Envelhecimento cutâneo
Qualquer que seja o tipo de pele, alguns factores podem desencadear ou favorecer uma sensibilidade excessiva: a pele reage frequentemente onde não gostaríamos que se manifestasse nunca...no rosto.

A pele envelhece …. PORQUÊ ?
Geneticamente programado, trata-se de um processo natural que resulta da degeneração lenta dos tecidos, inscrito no património genético de cada um.
É o “relógio biológico » perante o qual não somos todos iguais …
ENVELHECIMENTO EXTRÍNSECO
Provocado por múltiplos factores ambientais, tais como a exposição ao sol, a poluição, o stress, tabaco, etc.
Os pricipais factores:
• O sol e os raios UV: o fotoenvelhecimento é o envelhecimento prematuro da pele provocado pela exposição repetida aos raios ultravioletas do sol ou de fontes artificiais, cujos efeitos permanentes são tanto superficiais como profundos.
• O ambiente: os poluentes atmosféricos fragilizam o filme hidrolipídico protector da pele e geram radicais livres com elevado poder oxidante que contribuem para o envelhecimento acelerado da pele. Se os efeitos nefastos dos poluentes são evidentes a curto prazo, também o são a longo prazo devido ao efeito cumulativo das agressões de fraca intensidade mas frequentemente repetidas.
• A higiene de vida: o tabaco, o stress, o excesso de álcool, alimentação desequilibrada …Sob o efeito de uma má higiene de vida, a pele perde vitalidade e luminosidade.
Enruga-se sob a acção do stress ou da fadiga, provocando tensões musculares e, portanto, o aparecimento de estrias e de rugas. Devido a excesso de trabalho ou a aportes nutricionais insuficientes, as células consomem de forma mais intensa as reservas da derme para se alimentarem e fazer face à situação : a pele fica carente de elementos essenciais : vitamina, oligo-elementos, ácidos gordos essenciais…
COMO ? O QUE SE VÊ… E O QUE SE PASSA…
As marcas do tempo que passa não são as mesmas ao longo da vida.
• Os primeiros sinais do envelhecimento cutâneo, as rugas e as rídulas, a ausência de luminosidade e a perda de elasticidade, aparecem.
• Em seguida, as rugas formam sulcos profundos e a pele perde firmeza.
Estas marcas do tempo estão essencialmente relacionadas com a rarefacção das fibras de colagénio e o empobrecimento da substância fundamental da derme, o ácido hialurónico.
• Por fim, a pele madura perde densidade, vitalidade e conforto.
Com o tempo, a síntese dos componentes essenciais da pele abranda :
- O ácido hialurónico e o colagénio, moléculas-chave do tecido de suporte da pele, rarefazem-se. A arquitectura da pele fragiliza-se, perde densidade e distende-se.
- Estes sinais são acompanhados de secura cutânea relacionada com a diminuição natural dos lípidos da pele.
A prevenção: incontornável!
Como não podemos atrasar o tempo nem evitar as situações stressantes da vida, podemos actuar no envelhecimento foto-induzido, provocado pela exposição da pele à radiação ultravioleta, responsável por cerca de 90% do envelhecimento cutâneo.
Na realidade, desde o início da vida que devemos ser vigilantes em relação ao excesso de sol. Mas nunca é tarde para o fazer correctamente.
A prevenção do foto-envelhecimento passa pela protecção, ou seja pela atitude constante de prudência face às exposições solares: não se expor demasiado durante as horas de sol intenso, usar vestuário, chapéu e óculos (homologados) e utilizar produtos solares que ofereçam uma fotoprotecção elevada.
Sem esquecer, evidentemente que NUNCA deve expôr uma criança com menos de 3 anos directamente ao sol.