Proteção das cicatrizes

Na pele já danificada, a exposição ao sol desencadeia uma reação inflamatória e as cicatrizes podem deixar marcas permanentes na pele. Como proteger a sua cicatriz do sol Porque não deve expor a sua cicatriz ao sol? As nossas respostas às suas perguntas sobre o cuidado da sua pele e cicatrizes.

av_votre-peau_cicatrisation_genou_enfant_fille_5x4 470x470

Porque é que as cicatrizes deixam uma marca maior quando são expostas ao sol?

A sua pele conta a história da sua vida, que pode incluir pequenos ferimentos, bem como grandes acidentes. As cicatrizes raramente são agradáveis, mas são um facto da vida. Estas lesões, que podem ser mais ou menos profundas, podem levar tempo a cicatrizar. A epiderme, que é mais fina e mais frágil no local da cicatriz, é muito sensível aos raios UV durante todo o processo de reparação da pele.   Quando exposta aos raios solares, a pele danificada trabalha arduamente para se proteger, produzindo mais melanina. Isto pode levar ao aparecimento de pequenas manchas castanhas (os dermatologistas chamam a isto hiperpigmentação pós-cicatrização).

 

Diferentes tipos de cicatrizes

A cor de uma cicatriz é um bom indicador de quanto tempo irá durar e em que fase se encontra do seu processo de cura.

Cicatriz rosa ou vermelha

Uma cicatriz rosa ou vermelha é uma cicatriz "fresca" com menos de 6 meses. Como ainda não está totalmente reparada, a pele ficará facilmente castanha ao sol. A solução, se possível, é não expor a sua cicatriz, protegendo-a com uma peça de vestuário ou um penso, e, se necessário, com um SPF elevado (pelo menos um SPF 50).

Cicatriz branca

Uma cicatriz branca é uma cicatriz madura que completou o seu processo de reparação. Embora já não haja risco de pigmentação, a sua cicatriz ainda pode reagir ao sol. Por conseguinte, é melhor continuar a aplicar um creme solar com SPF elevado na sua cicatriz, mesmo nesta fase.

Bons hábitos para proteger as suas cicatrizes do sol

Bons hábitos para proteger as suas cicatrizes do sol

  • Aplique proteção SPF na sua cicatriz durante todo o ano
  • Quanto ao resto do corpo, evite as horas mais intensas de exposição solar das 11h às 16h
  • No verão, utilize um SPF elevado quando o sol estiver mais quente.
  • No inverno, substitua-o por um SPF mais leve, mas evite usar menos de SPF 15. Nas montanhas, use um creme solar com pelo menos SPF 30 e não desça abaixo deste, mesmo se pensar que já se bronzeou o suficiente.

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO 

E se for demasiado tarde?

O dano está feito e a sua cicatriz ficou castanha ou está rodeada de castanho... Agora só tem de deixar o tempo fazer o seu trabalho. Algumas marcas de pigmento podem desvanecer-se com o tempo, embora isto normalmente leve anos em vez de meses. Se não consegue suportar a visão da sua cicatriz diariamente, poderá querer considerar soluções médicas mais extensivas, como produtos de despigmentação, laser ou cirurgia.

Voltar ao topo