Conteúdos

Cuidar das suas mãos e dos seus pés durante o tratamento para o cancro

A quimioterapia, a radioterapia, as terapias específicas... os tratamentos para o cancro enfraquecem a pele em geral, e a pele das mãos e dos pés em particular. Mas existem soluções para prevenir e mitigar estes efeitos secundários.

av_peau-cancer_main_application-creme_1x1 472x472

Tratamentos para o cancro: pele enfraquecida

A quimioterapia e os tratamentos específicos podem secar a pele das mãos e dos pés. Estes tratamentos para o cancro enfraquecem os pequenos vasos sanguíneos da pele, provocando reações inflamatórias. O resultado: vermelhidão, inchaço, fissuras, espessamento da pele, etc. Para acalmar e suavizar as mãos e os pés, vários passos diários podem ser úteis e eficazes. Produtos adequados também ajudam a aliviar a pele e a proteger as palmas das mãos e as plantas dos pés, sem esquecer os dedos das mãos e dos pés, até às pontas das unhas. 
À menor pergunta ou ao menor trauma, choque, corte, etc. não hesite em consultar um médico para tratar a situação o mais rapidamente possível e de forma adequada para evitar uma deterioração da situação ou mesmo uma infeção.

O que pode fazer em relação à síndrome mão-pé?

A síndrome mão-pé é uma condição inflamatória das palmas das mãos e das plantas dos pés após certas quimioterapias ou tratamentos específicos. Caracteriza-se por vermelhidão, inchaço, secura e/ou bolhas. Para limitar estes efeitos adversos, recomendamos o uso de luvas durante as atividades diárias e a aplicação generosa de um produto hidratante de cuidado das mãos várias vezes ao dia. Para os pés, é altamente recomendado o uso de meias de algodão, sapatos confortáveis e por vezes até palmilhas ortopédicas, sem esquecer a aplicação de um hidratante.
O que deve ser evitado ou limitado? 

A exposição das mãos e dos pés ao calor e atividades que envolvem fricção da pele ou pressão nas mãos, tais como trabalhos domésticos, condução ou jardinagem. Evitar caminhar durante demasiado tempo e limitar a corrida. Antes de iniciar o tratamento para o cancro, recomenda-se o cuidado dos pés para remover todos os calos, que são as áreas com maior risco de efeitos secundários.

 

av_peau-cancer_jambes_chaussettes_1x1 472x472

Comecei a ter muitas dores debaixo dos pés e pensei que era por causa dos meus novos sapatos, mas não, foi um efeito secundário do meu tratamento oncológico. Agora, cuido dos meus pés e das minhas mãos, é importante.

Alice

Cuidados nutritivos e mantas para o espessamento da pele

Após o tratamento para o cancro, a pele pode, por vezes, ter tendência a engrossar. Como resultado, torna-se áspera e, por vezes, dolorosa.

 

 

Nutrir a pele…

Para reduzir o espessamento da pele das mãos e dos pés, aplique um creme altamente emoliente. Se possível, isto deve ser feito várias vezes ao dia, concentrando-se nos seus calcanhares e outras áreas de apoio.

...e cubra estas áreas para maximizar os efeitos

Para tornar este passo de hidratação frequente tão eficaz quanto possível, existe um método: envolver em emolientes. As suas mãos e pés são cobertos com luvas e meias de algodão ou seda depois de massajados suavemente com uma quantidade suficiente de emoliente. Dica: para maior eficácia, mantenha as suas luvas ou meias durante a noite.

 

Combater a pele seca durante o tratamento para o cancro

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

Não se esqueça das suas unhas

Em termos de cuidados com as mãos e com os pés, é essencial não esquecer as unhas, que requerem a mesma atenção. Quando um emoliente é aplicado nas suas mãos ou pés, as bordas ou as pontas das unhas devem também ser hidratadas e massajadas. Outras dicas para proteger esta área: não corte as unhas muito curtas e não toque nas cutículas para evitar micro lesões. Se quiser aplicar um verniz, escolha um não-perolado e à base de silicone e opte por um removedor de verniz sem acetona na hora de removê-lo. Não hesite em recorrer a um esteticista social para levar a cabo estes cuidados. 

av_peau-cancer_mains_fissures_1x1 472x472

 

Tomar medidas contra as fissuras

As terapias oncológicas conduzem frequentemente à secura, o que encoraja o desenvolvimento de fissuras. Para evitar o seu desenvolvimento e para reduzir o seu impacto nas atividades diárias, algumas coisas devem ser feitas. Evite banhos longos e quentes. Além disso, os pains dermatológicos ou óleos de limpeza devem ser utilizados em vez dos sabões líquidos ou sólidos. É melhor usar produtos de limpeza muito suaves, sem sabão e sem perfume, tanto para as mãos como para os pés. Finalmente, a hidratação com um emoliente várias vezes ao dia ajuda a prevenir a formação de fissuras e a reduzir o desconforto. 

Da mesma gama

As nossas soluções para suavizar a pele nas mãos e nos pés

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Acalma - Reparos - Purifica

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Hidratos - Protege - Reparos

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre - Acalma - Hidrata - Hidratos

XeraCalm A.D Sabonete de Limpeza Ultrarico

XeraCalm A.D Sabonete de Limpeza Ultrarico

Nutre - Acalma - Limpa

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre - Acalma - Limpa

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma - Restaura a barreira da pele - Calma

Voltar ao topo