Escolher a proteção solar certa

Resumo da questão

Escolher a proteção solar certa

Ainda precisa de saber como escolher entre todos os diferentes cremes solares que estão disponíveis no mercado. Há muitos fatores a considerar quando se toma uma decisão: 

  • Condições solares (estação do ano, latitude, altitude, com ou sem neve)
  • Duração da exposição (cruzeiros, caminhadas, banhos de sol)
  • Zona a proteger (zonas que estão normalmente descobertas em vez de cobertas)
  • Fotótipo, tipo de pele (seca, reativa, alérgica ou oleosa) e o seu histórico alérgico ou fotoalérgico
  • O índice de proteção UVB e UVA para proteger contra o envelhecimento da pele e o risco de cancros solares.
  • Estilo de vida: desportivo, urbano, stressante, etc. 

REQUISITOS PARA UMA BOA PROTEÇÃO SOLAR

Um produto de proteção solar deve:

  • Fornecer um SPF (Fator de Proteção Solar) mínimo de 6
  • Fornecer uma proteção UVA mínima equivalente a 1/3 do SPF apresentado no rótulo
  • Cobrir os raios UVA mais longos: um comprimento de onda crítico mínimo de 370 nm.

ESCOLHER A PROTEÇÃO SOLAR CERTA

O SPF (Fator de Proteção Solar) de um produto indica o seu nível de proteção UVB. Os raios UVB são os mais perigosos porque queimam a epiderme e causam escaldões na pele insuficientemente protegida por pigmentos de melanina (os raios UVB são a causa de 90% dos cancros da pele). Mas os raios UVA não são inofensivos. Longe disso: penetram mais profundamente na derme e destroem as fibras de colagénio e elastina que mantêm a pele tonificada. Estes raios são, portanto, a principal causa do envelhecimento da pele. 

1: epiderme –2: derme –3: hipoderme –4: absorção –5: reflexão – distribuição

1: epiderme – 2: derme – 3: hipoderme – 4: absorção – 5: reflexão – distribuição

Os diferentes SPF

Existem 4 categorias de produtos de proteção solar de acordo com o SPF:

  • Proteção baixa: SPF 6 ou 10
  • Proteção média: SPF 15, 20 ou 25
  • Proteção elevada: SPF 30 ou 50
  • Proteção muito elevada: SPF 50+

Contudo, na gama de proteção elevada, a diferença entre as duas formas mais elevadas de proteção torna-se mínima, uma vez que um produto com SPF 30 filtra 96,7% dos raios UVB em comparação com 98% num produto com SPF 50.

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO 

Respeite as instruções de utilização!

Qualquer que seja o SPF escolhido, o mais importante é aplicar a proteção solar de forma generosa e regular. Foi comprovado que uma redução de 50% na quantidade a aplicar recomendada leva a uma redução de 75% na eficácia. Por outras palavras, um produto com SPF 20 ou SPF 30 aplicado de forma generosa e regular ao longo do dia é frequentemente mais eficaz do que um produto com SPF 50 aplicado apenas uma vez por dia.

Como aplicar corretamente o creme solar

  • Leia atentamente as instruções e precauções de utilização antes de utilizar um produto pela primeira vez.
  • Aplique o seu produto uniformemente em todas as partes expostas do corpo antes de se expor ao sol. 
  • Repita a aplicação da proteção solar, especialmente em caso de exposição prolongada ao sol e/ou após tomar banho, secar-se com a toalha ou transpirar
  • Aplique produto suficiente: a aplicação de creme solar insuficiente reduz significativamente o nível de proteção contra a exposição solar

Que nível de SPF se adequa a cada fotótipo?

A escolha do SPF deve ser determinada pela intensidade solar, a duração da exposição solar e o fotótipo individual. Quanto mais clara for a pele (fotótipo 1), mais elevado deverá ser o SPF.

Fotótipo I

Este tipo de pele é muito clara e de cor leitosa, muitas vezes com sardas. Geralmente, as pessoas com este fotótipo têm cabelo ruivo. Mesmo uma exposição solar muito curta causará vermelhidões ou irritações provocadas pela exposição ao sol e dificilmente se conseguem bronzear. É essencial que este grupo permaneça protegido do sol.
SPF recomendado: 50+

Fotótipo II

Pele clara, por vezes com sardas e cabelo louro. Estas pessoas ficam quase sempre queimadas pelo sol, mas bronzeiam-se ligeiramente e têm um bronzeado suave no final das férias.
SPF recomendado: 50+

Fotótipo III

Estas pessoas têm cabelo louro ou castanho e pele clara ou escura. Podem queimar-se no início da exposição solar, mas depois desenvolvem um bronzeado dourado clássico. A cor dos olhos e do cabelo é importante. As pessoas do fotótipo 3 com cabelo louro ou com olhos claros envelhecem mais rapidamente sob a exposição solar repetida do que as morenas com olhos escuros.
SPF recomendado: 30 ou 50.

