Conteúdos

O que é pele oleosa?

Sabe o que é a hiperseborreia? Este é o termo científico para pele oleosa. A hiperseborreia ocorre quando há um excesso de sebo: uma substância oleosa segregada pelas glândulas sebáceas para proteger a epiderme dos agressores externos. Então, a pele adquire um aspeto brilhante, por vezes referida como resplandecente. Este fenómeno, que possibilita o aparecimento de borbulhas e pontos negros, não é, portanto, agradável. Felizmente, existem soluções disponíveis para controlar a sobreprodução de sebo e purificar a pele.

Os sinais evidentes de pele oleosa

A pele oleosa é bastante fácil de identificar, uma vez que certos sinais clínicos são típicos da hiperseborreia. Antes de mais, o excesso de sebo torna a pele oleosa e brilhante, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). Também características da pele oleosa são a textura irregular da pele, poros dilatados, a presença de comedões (os famosos pontos negros e pontos brancos) e a maquilhagem não se manter na pele.

av_acne_peau-luisante_1x1
av_acne_adolescente_miroir_1x1

O que torna a pele oleosa? 

Porque é que ficamos com pele oleosa? Não há uma só resposta a esta pergunta. A ocorrência da produção excessiva de sebo pode dever-se a uma variedade de fatores. Então, o que é responsável pelo excesso de sebo? As razões são, principalmente, endógenas, ou seja, dependem de causas internas, tais como hereditariedade ou desequilíbrios hormonais (especialmente durante a adolescência, que podem causar acne).

As causas podem também ser externas, tais como a ocorrência de stress, poluição, exposição ao tabaco ou alterações de temperatura.

Note-se que, na idade adulta, os homens são mais propensos à pele oleosa, pois o androgénio (hormonas masculinas) estimula a produção de sebo.

Tudo o que precisa de saber sobre as causas da pele oleosa

 

Muitas vezes, tenho dificuldade em tirar a minha t-shirt na praia porque não gosto de mostrar a parte superior do meu corpo. A minha pele é oleosa e espessa, tem marcas e, por vezes, ainda fico com borbulhas. Acabei por comprar uma t-shirt anti-UV para não ter de continuar a explicar-me.

Jérôme, 35 anos

Onde é que o corpo tem pele oleosa?

O sebo é uma secreção fisiológica das glândulas sebáceas. Estas glândulas não estão distribuídas uniformemente pelo corpo. É por isso que algumas áreas ficam mais oleosas do que outras. As áreas mais ricas em sebo são o rosto (especialmente, a zona T: testa, nariz e queixo), bem como o couro cabeludo, a parte superior das costas e o peito. O excesso de sebo é acompanhado de pequenos pontos negros (comedões). Finalmente, a presença de ácidos gordos no sebo facilita a proliferação de certas bactérias que desencadeiam a fase inflamatória da acne.

O trio de tratamentos vencedores para a pele oleosa 

A pele oleosa requer cuidados regulares. A sua rotina de cuidado da pele deve incluir três passos. O primeiro é a limpeza. Depois, a hidratação. É verdade, mesmo a pele oleosa precisa de ser hidratada. Mas, por vezes, a pele oleosa também precisa de ser purificada. Este é o terceiro passo. Purificar a pele inclui a exfoliação regular ou a aplicação de uma máscara purificante. 3 passos para uma tez mais limpa – exequível, certo? 

  • <span class="ezstring-field">av_acne_nettoyer-visage_4x5</span>
  • <span class="ezstring-field">av_acne_soin-visage_coton_4x5</span>
  • <span class="ezstring-field">av_acne_gommage_4x5</span>

Pele oleosa vs. pele mista: não confundir

A pele muda com a idade: geralmente, a pele oleosa na adolescência torna-se mista na idade adulta.

Pele oleosa de adolescente

Nos adolescentes, a produção excessiva de sebo e, portanto, a pele oleosa afeta todo o rosto. Podem desenvolver-se imperfeições tanto no rosto, como nos ombros, na parte superior das costas e no peito. 

Pele mista

Como o nome sugere, a pele mista não é completamente seca nem completamente oleosa; é um pouco de ambos. À medida que envelhecemos, a produção de sebo diminui naturalmente. A pele oleosa tende a concentrar-se no centro do rosto: a famosa zona T. No resto do rosto, que é menos rico em glândulas sebáceas, é mais provável que a pele seja normal ou mesmo seca. 

