Cuidados com a acne

Cuidados com a acne

Pele oleosa, com brilhos indesejados, borbulhas e pontos negros, a acne deve ser sempre levada a sério. A pele com tendência acneica requer produtos de cuidados especiais.

Filtrar produtos
Filtrar produtos

11 resultados

SAIBA MAIS

Causas da pele com tendência acneica

As causas da acne continuam a ser objeto de alguma discordância entre os investigadores, mas uma coisa permanece certa: é uma condição hormonal e inflamatória.  

Alterações hormonais como a puberdade, menstruação, gravidez e menopausa podem aumentar a produção de sebo e células cutâneas (corneócitos). Estes fenómenos são chamados hiperseborreia e hiperqueratose.

A acumulação de células da pele nas paredes dos folículos pilossebáceos obstrui as glândulas sebáceas localizadas na raiz dos pelos, impedindo o sebo de fluir adequadamente, os poros dilatam-se e aparecem lesões de retenção, ou seja, os pontos negros e os pontos brancos.

As glândulas sebáceas estão sobrecarregadas com sebo, o que causa inflamação na superfície da pele. Este terreno inflamado é um terreno ideal para a reprodução de bactérias, especialmente Cutibacterium acnes. Este último decompõe o sebo e liberta mediadores inflamatórios que aumentam e espalham a inflamação para o tecido circundante.

Outros fatores causam acne ou pioram a acne ao entupir os poros ou aumentar a atividade das glândulas sebáceas:

  • O stress causa uma hormona, o cortisol, que influencia o comportamento das glândulas sebáceas.
  • Produtos e ações que decapam demasiado a pele estimulam excessivamente a produção de sebo.
  • Cosméticos e maquilhagem que são demasiado oleosos e não comedogénicos obstruem os poros.
  • Uma predisposição genética.
  • Tabaco.
  • Alguns medicamentos.

Como se reconhece a acne hormonal?

A acne hormonal em adultos é causada por uma alteração hormonal que estimula as glândulas sebáceas responsáveis pelo aparecimento de borbulhas na parte inferior do rosto. Distingue-se da acne adolescente pela localização de lesões em forma de U em torno do queixo e no pescoço.

Em contrapartida, a acne pubescente é visível em todo o rosto, especialmente na zona T, mas também no pescoço, peito, ombros e parte superior das costas.

A pele com tendência acneica em adultos pode também desenvolver borbulhas inflamadas, que podem deixar cicatrizes. Na pele com pouco sebo, secam e ficam facilmente irritadas devido a cuidados inadequados.

O momento dos sintomas é também uma pista: se as borbulhas ocorrem uma vez por mês, aquando da menstruação, é muito provavelmente um surto de acne relacionado com hormonas. Note-se que as borbulhas tendem a reaparecer nos mesmos locais onde os poros foram dilatados pelas borbulhas anteriores.

Como eliminar a acne?

Para reduzir as manchas, encontre uma rotina de cuidados para a acne e cumpra-a, a perseverança será a chave para o sucesso dessa rotina.

Limpe o rosto duas vezes por dia com um produto de limpeza especialmente concebido para peles oleosas e com tendência acneica. De manhã e/ou à noite, o Cleanance Gel de Limpeza purifica a pele, reduz o excesso de sebo e matifica a pele para reduzir o brilho indesejado. ACleanance Água Micelar é perfeita para desmaquilhar os olhos e o rosto, e para eliminar as impurezas, enquanto reduz o excesso de sebo e brilhos indesejados.

Depois, aplique um produto adequado às suas imperfeições cutâneas - hidratante não comedogénico matificante em caso de brilho, anti-imperfeições em caso de pontos negros e espinhas, ou alisamento em caso de marcas residuais, e cada um adequado às necessidades da sua pele e à sua idade.

A gama Cleanance foi especificamente concebida para cuidar da pele oleosa e com tendência acneica em mulheres adultas. Encontrará, entre outras coisas:

Os nossos laboratórios também conceberam produtos de cuidado de pele com acne que foi seca e irritada* por tratamentos prescritos para a acne. *irritações de origem não patológica Restabelecem o conforto da pele, acalmam a irritação* e reduzem a vermelhidão do rosto. *irritações de origem não patológica Se o seu dermatologista prescreveu estes tipos de medicação, então pode usar:

Em caso de exposição solar, lembre-se de se proteger com um produto adequado, fácil de aplicar, não gorduroso e regulador do sebo, como Cleanance Solar SPF 50+.

Finalmente, descubra as nossas dicas de maquilhagem para peles com tendência acneica.

Quanto tempo dura a acne?

Nos adolescentes, a acne dura em média três a quatro anos e desaparece com a idade dos 18 aos 20 anos. Se não for tratado, este período pode durar mais tempo.

Pode também reaparecer na idade adulta na sequência de distúrbios hormonais encontrados principalmente nas mulheres (gravidez, menstruação, menopausa).