Fotótipo IV

Este grupo é composto por pessoas com pele escura e cabelo castanho que raramente se queimam ao sol. Bronzeiam-se facilmente.
SPF recomendado: 20 ou 25.

Fotótipo V

São pessoas com pele escura que muito raramente se queimam ao sol e que se bronzeiam muito rapidamente. Têm um bronzeado escuro.
SPF recomendado: 20 ou 25.

Fotótipo VI

Este grupo é constituído por pessoas com pele negra e olhos escuros, muito resistentes à exposição solar. Um creme solar com SPF baixo é suficiente para elas.
SPF recomendado: 10 (e 20 a 25 para as partes mais claras da pele).

  • <span class="ezstring-field">av_solaires_protection_phototype-1_4x5 367x460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_solaires_protection_phototype-3_4x5 367x460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_solaires_protection_phototype-5_4x5 367x460</span>

Escolher a textura certa 

Para escolher a textura, há dois indicadores a ter em conta: a preferência pessoal e o tipo de pele. Quanto mais seca for a pele, mais oleosa é a textura que poderá escolher. Assim, os cremes solares são adequados para pele seca, uma proteção fluida para pele mista a oleosa e assim por diante. A escolha da textura ou formato do seu creme solar também pode depender da zona do corpo a proteger e dos métodos de aplicação que preferir: spray, leite, stick, etc.

 

 

A escolha de um produto Avène significa que beneficia dos nossos 30 anos de investigação e inovação em cuidados solares.

Pele sensível Para crianças e adultos

Pele reativa, intolerante a filtros químicos e perfumes Para crianças e adultos

Pele sensível Para crianças e adultos

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO

Um creme solar nunca confere proteção absoluta!

Os termos "protetor solar" e "proteção total" foram abandonados porque nenhum produto de proteção solar pode garantir proteção total contra os raios UV. Desde 2006, os SPF acima de 50 (60, 80 e até 100%) foram agrupados pela Comissão Europeia num único índice 50+. Esta medida foi tomada para proteger os consumidores e evitar que pensassem que com um SPF de 100% poderiam ficar ao sol todo o dia sem necessidade de reaplicar o creme solar e sem sofrer os efeitos do sol na pele.

Sol e desporto

O desporto é arriscado ao sol, especialmente ao ar livre, onde está exposto ao reflexo dos raios do sol. No calor do momento, também é mais provável que se esqueça de aplicar o seu creme solar de duas em duas horas. Por isso, deve escolher uma proteção adaptada aos seus movimentos, com uma textura resistente à água e à transpiração.

Ler mais

 

Preparar a pele para o sol

Proteger a sua pele durante a exposição solar é essencial. Mas também pode cuidar dela com antecedência, preparando a sua pele para o sol, especialmente através de suplementos dietéticos e uma dieta adequada. E para prolongar os efeitos do seu bronzeado, também é importante ter cuidado acalmando a sua pele após a exposição solar.

Ler mais

Proteção de cicatrizes

As cicatrizes não gostam do sol. Uma cicatriz que é exposta ao sol pode deixar uma marca permanente na pele. Durante os primeiros meses de vida da sua cicatriz, é melhor evitar expô-la ao sol. Após seis meses, depois de a cicatriz ficar branca, deve protegê-la com um creme de proteção elevada adequado. E isto durante toda a vida.

Ler mais

Proteção dos seus sinais

Quanto mais sinais um indivíduo tiver, maior é o risco de desenvolver melanoma: 35% destes cancros desenvolvem-se a partir de um sinal existente. Por isso, é essencial proteger eficazmente a sua pele do sol a fim de limitar o mais possível o aparecimento de novos sinais, com um creme solar adaptado ao seu tipo de pele. Além disso, a sobre-exposição de sinais existentes tem uma influência no desenvolvimento de lesões que podem tornar-se cancerosas.

Ler mais

av_sun care_lotion 50-_social_1_post_3282770100747_hd

LEITE SOLAR SPF 50+

Um produto muito eficaz com uma textura verdadeiramente agradável que não deixa quaisquer vestígios e se espalha muito facilmente. Gosto muito dele para a minha pele intolerante – é um dos únicos que consigo tolerar! Descubra os nossos produtos de cuidado solar