Conteúdos

Reconhecer a acne retencional

Pele com tendência a oleosidade: trata-se do palco preferido para “pequenos” problemas de pele, como pontos negros e microquistos, sinais da acne retencional. Para manter estas lesões superficiais e evitar a inflamação, siga este guia!

av_acne_retentionnelle_femme_1x1

O que é a acne retencional?

Esta é geralmente a forma em que aparece no rosto dos adolescentes: microquistos e pontos negros resultam da sobreprodução de sebo causada pela perturbação hormonal da puberdade.

Mas porque é que se formam? Porque o sebo, que é mais espesso e produzido em maiores quantidades, não pode fluir através dos poros, os pequenos orifícios que servem para o expulsar e que acabam por ficar bloqueados. Esta acumulação de sebo é propícia à formação destas lesões relativamente superficiais no nariz, testa, bochechas e queixo, tanto em raparigas como em rapazes.

Acne retencional: microquistos ou pontos negros, qual é a diferença?

Microquistos e pontos negros são as duas principais manifestações da acne retencional

Microquistos (ou comedões fechados)

Um microquisto é o resultado de um processo que começa com a pele oleosa. O passo seguinte é a formação de um microcomedão: o sebo produzido em excesso fica mais espesso e transforma-se numa espécie de agulha que obstrui os poros. Nesta fase, a microlesão passa despercebida, mas o sebo que se acumula na superfície acaba por lhe dar uma aparência branca. A isto chama-se um comedão fechado.

Pontos negros (ou comedões abertos)

Existem também comedões abertos, também conhecidos como pontos negros. Esta cor deve-se à oxidação do sebo em contacto com o ar. Tal como os microquistos, os pontos negros podem desaparecer espontaneamente ou ficar inflamados. Por conseguinte, é importante agir nesta fase.

 

Tudo o que precisa de saber sobre borbulhas

Como é que posso cuidar da minha pele com tendência acneica?

O que deve fazer se notar no seu rosto o aparecimento de microquistos ou pontos negros, ou até ambos? 

O primeiro passo é escolher cuidadosamente os seus produtos de higiene diária. Para a limpeza, água micelar ou um gel de limpeza suave e sem sabão ajudará a reduzir o excesso de sebo e a matificar a sua pele sem a sacrificar. Uma rotina para adotar de manhã e à noite, para maior eficácia.

O passo de hidratação é também muito importante, mesmo que a sua pele seja oleosa. Na realidade, a pele que não está suficientemente hidratada reage produzindo mais sebo. Escolha um creme leve, não gorduroso, matificante, anti-imperfeições e não comedogénico. E não mais do que duas vezes por semana, pode aplicar uma máscara esfoliante com propriedades de limpeza e absorção.

Se cuidar da sua acne de retenção com tratamentos dermatológicos, esteja ciente de que alguns deles podem secar a pele. Terá de mudar para produtos de cuidado diário da pele especialmente formulados para a pele seca devido aos tratamentos da acne.

Rotina para a pele com tendência acneica em adultos

 

av_acne_retentionnelle_1x1

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Porque é importante tratar de imediato a acne de retenção?

Quer seja aberto ou fechado, um ponto negro é o ambiente ideal para a proliferação da bactéria Cutibacterium Acnes. O passo seguinte é o desenvolvimento de pápulas (borbulhas grandes, duras e vermelhas) e pústulas (estas borbulhas contêm um fluido purulento). A acne tornou-se inflamatória.

É, portanto, essencial cuidá-la de antemão. Como? Alguns produtos inovadores de cuidados da pele têm como alvo a acne na fase dos micro pontos negros. Quando este tipo de tratamento é aplicado, os microcomedões existentes são tratados e os novos são impedidos de aparecer.

Os passos certos para a acne de retenção

Apesar de poder ser muito tentador rebentar com os pontos negros ou pontos brancos, é melhor não lhes tocar. O risco é inflamação e acne, que é mais difícil de tratar. A utilização de produtos anti-imperfeições e não comedogénicos, adaptados ao seu tipo de pele, será mais eficaz a manter a sua acne superficial. 

Da mesma gama

As nossas soluções para cuidar da acne retencional

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para se reencontrar com a sua pele

Gel de Limpeza Cleanance

Gel de Limpeza Cleanance

Matifica - Limpa - Purifica

Cleanance Comedomed Concentrado Anti-imperfeições

Cleanance Comedomed Concentrado Anti-...

Reduz o excesso de sebo - Reduz as imperfeições - Fecha os poros

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma - Restaura a barreira da pele - Calma

Voltar ao topo