Cuidados com a pele seca e eczema

Cuidados com a pele seca e eczema

Eczema facial significa desconforto e prurido no rosto, o que pode tornar-se insuportável. Descubra produtos de cuidados específicos para abordar os problemas da pele atópica do rosto.

1 resultado

SAIBA MAIS

Como saber se se tem eczema?

Os sintomas de eczema no rosto são inflamação da pele, reconhecível por manchas vermelhas, muito secas com bolhas nos lados do nariz, orelhas, bochechas, pálpebras e pescoço. Estas lesões cutâneas causam comichão grave, conhecida como prurido*. *prurido derivado de secura cutânea  

Este problema cutâneo ocorre em peles muito secas e danificadas, com surtos de eczema. Por outras palavras: períodos de agravamento dos sintomas e aumento da comichão, intercalados com períodos de remissão. Em geral, este tipo de pele, conhecida como pele atópica, é extremamente reativa aos cosméticos.

Causas do eczema facial

O eczema facial é uma condição crónica da pele, uma dermatose, que afeta o sistema imunitário e as células cutâneas que atuam como barreira aos alergénios. Existem dois tipos de eczema: eczema de contacto e eczema atópico ou constitucional.

Eczema de contacto

O eczema de contacto é causado por uma reação hipersensível da pele a um alergénio, mesmo que não haja predisposição genética. Esta reação tem lugar em duas fases:

  1. Uma primeira exposição ao produto alergénico.
  2. O segundo contacto permite à pele reconhecer a substância e sobrecarregar o sistema imunitário, desencadeando uma reação inflamatória localizada dentro de poucas horas.

A lista de potenciais alergénicos é extensa:

  • Produtos químicos (tinta, cola, corante, pesticidas, detergentes, detergente em pó)
  • Maquilhagem e produtos cosméticos irritantes (perfume, champô, verniz para unhas, etc.)
  • Pólen
  • Metais (níquel, crómio...) e borracha
  • Medicamentos (anti-histamínicos, antibióticos, anestésicos, etc.)

Eczema atópico

O eczema constitucional, também conhecido como dermatite atópica, é a forma mais comum e nem sempre fácil de tratar. Afeta crianças e bebés desde os primeiros meses de vida e dura um pouco até à adolescência e à vida adulta.

Na maior parte das vezes, a origem do eczema atópico é genética. O stress e certos fatores ambientais também podem ser fatores importantes que contribuem para um surto de eczema com uma condição de pele predisposta.

As anomalias imunológicas e cutâneas são transmitidas de geração em geração ou aparecem como resultado de stress ambiental. É então fácil para as moléculas alergénicas penetrarem na epiderme e desencadear reações intensas das defesas imunitárias da pele, tais como a inflamação típica do eczema.

O eczema é contagioso?

Porque o eczema facial não é uma doença infecciosa da pele, não é contagioso.

Como se trata o eczema no rosto?

As pessoas com eczema facial devem primeiro ser tratadas por um profissional de saúde, de preferência um dermatologista. O médico tentará primeiro identificar a causa e o possível alergénio responsável no caso de eczema de contacto. Chamarão então um alergologista para realizar testes cutâneos.

O médico pode então prescrever um tratamento adequado. Isto geralmente toma a forma de corticosteroides tópicos aplicados localmente aos adesivos de eczema. Em função da intensidade dos sintomas, o médico também pode recomendar:

  • Anti-histamínicos se a comichão for demasiado forte
  • Antibióticos e antisséticos para combater a superinfeção bacteriana
  • Produtos de higiene delicada e um emoliente para manutenção
  • Apoio psicológico se o stress for identificado como a causa principal

Que creme deve usar para o eczema no rosto?

Os tratamentos médicos anti-inflamatórios contendo corticosteroides são eficazes no tratamento de ataques agudos de eczema, uma vez que acalmam a inflamação e a comichão, mas não previnem as recidivas.

Como medida preventiva e para além do tratamento, uma rotina de cuidados de pele adequada ao eczema ajuda a espaçar as crises.

  1. Para limpar a pele atópica, o Pain de Limpeza Nutritivo XeraCalm A.D. e o XeraCalm A.D. Óleo de Limpeza Relipidante, utilizado com água morna, limpa a pele sem agravar a secura da mesma. Os lípidos contidos nestes produtos de limpeza do rosto nutrem e restauram a barreira cutânea.
  2. Um enxaguamento adicional com Spray Água Termal d’Avène suaviza e acalma a irritação facial.
  3. Os emolientes são os melhores produtos hidratantes, nutritivos e antiprurido* para os cuidados diários para o eczema do rosto. *prurido derivado de secura cutânea Os nossos laboratórios formularam emolientes hipoalergénicos, sem perfume, para restaurar a função barreira da pele e respeitar a flora cutânea da pele atópica. O XeraCalm A.D. Creme Relipidante é recomendado para pele seca e com prurido e o XeraCalm A.D. Bálsamo Relipidante é mais rico para pele muito seca e com prurido.
  4. Também poderá aplicar o XeraCalm A.D Creme Relipidante como creme de dia, uma vez que a sua textura é bastante leve e o XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante como creme de noite, uma vez que a sua fórmula repõe mais lípidos.
  5. Para prurido intenso, por exemplo nas orelhas, nariz, pescoço ou mesmo nas pálpebras, o XeraCalm A.D. Concentrado Suavizante acalma imediatamente.