Proteção e monitorização de sinais

Resumo da questão

Proteção e monitorização de sinais

O que é um sinal?

Um sinal, ou nevo, é uma massa castanha de células geralmente encontrada na pele ou nas membranas mucosas. Os sinais são compostos por células melanocíticas que são responsáveis pela cor da pele e pelo bronzeado. Começam a aparecer exogenamente na pele entre os 6 meses e 1 ano de idade e continuam a crescer até à idade adulta. A formação de sinais depende de vários elementos:

  • Exposição ao sol, especialmente durante a infância
  • Cor da pele 
  • O sistema imunitário do indivíduo

 

Efeitos do sol nos sinais.

O sol é um dos gatilhos para o aparecimento de sinais, razão pela qual os bebés, com muito poucas exceções, nascem sem eles. Quanto mais sinais uma pessoa tiver (como acontece com os tipos de pele muito clara I ou II, por exemplo), maior é o risco de desenvolver cancro da pele: 35% destes cancros desenvolvem-se a partir de um sinal existente. É por isso que crianças e adolescentes precisam de ser bem protegidos do sol para impedir o crescimento de sinais e impedir que os sinais existentes se transformem em melanoma. O próprio aparecimento do melanoma é enganador, uma vez que pode ser facilmente confundido com um sinal pelo seu aspeto, cor castanha e falta de desconforto. É por isso que, tal como com a sua pele, é importante adotar boas práticas para proteger os seus sinais dos raios UVA e UVB, adotando uma fotoproteção rigorosa desde a mais tenra idade.

 

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO 

Como proteger os sinais do sol

Para proteger os sinais e limitar o risco de melanoma, é importante proteger do sol o mais possível até os sinais mais pequenos. Recomendamos seguir estritamente as regras de exposição solar para evitar o aparecimento de novos sinais: 

  • Evitar a exposição ao sol entre as 11h e as 16h
  • Ficar à sombra em vez de sob a exposição direta ao sol
  • Reaplicar creme solar de duas em duas horas
  • Limitar a exposição das crianças tanto quanto possível: a sua pele é muito mais sensível do que a pele dos adultos. O vestuário (chapéu, t-shirt e óculos de sol) continua a ser a melhor proteção contra os raios UV. 
  • Se necessário, utilizar um creme solar com um SPF elevado aplicado na pele regularmente e em boa quantidade, e reaplicar sempre que limpar a pele e depois de nadar ou transpirar. 

As marcas e sardas são fenómenos completamente diferentes. As sardas são causadas por uma acumulação de pigmento e são frequentemente um sinal de pele muito clara, incapaz de se proteger do sol. Quanto mais sardas tiver, mais poderá dizer que a pele recebeu demasiado sol. O pigmento é ativado pela luz UV para desempenhar um papel protetor.

Como verificar os seus próprios sinais

Como pode saber se um sinal é preocupante? E como pode acompanhar de perto a evolução dos seus sinais? É essencial verificar os seus sinais ou examiná-los junto de um dermatologista pelo menos uma vez por ano, e mais frequentemente se a sua pele estiver em risco ou se tiver desenvolvido melanoma no passado. Dedique tempo a observar a pele como um todo, sem esquecer quaisquer zonas do rosto e do corpo: 

1– No rosto, todas as zonas, sem esquecer sobre e atrás das orelhas
2– Tronco, costas e lados, de frente para um espelho. 
3– Antebraços, parte superior e inferior dos braços, palmas das mãos.
4– A parte de trás das pernas, espaços entre os dedos dos pés, plantas dos pés, genitais.
5– A parte de trás do pescoço e couro cabeludo, secção por secção, usando um espelho.
6– Parte inferior das costas e nádegas.

Aqui fica uma mnemónica para ajudar na verificação dos seus sinais: a regra ABCDE. Cada um destes indícios na aparência de um sinal é suspeito e merece a sua atenção:

  • A: Assimetria 
  • B: Bordas irregulares
  • C: Cor não é uniforme ou variada
  • D: Diâmetro superior a 6 mm
  • E: Evolução ou quaisquer novas alterações do seu sinal

Qualquer alteração nos seus sinais deve ser considerada como um aviso que merece a sua atenção, pois as alterações podem preceder o desenvolvimento do cancro da pele.

A: Assimetria– B: Bordas irregulares– C: Cor não é uniforme ou variada– D: Diâmetro superior a 6 mm– E: Evolução

A: Assimetria – B: Bordas irregulares – C: Cor não é uniforme ou variada – D: Diâmetro superior a 6 mm – E: Evolução
Na mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA PROTEGER O NOSSO FUTURO

Produtos de cuidado da pele da Eau Thermale Avène concebidos para proteger a pele e respeitar os oceanos

Reflexe Solaire SPF 50+

Reflexe Solaire SPF 50+

Protege

Creme SPF 30 Proteção elevada

Creme SPF 30 Proteção elevada

Protege

Fluido SPF 50+

Fluido SPF 50+

Protege

O Stick para Zonas Sensíveis SPF 50+

O Stick para Zonas Sensíveis SPF 50+

Protege