Benefícios do sol

O sol como fonte de bem-estar

O sol é a fonte da vida e é o segredo do nosso desenvolvimento. É uma fonte inegável de prazer, bom humor e alegria para a nossa saúde mental e física. Basta olhar para a sua aplicação de meteorologia pela manhã para saber se o seu dia vai começar bem (ou não)! O termo “desordem afetiva sazonal” é inclusivamente utilizado quando o sol se torna escasso no inverno. O sol gera a produção de hormonas de bem-estar e também garante o nosso equilíbrio cronobiológico: os nossos ciclos de sono-despertar alternados. Uma vida sem sol é impossível.   Mas o principal benefício do sol, essencial à vida, é a síntese da vitamina D através da ação dos raios UVB. Alguns minutos de exposição facial por dia são suficientes para produzir a quantidade necessária de vitamina D, que permite que o cálcio seja absorvido pelo trato digestivo e impulsiona o nosso sistema imunitário, protegendo-nos de infeções e dos micróbios circundantes.

 

O sol também tem propriedades terapêuticas. A psoríase, o vitiligo e o eczema são apenas algumas das doenças de pele que melhoram com o sol por causa do efeito anti-inflamatório induzido pela radiação solar.

Luz do sol com moderação

O sol também pode ter efeitos negativos sobre a pele, devido à radiação UVA e UVB:

  • Escaldões,
  • envelhecimento da pele,
  • manchas castanhas do sol, 
  • melanoma

– UVA: estes raios muito penetrantes alteram as fibras elásticas da pele e são responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele que aparece especialmente como manchas castanhas do sol. Estes raios estão também envolvidos no desenvolvimento de certos cancros da pele e melanomas.

– UVB: estes raios estimulam a melanina, provocando o aparecimento de um bronze em 48 horas. Estes raios são responsáveis por escaldões e envelhecimento prematuro da pele a longo prazo e também podem desencadear o desenvolvimento de certos cancros da pele. 

 

As vantagens e os danos que o sol traz para a pele

Como proteger eficazmente a sua pele do sol

Para aproveitar ao máximo o sol e desfrutar dos seus benefícios com tranquilidade, é essencial uma boa proteção. Não é de surpreender que o vestuário continue a ser a forma mais segura de proteção. E, se vai expor-se ao sol, é essencial proteger a sua pele com um bom creme solar, que tem um fator elevado para filtrar os raios UVA e UVB.

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO 

As coisas certas a fazer para desfrutar do sol (sem se queimar):

• Não exponha bebés nem crianças pequenas à luz solar direta.

• Não se exponha ao sol durante as horas de maior calor do dia, ou seja, das 11h às 16h.

• Utilize vestuário protetor apropriado (t-shirt, óculos de sol, chapéu, etc.).

• Não fique demasiado tempo ao sol, mesmo que esteja a usar um produto de proteção solar.

• Reaplique o seu creme solar frequentemente para manter a proteção, especialmente depois de transpirar, nadar ou se secar com uma toalha.

• Tenha cuidado: se não utilizar a quantidade recomendada de produto, reduz significativamente o nível de proteção.

Na mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA PROTEGER O NOSSO FUTURO

Produtos de cuidado da pele da Eau Thermale Avène concebidos para proteger a pele e respeitar os oceanos

Spray SPF 50+

Spray SPF 50+

Protege

Leite SPF 50+

Leite SPF 50+

Protege

Creme SPF 50+

Creme SPF 50+

Acalma, protege