Luz azul

av_solaire_bleu_lisa_rose_2409-1x1 472x472

O que é a luz azul?

É conhecida a luz azul emitida por fontes artificiais com LED ou lâmpadas fluorescentes compactas, tais como ecrãs de computador, smartphones, etc., mas a luz azul é uma luz emitida principalmente pelo sol.

A intensidade da luz do sol pode ser 1000 vezes superior à dos ecrãs e teria de passar 64 dias inteiros em frente do seu tablet para alcançar o equivalente a uma hora de exposição solar.

Por isso, é necessário proteger a pele da luz azul do sol. 

Compreender a luz azul e os seus efeitos

A luz "azul-violeta" é a faixa do espectro visível que contém mais energia, daí o seu nome de "Luz Visível de Alta Energia" (HEV), e que é prejudicial para o corpo: acelera o envelhecimento das nossas células e precisamos de nos proteger dela. 

av_solaire_longueur d_onde_1080x1080 472x472
av_solaire_bleu_juliet_3489-1x1

25% dos danos celulares são causados pela luz azul*. A sua radiação acelera o envelhecimento da pele todos os dias e encoraja o aparecimento de rugas e manchas

Portanto, é razoável supor que a longo prazo, e especialmente à medida que o envelhecimento desgasta os mecanismos de defesa celular, a exposição da pele à luz de alta energia pode ter um efeito nocivo que aumenta o processo de envelhecimento e tem mesmo mecanismos cancerígenos. Além disso, a luz azul atua sobre o gene da pigmentação e estimula a atividade dos melanócitos. Isto agrava certas dermatoses ligadas ao funcionamento da melanina, como a máscara de gravidez ou a hiperpigmentação pós-inflamatória. Assim, a luz azul tem efeitos potencialmente ainda mais devastadores do que os UVA, especialmente na pele mais escura. 

 

Com a luz visível azul de alta energia, foi descoberto um novo inimigo da pele, talvez até mais prejudicial do que os UVA e UVB. Estes raios nocivos penetram ainda mais profundamente nas camadas da pele, atingindo a hipoderme. Com a sua energia intensa – que dá origem ao seu nome – a luz azul ataca todos os constituintes celulares: lípidos, proteínas e ADN.Estes raios só por si danificam as células da pele numa hora de exposição solar². Outros estudos também mostraram que esta luz azul-violeta leva à formação de espécies reativas tóxicas de oxigénio que afetam todos os constituintes das células da pele: lípidos, proteínas e ADN.

 

av_solaire_juliet_3738-1x1

Uma fórmula que cumpre o duplo compromisso da Eau Thermale Avène de respeitar a pele e o ambiente
 

O novo filtro TriAsorB™ está em linha com a abordagem de cuidado consciente dos dermocosméticos Pierre Fabre. Útil, bem pensada e ética, esta abordagem visa formular ingredientes ativos cada vez mais respeitadores da pele e do ambiente. 

A melhor prevenção contra o fotoenvelhecimento

Resultado da investigação médica da Pierre Fabre e revelado pela primeira vez em 2020 como parte do cuidado de proteção solar Intense Protect 50+, TriAsorB™ revolucionou as bases da fotoproteção ao oferecer a mais larga proteção contra raios UVB-UVA curtos e raios UVA longos e luz azul (até 450 nm), que acelera o envelhecimento da pele

Integrado no sistema de filtragem patenteado da Eau Thermale Avène, TriAsorB™ melhora o nível de proteção da pele contra o fotoenvelhecimento relacionado com a luz azul, oferecendo o mais elevado padrão de proteção contra danos profundos e visíveis na pele

av_solaire_bleu_juliet_3455-1x1 472x472

CONSELHO DO ESPECIALISTA

A solução dermatológica contra a luz azul

A inovação da Eau Thermale Avène contra a luz azul: o novo filtro solar TriAsorb™

Para combater os efeitos da luz azul sobre a pele, os Laboratórios Eau Thermale Avène desenvolveram uma nova tecnologia revolucionária: o filtro solar TriAsorb™, inspirado no poder fotoprotetor natural da melanina.

