Máscara de gravidez

O que é a máscara de gravidez?

Também conhecida como melasma, a máscara de gravidez afeta quase exclusivamente as mulheres grávidas.

Sintomas da máscara de gravidez

A máscara de gravidez é uma condição de pele que aparece como manchas pigmentares de forma irregular no rosto (testa, nariz, maçãs do rosto ou topo do lábio), no pescoço ou no decote. A máscara de gravidez aparece em algumas mulheres grávidas após o primeiro trimestre de gravidez e pode durar após o parto, até aos seis meses de vida do bebé.

 

av_solaires_taches-brunes_1x1 473x473

Causas do melasma

A máscara de gravidez ocorre devido a uma sobreprodução de melanina, o pigmento responsável pela cor da epiderme, pelos melanócitos, as células especializadas em bronzeado, que se encontram num estado de hiperfunção. A perturbação hormonal causada pela gravidez e o aumento dos níveis hormonais, particularmente de estrogénio, é responsável por esta produção excessiva de melanina. O tipo e localização da exposição aos raios solares também desempenha um papel na sua ocorrência. Tenha em atenção de que mesmo um nível muito baixo de luz solar é suficiente para fazer aparecer a máscara de gravidez. Os fatores genéticos também podem desempenhar um papel no aparecimento da máscara de gravidez (fotótipo, história familiar, etc.). 

av_solaires_melasma_femme_enceinte_1x1 473x473

Quem é afetado pela máscara de gravidez?

Ao contrário do seu nome, não são só as mulheres grávidas que podem desenvolver a máscara de gravidez.

As mulheres grávidas são as mais afetadas pela máscara de gravidez.

Em França, pensa-se que 5% das mulheres grávidas são afetadas pela máscara de gravidez, mas a sua prevalência varia muito de país para país. As mulheres com pele escura são geralmente mais afetadas pela máscara de gravidez do que as mulheres com pele clara. É o fotótipo de cada pessoa, ou seja, a sua cor de pele e cabelo, que determina o risco de desenvolver esta condição de pele. Os fotótipos mais escuros 4 e 5 são os mais afetados. 

 

Se já sofreu de máscara de gravidez durante uma gravidez, deve ficar atenta e lembrar-se de se proteger com um creme solar apropriado. Isto porque as mulheres afetadas pela máscara de gravidez correm o risco de voltar a tê-la em gravidezes posteriores.

Contudo, os homens também podem ser afetados por esta condição.

Alguns homens também podem desenvolver manchas solares no rosto que se parecem com uma máscara de gravidez. Chama-se melasma ou cloasma. Mais uma vez, tal pode dever-se à utilização de um tratamento estrogénico, por exemplo no caso do cancro da próstata, ou devido a uma exposição excessiva e demasiado frequente ao sol. 

 

av_solaires_masque-de-grossesse_homme_1x1

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO 

Como evitar a máscara de gravidez

Tal como com os escaldões, prevalece a fórmula "risco zero = exposição zero". Para evitar a máscara de gravidez, é essencial proteger-se do sol, evitando a exposição solar, usando um chapéu e um creme solar de proteção elevada adequado. 

Cuidados para a máscara de gravidez

Cuidados para a máscara de gravidez

Geralmente, o melasma desaparece após o parto. Se não for esse o caso, pode consultar um dermatologista que lhe prescreverá cremes despigmentantes à base de hidroquinona. Também pode ser realizada uma despigmentação, ou seja, uma máscara composta por ingredientes ativos que ajudam a combater os distúrbios de pigmentação da pele.

 

Da mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA PROTEGER O NOSSO FUTURO

Produtos de cuidado da pele da Eau Thermale Avène concebidos para proteger a pele e respeitar os oceanos

Compacto Com Cor Bege SPF 50

Compacto Com Cor Bege SPF 50

Maquilhagem - Protege - Unifica

Compacto Com Cor Dourado SPF 50

Compacto Com Cor Dourado SPF 50

Maquilhagem - Protege - Unifica

Voltar ao topo