Responsabilidade
Sensibilização e sustentabilidade
no coração de Avène-les-Bains
Reconhecendo o papel vital da natureza e o seu caráter poderoso, mas frágil, bem como a nossa responsabilidade social, temos vindo a desenvolver muitas ações em torno da bacia hidrográfica. Assim, todas as entidades do centro termal estão empenhadas em métodos de gestão responsável e procuram fazer progressos para contribuírem melhor para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Os espaços naturais
- Na nossa terra, praticamos o “fito zero”.
- A gestão sustentável e a monitorização do estado das florestas são realizadas pelo Office National des Forêts (ONF, o Ministério das Florestas francês) e pelo Centre National de la Propriété Forestière (CNPF, o Centro de Propriedade Florestal francês)3.
- O parque, aprovado como refúgio pela Ligue de Protection des Oiseaux (LPO, Liga de Proteção das Aves), alberga atualmente 63 espécies de aves – mais oito do que há três anos4.
- O parque é reconhecido como um potencial refúgio para lontras, o que é um sinal da qualidade da
Dados:
3 – O ONF é responsável pela gestão das florestas estatais do implúvio (excluindo os parques termais) e o CNPF é responsável pelas florestas privadas.
4 – De acordo com os resultados de 2019 da LPO.
A bacia hidrográfica de
Avène-les-Bains
- 86% das compras efetuadas na estação termal são feitas a empresas regionais em França e quase 50% dessas compras são feitas na região da Occitânia1.
- As explorações agrícolas no implúvio de Avène são acompanhadas de um processo de melhoria contínua das respetivas práticas através de avaliações agrícolas.
- A fábrica de produção de Avène é o maior empregador das freguesias de Grand Orb e o 10.º no departamento de Hérault2.
- 80% dos empregados da estação termal (fábrica de produção, banhos termais e hotel) vivem num raio de 30 km em redor de Avène-les-Bains (triângulo Bédarieux, Lodève e Ceilhes).
Fontes e dados:
1 – Dados de 2019 – compras nos espaços de Avène: fábrica de produção, banhos termais e hotel
2 – Dados de 2019 da Câmara do Comércio da Occitânia
O Centro de Investigação da Água
- O Centro de Investigação da Água realiza, em média, 40.000 controlos por ano para garantir a qualidade da Água Termal d’Avène.
- Os controlos são garantidos pela acreditação ISO 170255.
- Informamos os nossos pacientes sobre a gestão dos
Dados:
5 – Os controlos efetuados pelo Centro de Investigação da Água têm a garantia de ser credíveis e imparciais. Atribuída pelo COFRAC pelas suas atividades de amostragem e análises físico-químicas e microbiológicas, esta acreditação coloca o Centro de Investigação da Água ao mesmo nível de excelência que os estabelecimentos responsáveis pelo controlo sanitário da água potável.
O Centro de Hidroterapia Avène
- O Centro de Hidroterapia Avène foi a primeira estação de hidroterapia dermatológica a receber a certificação AQUACERT HACCP Thermalisme® em 20106.
- O único centro de hidroterapia francês onde a água termal é monitorizada por um Centro de Investigação da Água.
- Mais de 300 pacientes são tratados todos os dias no
Dados:
6 – Certifica a segurança sanitária da água termal e a sua utilização no contexto dos cuidados termais fornecidos aos pacientes da estação termal (higiene da estação, cumprimento das normas e dos protocolos, monitorização microbiológica das águas termais, monitorização médica dos pacientes da estação).
A fábrica de produção
- A fábrica de produção de Avène recebe a certificação ISO 14001 pela sua abordagem de gestão ambiental desde 2017.
- 100% do consumo energético provém de fontes de energia renováveis, sem emissões diretas de CO2².
- O consumo de água da cidade diminuiu para metade desde 2012⁸.
- O edifício que alberga a fase final da linha de produção de aerossóis foi construído com base numa uma abordagem experimental NF Haute Qualité EnvironnementaleTM (alta qualidade ambiental) para edifícios industriais⁹.
Dados:
8 – Fábrica e Centro de Hidroterapia, comparação com 2019
9 – Certificado pela Certivéa, um organismo acreditado pelo COFRAC; uma abordagem experimental HQE™ é um processo voluntário para a construção de edifícios industriais. Reflete um equilíbrio entre o respeito pelo ambiente, qualidade de vida e desempenho económico através de uma abordagem global e atesta o facto de o edifício atingir um nível superior ao dos regulamentos em vigor. É utilizado para controlar os impactos no ambiente externo através da ecoconstrução (relação harmoniosa dos edifícios com o seu ambiente imediato, escolha integrada de processos e produtos de construção, local de perturbação reduzida, etc.) e da ecogestão (gestão da energia, água, resíduos de atividade, conservação e manutenção, etc.)
O hotel
- O hotel é bioclimático na sua conceção e parte da sua água quente doméstica é gerada utilizando painéis solares instalados no telhado.
- 80% dos produtos frescos servidos no hotel foram produzidos num raio inferior a 100 km7.
- 82% dos resíduos são reutilizados ou reciclados7.
Dados:
7 – Dados de 2019
Também poderá ser do seu interesse
- Descubra Da fonte até à sua pele, o que estamos a fazer para reduzir a nossa pegada ambiental
Da fonte até à sua pele, o que estamos a fazer para reduzir a nossa pegada ambiental