Como é que funciona?

A melanina, que é uma função do fotótipo de cada indivíduo, é responsável por proporcionar naturalmente à pele a fotoproteção certa. Protege contra os efeitos agudos dos raios solares numa base diária – como as vermelhidões ou irritações provocadas pela exposição ao sol – mas também contra os efeitos a longo prazo, como o fotoenvelhecimento e os cancros da pele. Também protege contra a luz visível azul de alta energia. Inspirado por esta função única, o TriAsorB™ proporciona à pele uma fotoproteção muito ampla e eficaz e reflete a parte nociva do espetro solar, que inclui os UVB, UVA curtos, UVA longos, mas também a luz visível azul de alta energia.

Uma fórmula segura 

O novo filtro TriAsorB™ é uma molécula orgânica que foi espalhada na fórmula. A técnica utilizada para adicionar o filtro garante a sua segurança. Graças ao TriAsorB™, conseguimos a proeza de reduzir a proporção de filtros no novo Intense Protect 50+3 em cerca de 10%, mantendo a proteção de alta qualidade.

Foram realizados quatro anos de trabalho e 30 estudos toxicológicos para provar a segurança do filtro. O filtro ultra seguro TriAsorB™ permanece na superfície da pele, quer a pele seja saudável ou sedenta.

3 Os testes mostram evidências de que o filtro protege o ADN celular de danos causados por stress UV.4

3. Aplicação tópica (5 mg.cm-2) Medidas realizadas em explantes de pele humana.
3 modelos utilizados: Pele saudável/Pele saudável e submetida a radiação/Pele deficiente e submetida a radiação
4. Aplicação tópica (2 mg.cm-2) Medidas realizadas sobre epiderme reconstruída – modelos foliculares. Stress: exposição aguda aos raios UV. Quantificação dos danos no ADN (por análise LC/MS [cromatografia líquida/espectrometria de massa])
 
av_solaires_engagement-formulation_microscope_1x1
av_solaires_engagement_phytoplancton-zooplancton_1x1 1620x1620

Respeito pelo ambiente

Os Laboratórios Eau Thermale Avène continuam com a sua abordagem ambientalmente responsável e o seu compromisso de limitar o impacto dos filtros solares nos oceanos. O novo filtro TriAsorB™ foi submetido a numerosos testes em condições experimentais que provaram que não era tóxico em 3 espécies chave da biodiversidade marinha: uma espécie de coral, uma espécie de fitoplâncton e uma espécie de zooplâncton.

 

Nova gama de rosto

 

  • Fórmulas específicas que satisfazem as necessidades da pele seca e muito seca, pele normal a mista e pele oleosa com imperfeições.
  • Com o mais elevado padrão de fotoproteção para prevenir o envelhecimento relacionado com o sol e com ingredientes ativos selecionados para equilibrar e respeitar cada tipo de pele
  • Até - 72% das manchas pigmentares causadas pela luz azul1

1 Teste clínico in vivo, realizado com o Fluido com cor 50+ em 16 indivíduos, resultado obtido 24 horas após a exposição à luz azul - Em média, -40% observado no conjunto das referências da gama.

Descubra

CUIDADO SOLAR

Intense Protect 50+

  • O produto de proteção solar de ultra largo espetro satisfaz os mais elevados requisitos da pele, minimizando ao mesmo tempo o nosso impacto no ambiente.
  • 95,3% de redução dos danos no ADN induzidos pela luz azul¹ 

¹ Teste in vitro. Aplicação tópica (2 mg.cm-2) Medidas realizadas sobre epiderme reconstruída. Stress: exposição simulada à luz azul. Quantificação dos danos do ADN oxidativo através de análise imuno-histoquímica.

CUIDADO SOLAR

1Zastrow L, Groth N, Klein F et al. The Missing Link – Light-Induced (280–1,600 nm) Free Radical Formation in Human Skin. Skin Pharmacology and Physiology 2009;22: 31-44

*El 1er filtro solar orgánico de ultra amplio espectro

Voltar ao topo