-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
As nossas dicas para a sua pele
A confiança de uma pele saudável
A acne hormonal aparece pela primeira vez na puberdade (80 %* dos adolescentes são afetados em graus variáveis) e pode voltar a aparecer ou surgir na vida adulta, especialmente nas mulheres. Mas, felizmente, é possível tratar a acne hormonal. Aqui estão alguns segredos para compreender e acalmar a sua acne hormonal.
Tanto para raparigas, como para rapazes, a acne começa geralmente na puberdade. A causa é uma perturbação hormonal, que faz com que a pele produza mais sebo. Pode ser difícil para o sebo fluir através dos poros, os pequenos orifícios que o drenam. Então, a pele acaba por tornar-se oleosa e a acne pode aparecer no rosto, nas costas, nos ombros, no decote, etc.
Geralmente, a acne hormonal desaparece após a adolescência. Mas, por vezes, persiste, regressa ou é desencadeada na vida adulta. A acne hormonal é menos falada e, no entanto, um quarto dos adultos é afetado por ela, a grande maioria dos quais são mulheres.
Não existe um, mas vários tipos de acne, que podem surgir sucessivamente ou estarem presentes ao mesmo tempo.
O pré-requisito para a acne na adolescência é a hiperseborreia, quando a pele produz demasiado sebo devido a alterações hormonais. Nesta fase, a pele é simplesmente oleosa.
Um microcomedão pode começar a formar-se sob a pele onde o excesso de sebo se torna mais espesso e se transforma numa espécie de espinha que obstrui o poro. Inicialmente invisível, torna-se de seguida um comedão que se encontrará em primeiro aberto (um ponto branco) e, posteriormente sob o efeito da oxidação do sebo em contacto com o ar, torna-se preto (um ponto negro). A isto chama-se acne de retenção.
Se não for tratada, o passo seguinte é a acne inflamatória. Este é o resultado da infeção de uma borbulha pela proliferação da bactéria Cutibacterium Acnes. Estas manchas tomam a forma de pápulas (borbulhas grandes, duras e vermelhas), por vezes, cobertas por pústulas (contendo um líquido purulento).
Tenho notado que, se não limpo a minha pele com regularidade, as borbulhas surgem constantemente e não há nada que possa fazer. Acontece especialmente na semana anterior ao meu período.
Acne hormonal para homens e mulheres
Menstruação, gravidez, menopausa… A atividade hormonal feminina flutua durante muito tempo e esta é uma das principais razões pelas quais a acne hormonal persiste. As borbulhas tendem a ser inflamatórias e aparecem frequentemente pouco antes da menstruação da mulher, especialmente na parte inferior do rosto (à volta do queixo e do maxilar).
Embora os homens não sejam poupados da acne hormonal na puberdade, os seus problemas de pele regridem geralmente e desaparecem na idade adulta depois da estabilização das hormonas. Quando as borbulhas persistem, localizam-se principalmente nas costas e no pescoço.
Uma vez descartadas outras causas possíveis da acne, tais como a utilização de certos produtos cosméticos, é tempo de tomar medidas! Há todo um exército de cuidados disponíveis para a acne hormonal, tanto em adolescentes, como em adultos. Cuidados locais com propriedades anti-inflamatórias e purificantes, antibióticos orais, tratamentos hormonais… O seu dermatologista poderá dizer-lhe como cuidar eficazmente da sua acne hormonal e adotar uma rotina diária apropriada de cuidado da pele.
E a pílula? Algumas formas de pílula contracetiva são boas para a sua pele, mas outras podem causar borbulhas. Peça conselhos ao seu ginecologista.
A desvantagem de alguns tratamentos tópicos para a acne hormonal é que a pele fica muito vulnerável. Esta precisa então de cuidados adequados para compensar esta situação. Tal começa com uma limpeza suave da pele e remoção da maquilhagem utilizando um creme de limpeza sem sabão. Também pode pulverizar no rosto água termal com propriedades calmantes. Sem resíduos de água da torneira, a pele está pronta para receber um creme calmante que vai restabelecer o conforto da pele.
O seu mantra deve ser “suave, suave, suave”! É assim que pode criar as condições para (finalmente!) se livrar da acne hormonal, seja adolescente, seja adulto. Uma abordagem suave é conseguida através do desenvolvimento de bons hábitos de cuidado da pele (não esfregue discos de algodão com demasiada força contra a pele e não rebente as borbulhas), bem como através da escolha dos produtos que aplica na pele. As expressões “não comedogénico” ou “pele com tendência acneica” ajudarão a orientar-se.
Eau Thermale Avène, produtos concebidos para se reencontrar com a sua pele
NEWSLETTER
Estamos sempre aqui para a sua pele!
Todas as nossas dicas para cuidar da sua pele no dia a dia.
Diagnóstico
que rotina de cuidado do rosto devo adotar?
Descubra a sua rotina idela!