Pele desidratada

Pele desidratada

Devolver-lhe conforto e beleza

A OPINIÃO DO NOSSO MÉDICO

PERGUNTAS / RESPOSTAS
  • A pele desidratada é baça e sem luminosidade. É rugosa, áspera ao toque e apresenta estrias de desidratação. Trata-se de uma pele frágil sem elasticidade.

  • Podem evocar-se 2 razões: - Ausência de água: presença de menos de 10% de água na camada mais superficial da pele (stratum corneum). - Alteração da função barreira.

  • Para além das doenças de pele, as duas principais causas da pele seca têm origem interna e externa. • Causas externas : - Climáticas: vento, frio, excesso de sol, ausência de humidade na atmosfera,
    (climatização, ar condicionado) - Químicas: higiene com produtos muito detergentes, tratamentos medicamentosos tópicos, cosméticos inadaptados. - Mecânicas: Barbear e depilação. • Causas internas : - Fisiológicas: o envelhecimento cutâneo - Patológicas: doenças da pele que alteram a função barreira cutânea.

  • Sim, mas não só : não se pode rehidratar a camada superficial da epiderme apenas bebendo água. Os lípidos (gorduras) são também indispensáveis para fixar a água.

  • Sim, é uma das causas da pele seca. A exposição ao sol é uma agressão (queimadura) à qual a epiderme reage fabricando mais pigmento (bronzeado) e tornando-se mais espessa. A secura observada é transitória devido ao aumento da perda de água.

  • Sim. Certas águas domésticas possuem um elevado teor em calcário: são as chamadas águas duras. Podem acentuar o efeito secante dos produtos de higiene.
    Pode suavizar-se a água através de dispositivos específicos ou compensar esta dureza com produtos nutritivos.

  • A finalidade é nutrir e hidratar a pele limitando as agressões e as irritações.
    Para a higiene, deve evitar-se os sabões e privilegiar os pains ou os geles nutritivos, enriquecidos em produtos protectores e hidratantes.
    Para os cuidados, os cremes emolientes hidratam e nutrem a pele e asseguram uma boa coesão da epiderme, indispensável à função de barreira protectora.
    É importante aplicar estes cuidados regularmente, de preferência diariamente.

Pele desidratada

Não alterou qualquer dos seus hábitos, mas a sua pele parece não ter elasticidade e não sente conforto? Mais sensível, de aspecto mais áspero, parece que apresenta fendas? A sua pele tem falta de água! Nada de muito surpreendente, é sem dúvida o problema mais frequente. Todas as pessoas são afectadas, homens ou mulheres, tanto aos 30 como aos 60 anos, quer tenha uma tez diáfana ou mediterrânica. Se o problema é assim tão frequente, pelo contrário, a hidratação do rosto, é O gesto de beleza universal! Aquele que confere à pele o aspecto aveludado, leveza e uma tez luminosa. Uma sorte! Na condição de saber as bases correctas.

 



1 – Não é apenas uma questão de água.


A desidratação não é apenas uma questão de água! O mecanismo em jogo é mais subtil e baseia-se na alteração do filme protector da pele. Com uma natureza hidrolipídica (água e gordura misturadas), trata-se de uma espécie de rede à superfície da pele que impede a evaporação da água com o simples contacto com o ar. Sempre que esta estrutura se apresenta desorganizada, as junções que mantêm as células unidas perdem também eficácia… Aberta esta brecha, a água armazenada na epiderme tem tendência a evaporar-se. Resultado: sensação de repuxar, tez mais baça e rídulas finas que se podem mesmo tornar visíveis ao nível do contorno dos olhos, onde a pele é mais fina.
A solução? É dupla: diminuir o défice de água e reconstituir esta barreira protectora.


 

2 – Desconfie sempre da climatização, do aquecimento, do vento…


A água é um elemento constituinte da pele. Mas, paralelamente, este “capital água » não é fixo e varia (muito), influenciado pelo meio-ambiente e pela higiene de vida (alimentação, cosméticos, duches repetidos…). O grau de humidade do ar, por si só, desempenha um papel importante. Isto explica por que razão a nossa pele não está tão suave nem tão hidratada quando estamos na rua em pleno Verão, em gabinetes sobreaquecidos no Inverno ou a milhares de metros de altitude, sentados no avião. Infelizmente, não é o único responsável, as rajadas de vento, a poluição atmosférica ou mesmo os raios UV emitidos pelo sol, também estes submetem a pele a agressões contínuas. E, dado que o filme hidrolipídico à superfície da pele está desestabilizado, a epiderme deixa escapar mais água do que deveria… criando a sensação de desconforto e de repuxar.

