Uma gota de água de nascente

 

O BLOCO DE NOTAS DE ESPECIALISTA

Imperfeições da pele

IMPERFEIÇÕES DA PELE EM DESTAQUE

Cicatrizes, borbulhas, marcas de nascença e uma tez baça são todas imperfeições da pele que podem ser corrigidas ou mascaradas com cuidados corretivos adequados.

Diferentes imperfeições da pele

Existem muitas imperfeições da pele diferentes e variados aspetos das imperfeições cutâneas. Algumas são congénitas, tais como as marcas de nascença. Podem ser ligeiras, despigmentadas, pigmentadas ou vermelhas (angiomas).

Outras são problemas de pele adquiridos:

  • as manchas brancas de vitiligo (despigmentação localizada) são inofensivas, mas inestéticas, e são principalmente visíveis em pele escura.
  • As manchas escuras são o resultado de uma exposição ao sol excessiva. São mais comuns durante a gravidez, daí o nome “máscara de gravidez”, mas também ocorrem nas mulheres fora da gravidez e, por vezes, até nos homens.
  • Alguns problemas de pele no rosto (couperose, pele sujeita a vermelhidão, etc.) podem ser melhorados através de tratamentos específicos, mas nunca desaparecem completamente.
  • A acne comum merece uma menção especial. Algumas borbulhas de acne podem deixar marcas duradouras, especialmente se forem grandes e profundas ou se tiverem sido “mexidas” em demasia.

Todas as cirurgias estéticas ou plásticas do rosto pode ser acompanhadas de um período “difícil”, durante o qual o processo de cuidados ainda não está concluído. Estas imperfeições temporárias também merecem uma atenção cuidadosa.

Por fim, algumas doenças de pele mais graves (ictiose, queimaduras graves, etc.) podem exigir uma maquilhagem corretiva.

Elementos de prevenção essenciais

Os dermatologistas são muito cuidadosos para assegurar que, em todas estas situações, pode beneficiar dos melhores cuidados, tanto preventivos, como de melhoria. A máxima “prevenir é melhor do que remediar” aplica-se especialmente às imperfeições do rosto.

Os elementos de prevenção essenciais são:

  • Em primeiro lugar, o cuidado precoce e eficaz da dermatite inflamatória;
  • depois, uma boa proteção solar. A maioria das manchas de pigmentação são causadas ou agravadas pelo sol. Uma fotoproteção cuidadosa é um bom seguro “contra manchas escuras”. Escolha produtos com SPF elevado e de largo espetro, bem como fórmulas galénicas que permitam uma boa aderência à pele para que sejam duradouras.
  • Evite traumatizar a pele.

Nem sempre é fácil. Ainda assim, pelo menos, não deve “fazer pior” ao atacar a pele acidentalmente.
Seja coçar, seja o hábito de espremer borbulhas, assim que as nossas unhas se aproximam da pele, há um grande risco de causar marcas duradouras.

 

Cuidado com as cicatrizes!

Se uma alteração superficial da pele tiver de levar pontos ou uma lesão tiver de ser removida, a reparação deve seguir as regras da cirurgia dermatológica, para que a cicatriz, muitas vezes inevitável, seja tão discreta quanto possível. Apesar de todas estas precauções, podemos ser incapazes de evitar algumas imperfeições e podemos não ser capazes de lidar eficazmente com elas utilizando qualquer um dos meios atualmente à nossa disposição.
Nestes casos, em particular, as técnicas de maquilhagem corretiva são uma grande solução alternativa.

Cuidados dermocosméticos

Produtos de “alta tolerância”: a utilização de produtos de cuidado da pele com uma alta tolerância permite minimizar a irritação que pode ocorrer no caso de uma intolerância ou alergia a um determinado ingrediente.

Maquilhagem dermatológica: a maquilhagem corretiva é uma arma importante no arsenal do dermatologista. Quer se trate de uma situação temporária (após cirurgia dermatológica), quer de imperfeições duradouras, quando é bem utilizada, a maquilhagem médica permite obter resultados verdadeiramente surpreendentes.

As medidas de “camuflagem” são adequadas para:

  • problemas dermatológicos como angiomas, vitiligo, pele com tendência para eczema, psoríase, vermelhidão, acne, couperose, cicatrizes de acne, dermatite seborreica e melasma;
  • ou após procedimentos dermatológicos, tais como laser, dermabrasão, injeções de preenchimento e peelings;
  • ou após procedimentos cirúrgicos, tais como liftings, blefaroplastia, rinoplastia, etc.

Para corrigir imperfeições da pele, os princípios básicos são os seguintes:

A utilização de duas cores complementares na roda de cores neutraliza as imperfeições da pele.

  • O verde neutraliza o vermelho (couperose, cicatrizes, angiomas, etc.).
  • O amarelo neutraliza o roxo (olheiras, varizes, etc.).
  • O castanho “esconde” o branco.

Os tons claros iluminam, enquanto os tons escuros definem o contorno.

Ao jogar com estes contrastes, podemos corrigir a forma do rosto, reduzir cicatrizes ou áreas afundadas e esconder a discromia.
O tom branco uniformiza subtilmente e capta a luz.

O nosso especialista responde às suas perguntas

Viver melhor com pele com tendência para manchas

Há uma grande variedade de marcas de nascença. Para as reduzir, consulte um especialista para obter as informações relevantes, realizar exames médicos, se necessário, e determinar se existem tratamentos disponíveis. Para ocultar marcas de nascença, a utilização de maquilhagem corretiva é uma excelente solução.

Depende da cicatriz:
– Se a cicatriz for afundada (oca), uniformize-a com o nosso Creme de Base Compacta e, depois, use um stick de correção.
– Se a cicatriz for elevada, depois de uniformizar a tez, aplique um pouco mais do nosso Creme de Base Compacta num tom ligeiramente mais escuro do que o anterior (as cores escuras fazem com que a cicatriz pareça menos proeminente).

Frequentemente, as suas mãos têm uma cor semelhante ao seu rosto, por isso, use a área perto da base do polegar (entre a palma da mão e as costas da mão) para testar a cor. Aplique a base na área mais clara. O tom mais próximo da zona escura é o que deve registar. Se preferir um tom mais claro ou mais escuro, escolha um tom abaixo ou acima.

Limpe bem a sua pele. Aplique uma base de maquilhagem adaptada ao nível de sensibilidade da sua pele. Neutralize imperfeições com um stick de correção. Uniformize a tez com uma base líquida ou um creme de base compacta. Corrija as imperfeições localizadas com um pincel corretor. Fixe a maquilhagem com o nosso Pó Mosaico. Realce o seu rosto com o Pó Mosaico para as pálpebras, o lápis corretor de sobrancelhas para iluminar os seus olhos e o duo de lábios e contorno para destacar o seu sorriso.

Os nossos produtos de cuidado da pele adaptados às imperfeições da pele

Os nossos produtos de cuidado da pele adaptados às imperfeições da pele

Descubra

COUVRANCE

Maquilhagem

Uniformização da tez

  • Seis tons
  • Nova textura leve, que pode aplicar em camadas e que é fácil de aplicar graças à esponja de microgrãos de alta tolerância, para alcançar um acabamento leve e natural.

Corrige imperfeições graves da pele e uniformiza a tez na pele clara. Sem perfume, sem conservantes, sem parabenos.

Descubra o Creme de Base Compacta
Maquilhagem