Uma gota de água de nascente

 

O BLOCO DE NOTAS DE ESPECIALISTA

Pele seca

O QUE É PELE SECA?

Tudo depende do grau de secura. É possível ter uma pele saudável que seja “naturalmente seca”.   A pele seca requer uma análise cuidada. A ictiose rara deve ser excluída em primeiro lugar e a dermatite atópica deve ser cuidada precocemente.

Se o seu problema de pele for isolado, pode corrigi-lo eliminando produtos de limpeza agressivos e utilizando um hidratante.
Se não for este o caso, o seu dermatologista poderá aconselhar cuidados específicos e medidas específicas de hidratação.

 

Produtos e cuidados dermocosméticos

Nem todos os hidratantes atuam da mesma forma. Quando se trata de ingredientes ativos, existem três formas principais de hidratar a pele:

  • A forma oclusiva, utilizando produtos que são normalmente muito gordurosos (por exemplo, a vaselina), que formam uma película oclusiva na superfície da epiderme e mantêm a água dentro do estrato córneo.
  • A forma emoliente, utilizando fórmulas baseadas em glicerina, ureia ou ácido láctico que fornecem à pele componentes hidratantes naturais.
  • A forma fisiológica, utilizando fórmulas com ácidos gordos, esteróis ou ceramidas, que fornecem lípidos semelhantes aos lípidos da camada superficial da epiderme, para compensar os défices.

Os investigadores que desenvolvem estes produtos geralmente combinam vários ingredientes ativos para otimizar os níveis em que atuam.

O seu dermatologista ajudará a selecionar o produto ou a gama de produtos mais adequado ao seu problema.

Em qualquer caso, lembre-se de que é necessária uma utilização regular: os hidratantes devem ser aplicados diariamente para serem eficazes.

av_carnets-experts_peau-seche_xerose_4x5

 

 

Ictiose

A ictiose é um problema caracterizado por uma pele anormalmente seca com espessamento da epiderme, escamação contínua e formação de grandes escamas.

 

Xerose

Um tipo de pele seca “simples” é conhecido como xerose. Algumas pessoas têm a pele mais seca do que outras de forma natural, o que se tornará mais pronunciado à medida que envelhecemos. Os fatores de secura no ambiente incluem o frio seco no inverno, mas também o vento e o sol.

av_carnets-experts_peau-seche_ichtyose_5x4
av_carnets-experts_peau-seche_eczema_4x5

 

 

Eczema

A pele fica pálida e seca com eczema e, especialmente, com dermatite atópica.
Em casos raros, as deficiências dietéticas (de vitaminas, magnésio ou ácidos gordos) podem agravar os problemas de pele seca.
 

O nosso especialista responde às suas perguntas

Viver melhor com pele seca

Pele seca “comum”. Este é o mais comum. Estão em jogo vários fatores: idade (especialmente nos braços e nas pernas), condições climáticas (frio seco no inverno, vento e sol), produtos de higiene que contêm tensioativos com uma função de detergente excessivamente agressiva, etc.

Pele seca patológica. Antes de mais, deve fazer-se uma avaliação precisa, pelo menos, para eliminar um problema de pele isolado que possa ser corrigido de forma simples (eliminando produtos agressivos e utilizando um creme hidratante). O seu dermatologista aconselhará quanto ao cuidado adequado para a sua pele seca.

Sim, mas não apenas de água: não podemos reidratar a camada superficial da epiderme simplesmente bebendo água ou molhando a pele – os lípidos (as gorduras) também são essenciais para reter a água.

Sim. A exposição ao sol é uma agressão (queimadura) à qual a epiderme reage produzindo mais pigmento (bronzeado) e espessamento: a secura observada é temporária devido ao aumento da perda de água e ao espessamento.

Sim. Algumas redes de abastecimento de água têm um elevado teor de calcário: esta é conhecida como água “dura”. Esta pode aumentar o efeito de secura dos produtos de cuidado da pele. Pode amaciar a água utilizando dispositivos especiais ou compensando a água dura com produtos ultrarricos.

O objetivo é nutrir e hidratar a pele, limitando os danos e a irritação. Ao tomar banho, evite sabão e opte por produtos de limpeza ou géis ultrarricos enriquecidos com ingredientes protetores e hidratantes. Os cuidados de pele emolientes têm uma função importante, não só para hidratar e nutrir a pele, mas também para assegurar que a epiderme está intacta, o que é essencial para a sua função de barreira protetora. É importante que aplique estes cuidados regularmente e, idealmente, todos os dias.

av_peau-seche_1x1

Os nossos cuidados para pele seca

Descubra