De tudo isto, resulta a importância de se proteger destes elementos climáticos e também de utilizar um creme hidratante adaptado, o único capaz de reconstituir a barreira hidrolipídica natural.




3 – Optar por boas escolhas de produtos cosméticos


Se, por vezes, os produtos parecem similares, nem todas as fórmulas são iguais. Certos ingredientes e certos hábitos podem fazer a diferença.

- Abandone os sabonetes. Secam a pele e podem mesmo provocar  irritações nas peles sensíveis. Privilegie as formas do tipo « syndet » com pH fisiológico e reforçados em componentes nutritivos, como o óleo de amêndoa doce ou a manteiga de karité.

- Demasiada higiene mata a higiene. Limpar demasiado a pele não vai proporcionar-lhe mais conforto e beleza. Pelo contrário, o excesso de higiene vai provocar o efeito inverso, agravando ainda mais a desidratação. Para comprovar esta situação, temos o exemplo das pessoas com distúrbios comportamentais, que lavam as mãos dez ou vinte vezes ao dia, e que são as que apresentam a pele mais seca e mais fragilizada.

- No que diz respeito à esfoliação, não abuse. Faça apenas uma vez por semana e suavemente. Abandone as luvas de crina que criam abrasão na pele do rosto.

- Nada de álcool nos seus produtos de cuidado. É o ingrediente para identificar e fugir dele imediatamente! Actua como um íman com as moléculas de água e provoca, automaticamente, a secura da zona onde esteve aplicado. Prefira produtos suaves, sem álcool e sem óleos essenciais para retirar a maquilhagem e limpar o rosto sem o agredir. 

- Um (bom) produto hidratante deve conter componentes gordos que têm como função reconstituir o filme hidrolipídico, a camada protectora que garante a integridade da pele e a adequada hidratação. É o ingrediente incontornável : apenas a associação água + gordura é capaz de devolver a integridade a uma pele desidratada.

- Um sérum hidratante terá ainda resultados mais rápidos porque contém ingredientes activos específicos para penetrar mais em profundidade nas camadas superiores da epiderme. A sua textura muito fluida penetra rapidamente e está perfeitamente adaptada a todos os tipos de pele. Assim, é simultaneamente mais rápido e mais poderoso para reconstituir a integridade da barreira hidrolipídica e reparar o capital de água da pele. Utiliza-se ao longo do ano e é um excelente cuidado para recarregar a pele em função das suas necessidades (na “rentrée” quando a pele se apresenta sedenta ou durante o Verão, sob a protecção solar…)

- Na Primavera e no Verão, como a exposição ao sol é mais frequente, o seu creme hidratante deve conter protecção solar. Os UV (não filtrados), embora agradáveis porque aquecem a pele, possuem um efeito nefasto, o de desestabilizar o filme protector e acentuar a desidratação da pele.

 




4 – Respeitar o seu tipo de pele!


A pele pode estar sujeita a inflamação, ter tendência oleosa e ser luzidia ou ser, sistematicamente, um pouco seca com pequenas manchas vermelhas, etc…Qualquer que seja o seu caso, é essencial optar por um produto adaptado, sem o qual a situação irá de mal a pior. Aplicar um produto para uma pele oleosa numa pele seca vai torná-la ainda mais seca. Inversamente, um produto para pele seca aplicado numa pele mista acentua o seu brilho natural. As peles não têm todas as mesmas necessidades … com excepção de uma: estarem perfeitamente hidratadas. Um creme hidratante com uma textura suave será mais aconselhável para as peles mistas enquanto que um creme rico se adapta perfeitamente às peles secas.

 

Saiba mais sobre secura e desidratação aqui e sobre as soluções que a gama Eau Thermale Avène tem para lhe oferecer aqui

Enviar por email
  • Conselhos de Cuidados de Pele Personalizados
  • Ofertas Especiais e Passatempos
  • Saiba mais sobre os seus produtos de eleição

Toda as peles tem diferentes necessidades,
encontre a sua rotina perfeita Eau Thermale Avène.

Comece Agora
  • Os melhores produtos para resolver os seus problemas de pele
  • Aceda aos seus produtos de eleição e informação sobre os mesmos
  • Registe as suas compras para podermos premiar a sua preferência
Registe-se agora

Busca em processamento Busca em processamento Busca em processamento

Login required

You must log into your Avène account to save this information.


Login or create an account