O nosso compromisso para com a prevenção do cancro

Resumo da questão

O nosso compromisso para com a prevenção do cancro

Cancro da pele: uma verdadeira questão de saúde pública

A exposição solar excessiva desde a infância é agora uma causa bem conhecida do aumento de prevalência de cancros da pele, quer sejam melanoma ou carcinoma. A educação em fotoproteção desde a mais tenra idade é, por isso, extremamente importante. Os Laboratórios Eau Thermale Avène previram estes requisitos graças ao seu envolvimento de longa data neste campo e à sua experiência em cuidados solares. A gama de cuidados solares Avène demonstrou fornecer uma proteção segura contra o sol e ajudar a prevenir danos solares.

 

Proteger a pele do sol

A nossa parceria com a Fundação do Cancro da Pele

A Fundação Europeia do Cancro da Pele é uma associação criada em 2008 pelo Professor Stockfleth que visa formar e educar dermatologistas em cancros da pele que não sejam melanoma e sensibilizar, informar e prevenir através de programas para professores, pais e estudantes. Desde 2013, a Eau Thermale Avène tem estado envolvida numa parceria exclusiva e duradoura com a Fundação Europeia do Cancro da Pele e apoia as suas ações na luta contra o cancro da pele, com base em dois eixos principais:

Prevenção Através de missões educativas em escolas e infantários, as ferramentas educativas SunPass e brochuras informativas alertam o público sobre os efeitos nocivos do sol e os bons hábitos a adotar desde tenra idade.
Formação Através da formação de médicos e dermatologistas em rastreio, diagnóstico e tratamento do cancro da pele com o apoio de todas as filiais europeias da Eau Thermale Avène.

Parceria da Eau Thermale Avène com a Euromelanoma

A Eau Thermale Avène também patrocina a Euromelanoma, uma associação que visa promover e partilhar informações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da pele. Desde a sua criação em 1999 na Bélgica, a Euromelanoma cresceu ao ponto de operar atualmente em nada menos do que 39 países. Esta associação é gerida por uma rede de dermatologistas europeus presidida por Véronique Del Marmol. Todas as suas iniciativas são dirigidas a 3 públicos-chave: o público em geral, a comunidade científica e os decisores políticos europeus e nacionais.

  • Para o público, através do site da Euromelanoma e de uma campanha anual de sensibilização do público, a Euromelanoma promove a compreensão do cancro da pele, a sua prevenção, deteção precoce e tratamento. Esta atividade culmina em rastreios públicos num dia anual de rastreio do melanoma. Até à data, mais de 600 000 pessoas já receberam testes cutâneos gratuitos.
  • Para dermatologistas e para a comunidade mais ampla de cuidados de saúde, a Euromelanoma partilha regularmente conhecimentos e melhores práticas através de publicações científicas para melhorar os cuidados dos doentes com cancro da pele.
  • Para os governos, a Euromelanoma organiza eventos especiais para assegurar que o tratamento do cancro da pele seja plenamente reconhecido e apoiado nos sistemas e políticas de saúde. 

A Eau Thermale Avène participa na conceção das campanhas anuais da Euromelanoma e encoraja as filiais a participarem na criação de uma competição saudável entre países e a partilharem iniciativas locais. Na Bulgária, em 2019, por exemplo, a subsidiária da ETA e a Euromelanoma realizaram uma campanha de sensibilização sobre o cancro da pele com estudantes de Farmácia nas ruas de Varna. A iniciativa foi amplamente noticiada na imprensa local.