Uma gota de água de nascente

 

O BLOCO DE NOTAS DE ESPECIALISTA

Secura e desidratação

O que é pele desidratada?

Quer a sua pele seja naturalmente seca, quer seja mista, normal ou oleosa, os agressores externos podem provocar a sua desidratação.

É a primeira linha de ataque do organismo a partir do ambiente externo, tais como agressores físicos (choques, variações de temperatura, vento, etc.) ou químicos (tensioativos, irritantes, etc.).

A pele desidratada parece baça, áspera, escamosa e, por vezes, com linhas ou gretada.

“Tipos” de pele 

Embora todo o corpo humano, incluindo a derme, seja composto de 60% de água, este não é o caso da epiderme, cuja camada superficial age como uma interface entre o ambiente interno muito húmido e o ar externo muito mais seco. A epiderme contém 20 a 30% de água e a sua camada mais superficial, o estrato córneo, 10 a 20%. Este estrato córneo tem uma estrutura específica, muitas vezes comparada com uma parede de tijolo (corneócitos) e cimento (lípidos intercelulares), cujo papel é evitar a evaporação da água do corpo.

Alguns tipos de pele são naturalmente melhor hidratados, ou menos secos, do que outros. A pele seca, quer seja xerose simples, quer seja xerose em resultado de dermatite atópica, ou ictiose, contém muito menos água do que a pele normal. Esta secura deve-se a anomalias no metabolismo lipídico (ceramidas) ou no metabolismo proteico (protéases ou filagrina) ou, inclusivamente, a uma diferenciação epidérmica danificada.

Uma gota de água de nascente

 

Os vários tipos de pele seca comum e patológica

Xerose simples

O mais comum, facilmente corrigido através da aplicação de emolientes.

Xerose senil

Mais marcada nos membros do que a xerose simples.

Xerose induzida

Pele desidratada por produtos com tensioativos excessivamente agressivos (sabões). Do mesmo modo, os cuidados irritantes (retinoides e ácidos de fruta) secam a pele.

Xerose de inverno

Uma acentuação da xerose simples, sob a influência do frio e do vento.

Xerose atópica

A pele com tendência para dermatite atópica, ou eczema em crianças, inclui uma secura mais ou menos pronunciada. Ligada a anomalias estruturais na epiderme, esta secura é responsável pela penetração de alergénios e perda de água através da epiderme. Algumas deficiências nutricionais graves podem causar ou agravar a secura da pele. Alguns problemas gerais podem causar a secura da pele.

Ictiose

Problemas raros, genéticos ou adquiridos, de gravidade variável.

O nosso especialista responde às suas perguntas

Viver melhor com pele seca e desidratada

As duas principais causas de pele seca são externas ou internas.
Causas externas:
– Climáticas: vento, frio, sol em excesso, falta de humidade na atmosfera (ar condicionado ou aquecimento);
– Químicas: produtos com demasiado detergente, tratamentos médicos tópicos, cosméticos impróprios;
– Mecânicas: barbear e depilação a cera;
Causas internas:
– Fisiológicas: envelhecimento cutâneo;
– Patológicas: problemas de pele que afetam a barreira cutânea.

Sim, mas não apenas de água: não podemos reidratar a camada superficial da epiderme simplesmente ao beber água ou molhar a pele. Os lípidos (as gorduras) também são essenciais para reter água.

Sim, esta é uma das causas de pele seca. A exposição ao sol é uma agressão (queimadura) à qual a epiderme reage produzindo mais pigmento (um bronzeado) e espessamento. A secura observada é temporária devido ao aumento da perda de água.

Sim. Algumas redes de abastecimento de água têm um elevado teor de calcário: esta é conhecida como água “dura”. Esta pode aumentar o efeito de secura dos produtos de cuidado da pele. Pode amaciar a água utilizando dispositivos especiais ou compensando a água dura com produtos ultrarricos.

A pele desidratada está baça e cansada. Tem um toque áspero com linhas de desidratação. A pele fica frágil e carece de elasticidade.

Há duas razões para isto:
falta de água, sendo que a camada mais externa da pele (o estrato córneo) tem menos de 10% de água, e uma função de barreira danificada.

O objetivo é nutrir e hidratar a pele, limitando os danos e a irritação. Ao tomar banho, evite sabão e opte por produtos de limpeza ou géis ultrarricos enriquecidos com ingredientes protetores e hidratantes. Utilize cremes emolientes para hidratar e nutrir a pele e assegure-se de que a epiderme está intacta, o que é essencial para a sua função de barreira protetora. A aplicação regular destes emolientes é importante. Idealmente, deve fazê-lo todos os dias.

Uma gota de água de nascente

 

Conheça as nossas soluções

Para a sua pele desidratada

Os nossos produtos hidratantes para peles desidratadas

Os nossos produtos hidratantes para peles desidratadas

Descubra

TRIXERA NUTRITION

Loção Nutri-Fluido

Descrição do hidratante diário

  • ACALMA graças às propriedades da Água Termal d’Avène.
  • NUTRE graças ao trio de lípidos à base de plantas e Selectiose.
  • REPARA e regenera a barreira cutânea. 

A sua fórmula fluida, não oleosa e delicadamente perfumada permite uma aplicação rápida para facilitar a vida quotidiana de toda a família.

Loção Nutri-Fluido