Conteúdos

Cuidar do seu couro cabeludo durante e após a quimioterapia

Alguns dias após o seu primeiro ciclo de quimioterapia, o seu cabelo pode começar a cair. Este é um fenómeno chamado alopecia. Várias medidas de acompanhamento podem ajudá-lo nesta fase. Entre outras, existem dermocosméticos para cuidar do seu couro cabeludo.

av_peau-cancer_perte-cheveux_1x1 472x472

http://www.eau-thermale-avene.com.demo1-mhvfcey-rt2jsj2urzxpk.eu-4.platformsh.site/votre-peau/votre-peau-pendant-un-cancer/votre-peau-pendant-les-traitements-contre-le-cancer/proteger-votre-peau-des-effets-secondaires-des-traitements-contre-le-cancer/prendre-soin-de-votre-cuir-chevelu-pendant-et-apres-la-chimiotherapie 

O princípio da quimioterapia? Destruir as células cancerígenas que se estão a espalhar excessivamente. Infelizmente, este tratamento terá também impacto nas células saudáveis, tais como as do bolbo capilar. Como resultado, o cabelo cai. Esta perda pode ser mais ou menos repentina, dependendo das moléculas administradas. Portanto, em alguns casos, não é relatada qualquer alopecia. 

A resistência do cabelo e a dosagem da quimioterapia também podem desempenhar um papel, bem como o uso de uma touca fria para evitar a queda do cabelo. Em algumas pessoas, ocorre prurido e formigueiro no couro cabeludo.

 

Quando é que o cabelo volta a crescer após a quimioterapia? 

Após a conclusão da quimioterapia, o cabelo volta a crescer lentamente. Isto pode levar de três a seis meses, a uma taxa de cerca de 1 cm por mês. Na maior parte das vezes, o cabelo volta a crescer da mesma forma. Por vezes, pode voltar a crescer de forma diferente: mais fino, mais branco. A pigmentação e a espessura voltam ao normal após alguns meses. Durante o crescimento, evite os corantes químicos durante pelo menos seis meses. Escolha corantes de origem vegetal para evitar irritações e alergias. E não hesite, se estiver com dúvidas, em pedir conselhos ao seu oncologista ou esteticista social sobre os produtos a escolher.

av_peau-cancer_femme_cheveux_repousse_1x1 472x472

Findo o tratamento, o pelo no corpo, na cabeça, nas pestanas e nas sobrancelhas leva entre algumas semanas e alguns meses a voltar a crescer.

Instituto Nacional do Cancro francês

Champôs e cuidados preferenciais

Para proteger o seu cabelo antes, durante e depois da quimioterapia, deve:

 

lavar o seu cabelo na véspera de uma sessão de quimioterapia

não lavá-lo nos três a oito dias seguintes para que o seu couro cabeludo possa descansar Não lave o cabelo com demasiada regularidade e use um champô para couro cabeludo sensível. 

Deixe secar o seu cabelo de forma natural sempre que possível:

o calor do secador de cabelo pode irritar e secar o seu couro cabeludo e tornar o seu cabelo mais frágil. Evite enrolar, fazer tranças ou alisar seu cabelo até que esteja mais forte.

av_peau-cancer_femme_cuir-chevelu_1x1 472x472

 

Produtos e passos para cuidar do seu couro cabeludo 

Após a quimioterapia, o couro cabeludo fica enfraquecido. Para cuidá-lo, pode usar um champô suave para couros cabeludos sensíveis ou um óleo de limpeza. Se ocorrer prurido, massaje suavemente um hidratante ou bálsamo reparador sobre o couro cabeludo ou partes do seu cabelo. Este passo diário irá protegê-lo, por exemplo, do frio, do vento ou da poluição. Outra vantagem é que a hidratação da sua pele ajudará a remover quaisquer pequenos flocos que possam aparecer. Uma massagem a ser realizada uma ou duas vezes por dia para acalmar e relaxar o seu couro cabeludo... e a si próprio!

 

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Deve cortar o seu cabelo antes da quimioterapia?

Após as suas primeiras sessões de quimioterapia, o seu cabelo pode começar a cair. Recomenda-se cortar o cabelo com antecedência até 1 cm de comprimento. Embora seja temporária, a queda de cabelo é difícil de enfrentar. Não hesite em pedir a alguém próximo de si para o acompanhar; os seus entes queridos estarão lá para o apoiar. Pode conversar com um especialista em cabelos, um cabeleireiro ou uma esteticista, que poderão ajudá-lo nesta fase e responder às suas perguntas. Se quiser ir ao seu cabeleireiro habitual, peça uma marcação no final do dia para que possa estar sozinho no salão. Se o quiser fazer em casa, ter consigo um amigo ou familiar ajudá-lo-á.

As nossas últimas dicas para cuidar do seu couro cabeludo

Dia a dia: 

  • Escolher produtos sem fragrâncias ou sabão e com um pH fisiológico.
  • No duche, utilizar água morna, a cerca de 34°C, pois o calor pode secar a pele do seu couro cabeludo.
  • Aplicar um emoliente com uma massagem suave. Este passo diário protegerá o seu couro cabeludo dos agressores (frio, vento, poluição).
  • Aplique a máxima proteção solar para se proteger dos raios UV e use um chapéu sob luz solar forte.
Da mesma gama

As nossas soluções para cuidar do seu couro cabeludo

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre - Acalma - Limpa

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre - Acalma - Hidrata - Hidratos

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma - Restaura a barreira da pele - Calma

Voltar ao topo