av_instit-biodiversity-impluvium-hdrvb-square

Uma bacia protegida O implúvio de Avène, no coração de um ambiente natural e de uma biodiversidade protegida

Um implúvio é uma área geográfica que contribui para o abastecimento de água de um rio.
Avène é uma vasta área, localizada dentro do Parque Natural Regional de Haut-Languedoc, onde as águas pluviais se infiltram no subsolo.

Cada gota que penetra na terra continuará a alimentar a nascente de Avène após uma viagem subterrânea de mais de 50 anos, até uma profundidade de 1500 metros. Para assegurar a qualidade desta água na sua fonte, o ambiente natural envolvente deve ser protegido.
Portanto, as atividades humanas em redor do implúvio são muito limitadas e estritamente controladas.

  • <span class="ezstring-field">av_instit_environnement_avene2©studiochevojon_368x460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_instit-thermal-park-hdrvb-square_368x460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_instit_environnement_avene3©studiochevojon_368x460</span>
Uma gota de água de nascente

Um local único

 

O que torna o implúvio de Avène tão especial?

É aqui que a Água Termal d’Avène começa a sua viagem. Devido à sua localização no cruzamento do Mediterrâneo e dos climas montanhosos e continentais do vale superior do Orb, o implúvio de Avène é verdadeiramente único.

As águas pluviais fluem para a bacia e fazem uma longa viagem através das suas profundezas subterrâneas. À medida que avançam, aquecem e enriquecem-se com elementos biológicos e minerais que proporcionam as suas propriedades calmantes e suavizantes que atenuam as irritações.

Superfície e profundezas do implúvio

A bacia tem uma superfície de 27 km2. O relevo é muito marcado entre o Centro de Hidroterapia Avène a uma altitude de 340 metros e os picos mais altos a 1022 metros.

Embora chova, em média, 1200 milímetros de água por ano, apenas uma parte desta água se infiltra profundamente no solo para dar vida à Água Termal d’Avène mais tarde.

A outra parte permanece a uma profundidade baixa e alimenta as bacias hidrográficas da zona.

Todas as nossas atividades são realizadas respeitando a biodiversidade.

Séverine Roullet-FurnemontChefe de RSC e desenvolvimento sustentável para o Grupo Pierre Fabre

Um local verde

Os parques naturais regionais têm um modelo de desenvolvimento baseado na valorização e proteção do património natural, considerado rico e frágil. Por isso, o implúvio de Avène beneficia de medidas para proteger a fauna e a flora, a água e o solo do Parque Natural Regional de Haut-Languedoc.

76% do parque é constituído de florestas, com uma mistura de árvores decíduas (carvalho, faia e castanheiro) e coníferas (pinheiro e abeto-de-douglas).

As terras agrícolas representam 22% da superfície e são utilizadas principalmente para pastagens e culturas forrageiras.

Florestas para proteção das águas subterrâneas

As árvores que rodeiam a bacia de Avène mantêm o solo húmido e são essenciais para a preservação da integridade dos nossos recursos hídricos.

É por isso que, desde 2018, temos vindo a procurar os conhecimentos e as recomendações do Office National des Forêts (ONF, o Ministério das Florestas francês) para nos ajudar a assegurar a gestão sustentável do parque florestal.

Para preservar a biodiversidade e as espécies animais que aí vivem, o espaço de Avène-les-Bains foi aprovado como refúgio pela Ligue de Protection des Oiseaux (LPO, Liga de Proteção das Aves).

O papel do Centro de Investigação da Água

O Centro de Investigação da Água garante a qualidade da Água Termal d’Avène e que a sua fonte continuam a existir.

Este centro de investigação também tem uma função de observação, análise e informação quanto à Água Termal d’Avène e à sua bacia.

Proteger a fonte e o implúvio de Avène significa atuar sobre a própria fonte, na formação da água, nos solos, nas florestas e nos recursos hídricos da área.

Association for the Preservation of the Avène Water Impluvium (API’A, Associação para a Preservação do Implúvio das Águas de Avène)

Há mais de 30 anos que fazemos da qualidade e dos benefícios da Água Termal d’Avène uma preocupação central. É essencial proteger o ambiente e a biodiversidade em que este recurso único nasce e vive. Criada a 22 de março de 2021, por nossa iniciativa, com a Câmara Municipal de Avène, a API’A visa contribuir para a preservação do implúvio, juntamente com as partes interessadas do território. Para tal, e para definir o projeto e o trabalho desenvolvidos pela associação, envolvemo-las em todas as fases do planeamento.

O trabalho da Associação API’A

A API’A facilitará as iniciativas locais para proteger os recursos hídricos do implúvio. A associação implementará ações ambientais e de sensibilização, particularmente nas áreas da gestão florestal sustentável, da agricultura responsável e da preservação da biodiversidade local. O primeiro trabalho realizado pela associação será a avaliação individual, em 10 propriedades florestais voluntárias na área, para definir as áreas de melhoria para a gestão sustentável destas parcelas; a otimização da reciclagem dos resíduos de plástico agrícolas e o financiamento de equipamento para melhorar a gestão das águas residuais agrícolas.