Cuidado com os raios UV na cidade
Na cidade, os raios UV também estão em todo o lado. Quando sai à rua, os raios UV podem facilmente alcançar o rosto, o decote e as mãos. Como sabem, a exposição ao sol acarreta riscos. Escaldões, manchas do sol, envelhecimento da pele ou, pior, melanoma, são algumas das consequências mais graves dos raios UV para a pele.
Perigos agravados pela poluição
O fenómeno da poluição urbana (monóxido de carbono, gases de escape de veículos e metais pesados) agrava os efeitos nocivos do sol. Especialmente porque as fachadas de vidro dos edifícios da cidade refletem fortemente os raios do sol. Pior ainda, os raios UVA (que penetram mais profundamente na pele do que os UVB) podem inclusivamente atravessar janelas, pelo que conseguem atingir as pessoas dentro o carro ou no escritório. Quanto mais quente for o tempo, mais os poros da pele se abrem e dilatam, tornando a pele mais propensa a absorver partículas de poluição. É esta mesma poluição que é largamente responsável, tal como os raios solares, pelo envelhecimento prematuro da pele.
O stress como fator agravante
O stress da vida na cidade pode ter um duro impacto sobre a pele. Tal como o sol e a poluição, o stress é um fator de envelhecimento da pele. Combinado com os outros dois fatores, o stress agrava a pele. Para evitar riscos para a pele causados pelos transportes públicos, trabalho e sono, é importante adotar um estilo de vida saudável e proteger a nossa pele.