Conteúdos

Acalmar as erupções acneiformes durante o tratamento para o cancro

Os tratamentos para o cancro podem secar a pele. Além disso, no caso de terapias específicas, existe por vezes outro efeito secundário: erupções acneiformes. Estas podem ocorrer no rosto e fazer com que se sinta envergonhado. Normalmente desaparecem uma vez concluído o tratamento. Entretanto, vamos ajudá-lo a ultrapassá-lo.

av_peau-cancer_eruptions-acneiformes_1x1 472x472

Reconhecer as erupções acneiformes

Não confie neste nome. As erupções acneiformes não estão relacionadas com as borbulhas de acne: não são nem comedões nem microquistos. No entanto, a sua aparência é semelhante à da acne e a sua localização também: estas manchas vermelhas, por vezes cobertas por um ponto branco, aparecem nas áreas da pele ricas em glândulas sebáceas, onde a pele é mais oleosa.

As erupções acneiformes podem surgir no rosto, couro cabeludo, acima do peito e na parte superior das costas. Podem ser ligeiras, moderadas ou severas e podem causar prurido ou ardor e até mesmo ficar infetadas.

Erupções acneiformes: o que evitar

As erupções acneiformes surgem no início do tratamento e regridem com a medicação prescrita pela equipa de tratamento, ou por si mesmas quando a terapia específica está concluída. No entanto, pode ocorrer hiperpigmentação (manchas mais escuras), especialmente em áreas onde a pele tenha ficado irritada. É, portanto, muito importante cuidar da sua pele durante este período.

Durante o tratamento, devem ser evitadas as esfoliações, bem como a exposição ao sol, uma vez que isto pode agravar as lesões. A perfuração de qualquer mancha é também fortemente desencorajada: aumenta o risco de deixar cicatrizes que serão difíceis de esquecer.

av_acne_adolescent_deprime_1x1 472x472

Tinha manchas na cara e à volta da boca, parecia uma adolescente. A pele estava seca, com prurido e eu tinha sempre vontade de coçar. Graças a alguns cremes adequados, a minha pele ficou menos reativa e eu senti-me aliviado.

Antoine

Aliviar as erupções acneiformes

Durante o tratamento, a sua pele sensível precisa de ser hidratada, reparada e protegida.

Hidratar, reparar

Deve ter notado que, em geral, a sua pele estava mais seca, mais sensível e desconfortável. Para limpá-la, utilize um óleo de limpeza ou um pain de limpeza ultra-rico aplicada à mão (ou uma loção de limpeza em gel). Para suavizar mais intensamente a pele, aplique regularmente água termal sob a forma de pulverizações ou compressas. Não hesite em nutri-la uma ou duas vezes por dia com um emoliente para reparar o filme hidrolipídico, que funciona como barreira de proteção da pele, e aliviar o prurido. Nas lesões acneiformes, especialmente se ficarem infetadas, use um creme antibacteriano ou um spray secante que combine cobre e zinco. Isto irá acelerar a reparação da sua pele.

Proteger

A proteção solar é essencial desde o início do tratamento, especialmente porque algumas das moléculas utilizadas em terapias específicas tornam a pele ainda mais sensível ao sol. Mesmo sob luz solar fraca, aplique um creme de proteção muito elevado (SPF 50+) e de largo espetro (filtros UVA e UVB), especialmente formulado para a pele mais vulnerável. Porque não experimentar um com cor para dar um pouco de cor ao seu rosto? E não se esqueça dos seus óculos e chapéu.

 

Proteger-se do sol durante o tratamento para o cancro

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Existem várias maneiras de aliviar o desconforto causado pelas erupções acneiformes. Isto inclui a escolha das peças de roupa e do próprio detergente de limpeza.

A sua pele seca e propensa a erupções precisa de um toque suave. Para evitar que a irritação ou o prurido se agravem, esqueça os tecidos sintéticos que são menos suaves para a pele e tendem a fazê-lo transpirar mais. Escolha roupas largas, feitas de fibras naturais, tais como algodão ou linho. Ajudarão também a protegê-lo do sol no verão.
Como a sua roupa está em contacto direto com a sua pele, a escolha do detergente é também importante. Opte por líquidos, de preferência sem conservantes e sem perfumes potencialmente irritantes. O enxaguamento também é muito importante: tenha cuidado para não sobrecarregar o tambor da máquina de lavar roupa. Este conselho também se aplica à lavagem da roupa de casa (toalhas, lençóis de banho, roupa de cama, etc.).

av_acne_fond-de-teint_1x1 472x472

Os passos certos para cuidar das erupções acneiformes

Quando aparecem no rosto, as erupções acneiformes podem ser embaraçosas. Se desejar, pode ocultar as lesões com produtos de maquilhagem corretores para pele sensível. Depois de hidratar a sua pele, esconda as lesões com uma base corretora fluida, aplicando-a com uma esponja, para disfarçar as bordas as margens elevadas das manchas. Para remover a maquilhagem, use uma loção de limpeza em gel, que se aplica com os dedos e se remove com um lenço de papel. Pulverize com água termal para completar a limpeza e termine com um bálsamo calmante. 

Maquilhagem e auto-imagem durante o tratamento para o cancro

Da mesma gama

As nossas soluções para acalmar as erupções acneiformes

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudá-lo a sentir-se melhor com a sua pele.

Tolérance CONTROL Bálsamo Suavizante Reparador

Tolérance CONTROL Bálsamo Suavizante Reparador

Hidrata - Calma - Fortalece a barreira da pele

Tolérance Loção de Limpeza Gelificada

Tolérance Loção de Limpeza Gelificada

Remove maquiagem - Acalma - Limpa

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre - Acalma - Hidrata - Hidratos

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Acalma - Reparos - Purifica

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Reparos - Seca - Purifica

Voltar ao topo