Sylvie e o cuidado da psoríase com água termal

A pele de cada pessoa tem a sua própria história

Sylvie e o cuidado da psoríase com água termal

Quer pacientes, quer acompanhantes de pacientes, todos beneficiaram dos cuidados com a Água Termal d’Avène e dos conselhos da nossa equipa de especialistas. Conheça o testemunho de Sylvie, que visita o Centro de Hidroterapia Avène há vários anos. Ela sofre de pele com tendência para psoríase. Durante os seus cuidados, ela deixa-se levar.

Há quanto tempo frequenta o Centro de Hidroterapia Avène para acalmar a sua pele com tendência para psoríase?

Na primeira vez, tinha trinta anos. Tinha pele com tendência para psoríase nos cotovelos, nas pernas e na zona lombar. As placas eram inflamatórias, eu coçava-me muito e só usava roupa comprida. Pensava muito no assunto. Por conselho do meu dermatologista, vim dois anos consecutivos. A água termal fez maravilhas em mim. Em três ou quatro dias, a minha pele estava diferente. Depois, devido a obrigações familiares, esperei vinte anos para voltar. Este verão, termino o meu quarto plano de cuidados na estação e parto com a intenção de fazer outro no próximo ano.

Como se sente quando está aqui?

A psoríase apenas afeta os meus cotovelos; aprendi a aceitá-la. Mas aqui não me pergunto todos os dias se as placas estão a regredir ou não, digo a mim mesma “veremos daqui a três semanas”. E, entretanto, deixo-me levar. Sinto-me mais livre e cuido de mim. Adoro tomar banho na Água Termal d’Avène, aprecio o momento, recentro-me, sinto-me feliz. Além disso, tudo é bonito aqui: o centro, o parque, os caminhos pedestres…

O que se segue aos seus cuidados termais?

Estou a aprender a lidar com a minha doença aqui. Penso que já participei em quase todos os workshops: maquilhagem, higiene, hidratação e alternativas ao coçar, além da gestão do stress. Inclusivamente, experimentei Tai Chi num ano. Por isso, parto com muitos conselhos e com motivação para pôr tudo em prática. Sinto-me melhor comigo mesma e mais aberta aos outros.

Um lugar: a passagem que liga os banhos ao parque.

Um tratamento: o banho de Água Termal d’Avène.

Uma descoberta: novas amizades

 

Psoríase:

o que é?

A psoríase é um problema inflamatório crónico que se caracteriza por manchas salientes, vermelhas, em relevo, cobertas de escamas esbranquiçadas ou uma fina película prateada que se desprende facilmente. Existem diferentes formas de psoríase. É uma doença complexa, que pode assumir muitas formas de um paciente para outro ou manifestar-se de forma diferente em cada fase de vida.