Compromisso de preservação do ambiente e dos recursos de Avène-les-Bains

Pela natureza

Compromisso de preservação do ambiente e dos recursos de Avène-les-Bains

É num ambiente natural intacto no coração do Parque Natural Regional de Haut-Languedoc, no sul de França, que nasce esta dádiva da natureza, a Água Termal d’Avène. Temos a obrigação de conhecer a fundo esta água excecional. Também devemos assegurar a sua permanência e pureza, para que continue a ser segura para cuidar da pele sensível, assim como devemos respeitar o seu ambiente.

Uma gota de água de nascente

 

O nascimento e a vida da Água Termal d’Avène

A Água Termal d’Avène surge do cruzamento do Mediterrâneo e dos climas montanhoso e continental, na Occitânia, no Parque Natural Regional de Haut-Languedoc. A riqueza da biodiversidade e o baixo nível de atividade humana criam um ambiente protetor. No implúvio, uma área natural de colheita de águas pluviais, tem início um processo espontâneo e virtuoso: viajando daqui por mais de 50 anos, nas profundezas do coração das Dolomites, surge a Água Termal d’Avène, rica em benefícios, a uma temperatura, composição e caudal constantes, na fonte de Sainte-Odile. 

Uma gota de água de nascente

 

Preservação do implúvio de Avène-les-Bains

O implúvio de Avène-les-Bains estende-se por 27 km². É aqui que as águas pluviais iniciam a sua longa viagem e alimentam o reservatório de Água Termal d’Avène. O implúvio de Avène-les-Bains tem uma rica biodiversidade, da qual 76% são florestas. Para além das ações que estabelecemos no parque termal para o preservar, estamos a trabalhar com agentes locais para definir coletivamente um plano de gestão sustentável para este território excecional.

Conheça o implúvio de Avène

Conheça o implúvio de Avène

--

O local de origem da água termal, o implúvio de Avène, está no coração de um ambiente protegido e da biodiversidade

Saiba mais
O conhecimento e a utilização da Água Termal d’Avène

O conhecimento e a utilização da Água Termal d’Avène

--

Quanto melhor a compreendermos, melhor poderemos preservá-la e utilizá-la sabiamente.

Saiba mais
Uma gota de água de nascente

O Centro de Investigação da Água 

O Centro de Investigação da Água assegura o controlo e a monitorização da Água Termal d’Avène, expande o conhecimento sobre as suas origens e garante a proteção do seu implúvio. O Centro de Hidroterapia Avène é o único em França a beneficiar dos conhecimentos especializados de um Centro de Investigação da Água. O centro realiza, em média, 40.000 controlos por ano para garantir a qualidade das águas termais. Tem a acreditação do COFRAC em conformidade com a norma ISO/IEC 17025 pelas suas atividades de análise e amostragem físico-química e microbiológica. O Laboratório da Água também trabalha com agentes locais para realizar estudos e investigações sobre e para o território e realiza atividades de apoio à gestão sustentável dos recursos. O Centro de Investigação da Água também difunde conhecimentos sobre a água e a Água Termal d’Avène através de atividades de sensibilização.

 

Uma gota de água de nascente

 

No coração de Avène-les-Bains

Há mais de 30 anos, na estação termal, que contribuímos positivamente para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável para a preservação do ambiente e dos recursos de Avène-les-Bains. Temos uma fábrica de produção certificada com a ISO 14001, um parque termal com estatuto de refúgio da Ligue de Protection des Oiseaux (LPO, Liga de Proteção das Aves), irrigação sustentável e gestão florestal sustentável. Estamos a implementar ações para minimizar a nossa pegada ambiental, participar na vida económica e social da região e melhorar o património e a biodiversidade dos nossos espaços. 
 

Saiba o que estamos a fazer na estação termal

Uma gota de água de nascente

Atuação sustentável para preservar a Água Termal d’Avène 

Conhecem a importância de respeitar os ecossistemas, a biodiversidade, os solos e os subsolos para manter o equilíbrio da Água Termal d’Avène. Têm o cuidado de se envolverem em questões ambientais e sociais e de agirem de forma sustentável no dia a dia. Explore a entrevista com especialistas e saiba o que estão a fazer para preservar o ambiente e os recursos de Avène-les-Bains.

A garantia de que o ambiente de Avène é respeitado

A garantia de que o ambiente de Avène é respeitado

--

As nossas especialistas em RSC, Séverine Roullet-Furnemont e Sandrine Bessou Touya, colocam as nossas ações em perspetiva.

Saiba mais
A água, o homem e as árvores

A água, o homem e as árvores

--

Nicolas Kremer, engenheiro agrónomo no ONF, explica a importância das florestas para os ecossistemas de Avène-les-Bains e o que está a ser feito para cuidar delas.

Saiba mais