 

av_acne_peau-mixte_zone-t_1x1

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)

A saúde da sua pele e a eficácia dos seus cuidados da pele também dependem do seu estilo de vida. Uma alimentação saudável e uma hidratação adequada são, portanto, essenciais. O tabagismo, o alcoolismo e o stress devem ser evitados.

Descubra as nossas dicas de estilo de vida

av_acne_fond-de-teint_1x1

Maquilhagem para pele oleosa

Fixação fraca e base que “escorrega”: por princípio, a maquilhagem e a pele oleosa não combinam bem. Mas isso não significa que não consiga encontrar uma maquilhagem adequada (e eficaz!). Acima de tudo, é importante escolher os produtos certos e desenvolver um bom ritual para a aplicação destes. Em primeiro lugar, aconselhamos que escolha apenas produtos de maquilhagem não comedogénicos. A seguir, antes de aplicar a maquilhagem, não se esqueça de limpar o rosto e aplicar um creme hidratante matificante. Por fim, um passo que deve ser seguido com frequência: a fase de limpeza/remoção da maquilhagem é essencial para uma pele saudável, pelo que é necessário fazê-lo todos os dias.

Encontre todas as nossas dicas de maquilhagem

Tudo o que precisa de saber sobre os poros da pele

Os poros são essenciais para a saúde da nossa pele. Atuam como uma porta de entrada para os nutrientes e de saída para as impurezas segregadas pela epiderme. São também essenciais para deixar a pele respirar. O problema é que, no caso de pele oleosa, todo o tipo de impurezas pode entupir os poros (resultando nos temidos pontos negros!) e “sufocar” a pele. Assim, para assegurar que os poros podem continuar a desempenhar as suas funções, é essencial limpar bem a pele de manhã e à noite. É melhor utilizar produtos não comedogénicos (tanto para o cuidado da pele, como para a maquilhagem) que, por definição, não entupirão os poros da pele. Uma máscara exfoliante suave também pode ajudar a limpar profundamente os poros. Mas não deve fazê-lo mais do que uma vez por semana, a fim de evitar danificar a sua pele. 

av_acne_pores-peau_1x1
As nossas respostas às suas perguntas

Para distinguir entre verdadeiro e falso: é para isso que estamos aqui.

Isto não é verdade. O aspeto brilhante da pele oleosa pode sugerir que está excessivamente hidratada. Mas não confundamos “oleosidade” com “água”. Embora possa parecer surpreendente, a pele oleosa também pode estar desidratada. Isto porque, embora não lhe falte óleo, pode faltar-lhe água lá no fundo. Para além de limpa, a sua pele terá de ser hidratada com produtos especificamente desenvolvidos para o seu tipo de pele. Porquê? Estes podem regular a produção excessiva de sebo, limitando o brilho, enquanto ajudam a sua pele a manter a hidratação e elasticidade.

Isto é tão verdadeiro, como falso. Até o sol tem as suas sombras! Embora pareça que seca a pele primeiramente e que reduz alguns tipos de lesões inflamatórias (como as borbulhas de acne), o sol está de facto a contribuir para o espessamento da pele e a produção excessiva de sebo. Quando o outono regressa, de repente a pele torna-se oleosa outra vez e as imperfeições reaparecem. Isto é conhecido como o “efeito rebound”?”. Até no verão, e mesmo que a sua pele pareça “limpa”, mantenha uma boa rotina de cuidado da pele e, especialmente, uma boa proteção solar.

Isto é falso. A limpeza da pele à noite ajuda a eliminar o excesso de sebo e os agressores acumulados durante o dia (poluição, etc.). Mas a produção de sebo não pára à noite; é por isso que também se recomenda uma limpeza suave de manhã. A limpeza de manhã permite-lhe aplicar os seus produtos de cuidado da pele sobre a pele limpa, tornando-os mais eficazes. Bónus: vaporizar a sua pele com água termal de manhã irá despertá-la e prepará-la para os seus cuidados de pele.

As nossas soluções para o cuidado da pele oleosa

Os nossos produtos de limpeza são concebidos para ajudar a sentir-se mais confortável na sua pele
av_cleanance_comedomed-anti-blemishes-concentrate_front_30ml_3282770202854

Cleanance Cuidado Matificante

O único creme que encontrei que não cria brilho (o que, geralmente, acontece após 2 horas com qualquer outro creme na minha pele com tendência acneica). É perfeito! Só me arrependo de não o ter descoberto mais cedo! ;)

Anaïs, 23 anos

Descobrir Cleanance Cuidado Matificante
Voltar ao topo