Conteúdos

Cuidar da pele com tendência acneica em adolescentes

A acne é uma realidade para cerca de 80 %* dos adolescentes, afetando tanto rapazes, como raparigas. A boa notícia é que, com alguns cuidados e bons hábitos de higiene, normalmente desaparece, se não for grave. Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar da pele com tendência acneica quando se tem acne ligeira a moderada.

O que é a acne?

As primeiras borbulhas de acne aparecem durante a puberdade em resultado de alterações hormonais que estimulam a produção de sebo. A pele torna-se oleosa e o sebo pode ter dificuldade em drenar através dos poros. A acne começa então a desenvolver-se no rosto, nas costas, nos ombros e na linha do pescoço.

Existem outros fatores que também podem contribuir para a acne, tais como genes (pergunte aos seus pais se tiveram acne), stress, tabagismo, poluição, certos medicamentos e uma alimentação rica em açúcar. Os cosméticos também podem ser um dos culpados quando não são especificamente formulados para a pele com tendência acneica.

Então, como pode reduzir a acne? Utilize uma rotina diária apropriada de cuidado da pele. Porque a pele com tendência acneica produz mais sebo… E mais borbulhas.

Experimentei muitos cremes, mas nada ajudou a longo prazo, pois as borbulhas voltaram sempre! O meu farmacêutico aconselhou-me a manter as coisas simples e a prestar mais atenção ao meu estilo de vida. Assim, a qualidade da minha pele melhorou drasticamente!

Matilde, 18 anos

Cuidados para pele com tendência acneica: limpeza

A pele com acne é frequentemente oleosa, mas alguns tratamentos podem secá-la. Como limpar a pele sem a danificar

A minha pele é oleosa e tenho acne ligeira a moderada

O seu objetivo será o de matificar e purificar a pele. Qual é a melhor maneira de resolver isto? Redução do excesso de sebo e remoção das impurezas que contribuem para a saturação dos poros. Use um gel de limpeza suave e sem sabão ou água micelar, de manhã e à noite.

A minha pele está seca devido aos tratamentos para a acne

Se a sua pele tiver ficado enfraquecida pelo tratamento prescrito pelo seu dermatologista, tenha cuidado para não deixar a pele ainda mais vulnerável. Escolha um creme de limpeza suave especialmente concebido para pele sensível e com tendência acneica que ajudará a reparar e proteger a barreira cutânea.

Viver com acne

Cuidar da pele com tendência acneica: que creme deve escolher?

A escolha do creme hidratante também depende do aspeto da sua pele. A pele está oleosa ou seca?

A minha pele está oleosa com algumas borbulhas de acne

Após a limpeza, é tempo de hidratar. Sim, ainda que a sua pele seja oleosa, precisa de ser hidratada! Escolha um creme de dia leve, não oleoso, com microcápsulas absorventes para matificar a pele. O seu hidratante também deve ter uma fórmula não comedogénica e anti-imperfeições para prevenir e reduzir as borbulhas. Também pode aplicar uma máscara exfoliante com propriedades de absorção e limpeza, mas não mais do que duas vezes por semana.

A minha pele está seca devido ao meu tratamento para a acne

Uma pequena dica antes de passar à fase de hidratação: pulverize o seu rosto com água termal! Isto ajudará a acalmar a pele após a limpeza e antes de aplicar o seu creme especialmente formulado para a pele muito seca devido aos tratamentos para a acne. O seu creme hidratante deve ser calmante e nutritivo para reconstituir a película hidrolipídica e restabelecer o conforto da pele. Quando a pele estiver demasiado seca, deve evitar-se a exfoliação.

Viver com acne

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

As imperfeições podem ser combatidas antes mesmo de serem visíveis.

A boa notícia é que alguns produtos inovadores de cuidado da pele são agora específicos para microcomedões. Esta é a fase que antecede o comedão ou a borbulha de acne. Quando este tipo de tratamento é aplicado, os microcomedões existentes são tratados e os novos são impedidos de aparecer. Em suma, precisamos de chegar à raiz do problema e quebrar o ciclo vicioso!

Bons hábitos para cuidar da pele com tendência acneica

Para cuidar da pele com tendência acneica, é necessário avaliar cuidadosamente a sua pele em primeiro lugar. A sua pele é oleosa? Seca? Tem muitas borbulhas? Desta forma, pode escolher produtos de limpeza e hidratação mais adequados à sua pele. Mas o primeiro conselho (e mais difícil de cumprir) é este: não esprema as borbulhas!

As nossas soluções para cuidar da sua pele com tendência acneica

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para se reencontrar com a sua pele
Da mesma gama
Gel de Limpeza Cleanance

Gel de Limpeza Cleanance

Matifica - Limpa - Purifica

Cleanance Comedomed Concentrado Anti-imperfeições

Cleanance Comedomed Concentrado Anti-...

Reduz o excesso de sebo - Reduz as imperfeições - Fecha os poros

Cleanance Água Micelar

Cleanance Água Micelar

Remove a maquilhagem - Matifica - Limpa - Desmaquilha

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma - Restaura a barreira da pele - Calma

Voltar ao topo