos de produtos de cuidado da pele, deve optar por:

  • produtos suaves para poupar a sua pele,
  • produtos hidratantes ou emolientes para compensar a secura causada por certos tratamentos,
  • produtos não comedogénicos para impedir a formação de novos pontos negros…

… e, em geral, produtos especificamente concebidos para peles com tendência para acne.

title

Os diferentes tipos de acne

Hiperseborreia

Hiperseborreia

Esta é a fase inicial de qualquer forma de acne.

Excesso de sebo: a pele é brilhante e aparecem pequenas borbulhas.

Descubra
Acne teimosa

Acne teimosa

O sebo acumula-se nos folículos sebáceos e provoca comedões abertos (pontos negros) ou comedões fechados (microquistos).

Descubra
Xerose induzida

Xerose induzida

Pele desidratada por produtos com tensioativos excessivamente agressivos (sabões). Do mesmo modo, os cuidados irritantes (retinoides e ácidos de fruta) secam a pele.

Descubra
Acne inflamatória

Acne inflamatória

Proliferação de bactérias (Propionibacterium acnes) e rutura do folículo na derme; aparecimento de inflamação e uma borbulha vermelha (pápula) que, depois, infeta (pústula).

Descubra
O nosso especialista responde às suas perguntas

Viver melhor com pele com tendência para acne

Estas cicatrizes, visíveis na pele, são as sequelas das borbulhas de acne. Depois de cuidar da acne, contacte o seu dermatologista que aconselhará e sugerirá um plano de cuidados adequado (peeling, laser, etc.) para se livrar das cicatrizes.

Não seja demasiado zeloso ao lavar… Não tente “despir” a pele, pois apenas a irritará ainda mais. Trate-a gentilmente. Devem ser utilizadas barras dermatológicas ou géis de limpeza “sem sabão” e, para a remoção da maquilhagem, devem utilizar-se produtos de cuidados diários suaves.

Sim, mas não uma maquilhagem antiga qualquer… Escolha cuidadosamente produtos não comedogénicos. Isso é o mínimo que pode fazer. E, se quiser esconder algumas pequenas cicatrizes, os Laboratoires Dermatologiques Avène desenvolveram uma gama completa de produtos de “cobertura” que são eficazes e inofensivos.

O chocolate e as carnes processadas não representam nenhum perigo; apenas deve ter em mente que deve consumi-las com moderação… e dar prioridade a uma dieta saudável que será sempre benéfica para a sua pele, assim como para a sua saúde em geral.

Quando se trata de acne, o sol pode ser um inimigo oculto que, por vezes, nos faz pensar se nos está a fazer bem. De facto, quando se expõe ao sol, as borbulhas secam e os pontos negros são mascarados por um bronzeado. Mas formam-se microquistos que surgem quando regressa das férias. As recentes cicatrizes de acne expostas ao sol podem deixar uma mancha acastanhada inestética e persistente. Para evitar que isto aconteça, proteja a sua pele com exposição moderada inicialmente e, depois, utilize protetores solares de qualidade. Se estiver a tomar medicamentos para a acne, peça conselhos ao seu dermatologista antes de ir de férias, pois alguns tratamentos não são compatíveis com o sol.

Os nossos produtos adaptados à pele com tendência para acne

Os nossos produtos adaptados à pele com tendência para acne

Descubra