Compromisso de regeneração dos ecossistemas marinhos

Pela natureza

Compromisso de regeneração dos ecossistemas marinhos

Desde 2010, a Eau Thermale Avène compromete-se a dar um contributo positivo para as questões relacionadas com a preservação dos oceanos. Em 2013, deu-se o primeiro passo: para os produtos de cuidados solares, desenvolveram-se novas fórmulas para reduzir o seu impacto no ambiente marinho. Em 2016, deu-se um segundo passo: unimos esforços com o PUR Projet, uma empresa especializada em ações de apoio ao clima, que nasceu sob o ímpeto de Tristan Lecomte, fundador da Alter Eco. Juntos, lançámos o programa PUR Corail, um projeto para restabelecer o ecossistema marinho através do coral em Pejarakan, a noroeste de Bali.

© PUR Projet 

© PUR Projet 
Uma gota de água de nascente

Verificámos que corais milenares estavam em perigo

Os poetas evocam as grandes águas, as profundezas, as ondas… Os cientistas preferem falar sobre o Oceano Mundial. Ou, muito simplesmente, o Oceano, atribuindo-lhe a letra maiúscula que merece. O território, do qual normalmente só conhecemos os limites da costa, constitui dois terços do nosso planeta e representa, a uma profundidade média de 4.000 metros, 99% do espaço habitável do planeta.

Por conseguinte, abriga e é o local de nascimento da maioria dos seres vivos do mundo, além de regular os elementos essenciais do nosso equilíbrio climático. Mas a essência do mundo está agora à beira da asfixia (aquecimento global, poluição, sobre-exploração de recursos, etc.). As primeiras vítimas, claro, são as espécies que lá vivem, incluindo os corais. Encontrados em todos os mares do mundo e em todas as profundidades (até aos sete quilómetros), essenciais para inúmeras espécies vegetais, bactérias e peixes, os corais são organismos extraordinários que, quando não são atacados, vivem um período incrivelmente longo. Alguns recifes já existem há milhares de anos. Mas, no estado atual, três quartos estão ameaçados pela atividade humana. Estima-se que, em três décadas, quase 30% dos recifes desapareceram, a uma taxa de 1% por ano. 

© PUR Projet

© PUR Projet
Uma gota de água de nascente

 

Intervenção local: PUR Corail

Face a esta descoberta, a Eau Thermale Avène uniu esforços com o PUR Projet e as suas equipas para lançar um projeto de recuperação de corais tropicais, começando no triângulo de corais na Indonésia. No noroeste de Bali, em Pejarakan, o projeto PUR Corail ganha vida, impulsionado pelo trabalho realizado pela equipa comunitária local Pokmasta e orquestrado pelas equipas do PUR Projet. Há alguns anos, estas profundezas paradisíacas estavam em agonia, devido ao aumento das temperaturas, à pesca com cianeto ou dinamite e ao fenómeno climático devastador El Niño. Para repovoar o território com o seu recife de corais e a sua biodiversidade, as equipas construíram um recife artificial.

Conheça o feedback de Emilia d’Avack, especialista em ecossistemas marinhos do PUR Projet e coordenadora do PUR Corail.

 

Uma gota de água de nascente

 

Expansão da abordagem: uma necessidade

Muito pouco depois do início do projeto, tornou-se claro que era necessária uma abordagem mais abrangente. Para restabelecer a vida sustentável no ambiente, foi também necessário atuar quanto à erosão do solo ligada à desflorestação da terra e à poluição de plásticos. Para o conseguir, o projeto comunitário alargou-se à plantação de mangais e à melhoria das práticas ambientais das populações locais.

Conheça a entrevista com Patricia Aublet, cofundadora do PUR Projet, que faz uma retrospetiva da história deste projeto comunitário e da necessidade de uma abordagem holística.

© PUR Projet 

© PUR Projet 
Uma gota de água de nascente

Atuação quanto à erosão do solo e à poluição de plásticos

Os membros da comunidade local asseguram que os mangais são replantados para controlar a erosão e travar o avanço do mar. Os mangais são um ecossistema composto de espécies lenhosas, como as palmeiras, capazes de prosperar na zona da maré. As florestas de mangais estabilizam a costa e protegem o ambiente, particularmente após um furacão ou uma tempestade tropical. Simultaneamente ao projeto de reconstrução dos recifes e à plantação de mangais, e depois de terem sido um grande incómodo ambiental durante muito tempo, os resíduos plásticos são agora recolhidos e, em breve, serão reciclados. Os moradores receberam caixotes para a separação do lixo e foram levadas a cabo medidas de sensibilização para promover práticas de separação do lixo e realçar a importância da gestão de resíduos.

© PUR Projet 

© PUR Projet
© PUR Projet 

© PUR Projet 
Uma gota de água de nascente

Resultados e objetivos

2016-2018
• 42 estruturas instaladas
• 4.700 corais replantados
• 16 espécies diferentes de corais

Objetivos para 2019-2021
• Mais de 10.300 corais serão transplantados
• 6.000 árvores de mangal
• 81 toneladas de plástico serão recolhidas e recicladas