Apenas o essencial

Os nossos cuidados Eau Thermale Avène

Apenas o essencial

Apenas o essencial

Há uma preocupação de que a fórmula tenha peso-pluma e que seja capaz de satisfazer as necessidades da pele mais sensível. Os especialistas na formulação dos cuidados Eau Thermale Avène estão constantemente a trabalhar no desenvolvimento de fórmulas com o número certo de ingredientes. Um olhar aprofundado com Catherine Bidan, chefe do laboratório de formulação da Eau Thermale Avène.

av_formulation-expert-cbidan1 577x577

Quais são as características especiais dos cuidados dermocosméticos da Eau Thermale Avène?

Contêm um ingrediente que é exclusivamente nosso: a Água Termal d’Avène, um ingrediente ativo com benefícios calmantes, único na sua composição mineral e biológica. Além disso, as nossas fórmulas são tão simples que podem ser bem toleradas pelos   tipos de pele mais sensíveis: asseguramos que as nossas listas INCI são tão curtas quanto possível, visamos apenas o essencial. Sem brilhos nem floreados.

Também disponibilizamos fórmulas naturais e fórmulas que minimizam o nosso impacto ambiental: 90% dos nossos produtos para enxaguar (gel de duche, por exemplo) são biodegradáveis* e utilizamos filtros solares não ecotóxicos**. Todos os cuidados são criados para serem eficazes, com uma textura agradável, adequados para aplicação repetida durante o dia e, acima de tudo, precisam de ser bem tolerados pela pele mais sensível.

 *Teste 301B da OCDE, excluindo produtos específicos do país **Testes realizados pelo Observatoire Océanologique de Banyuls-sur-Mer (Observatório Oceanológico de Banyuls-sur-Mer) em espécies representativas de coral, fitoplâncton e zooplâncton. 

Como é que garantem a segurança dos produtos dermocosméticos da Eau Thermale Avène?

Todos os ingredientes do nosso portfólio de matérias-primas estão sujeitos à aprovação do nosso departamento de toxicologia. Quando recebemos o consentimento, adicionamos os ingredientes às nossas fórmulas que, depois, também são testadas. Posteriormente, realizamos testes de tolerância utilizando métodos alternativos e testes clínicos. Só depois é que decidimos se aprovamos ou não o produto. O protocolo, a precisão, os requisitos e a ética estão, sem dúvida, ligados à nossa cultura farmacêutica.

Sem brilhos nem floreados. Todos os cuidados são criados para serem seguros, eficazes e bem tolerados e para terem uma textura agradável.

PF_RESEARCH_VIGOULET_HD_2016 -12- 577x611

Porque existem tão poucos ingredientes nas fórmulas dos produtos dermocosméticos da Eau Thermale Avène?

Porque, ao limitarmos o seu número, expomos menos a pele ao risco de reagir a algum deles, o que é fundamental. Mas esta não é a única forma de evitar uma possível reação, uma vez que a escolha dos ingredientes é obviamente crucial; através de tudo isto, podemos esperar uma melhor tolerância.

As nossas fórmulas também contêm um número reduzido de ingredientes porque nos obrigamos a ir muito mais longe do que os regulamentos exigem. Prevemos riscos reduzindo conservantes específicos, procurando substituir ingredientes que são controversos, como silicone, sílica, acrilato, etc., e assegurando a mesma tolerância, eficácia e textura. Este é o desafio das fórmulas minimalistas. Trata-se de ser criativo. 

 

av_formulation-expert-cbidan2 577x577

Como se lê a lista INCI num produto de cosmética?

Os primeiros ingredientes mencionados são os que têm a maior concentração na fórmula. Se a sua pele for sensível, opte por fórmulas com as listas INCI mais curtas e evite as que contêm corantes, óleos essenciais e álcool. 

Os produtos de cosmética estéril são formulados sem conservantes nem perfume e são feitos num ambiente estéril.

Vamos observar melhor a cosmética estéril: o que é, exatamente?

É um padrão de fabrico que elimina todos os tipos de conservantes (listados ou não listados) de um produto de cosmética. Todos os produtos visados são formulados sem conservantes nem perfume e são feitos num ambiente estéril. Beneficiam de um embalamento perfeitamente hermético e selado que assegura a sua preservação e proteção de qualquer risco de contaminação após a abertura. Os cuidados com cosmética estéril podem, portanto, conter apenas os ingredientes ativos essenciais para a sua eficácia. Isto pode incluir até seis ingredientes apenas selecionados pela sua perfeita compatibilidade e pelo seu bom nível de tolerância com os tipos de pele mais exigentes, propensos a reações cutâneas imprevisíveis. Uma grande inovação.

Voltar ao topo