Conteúdos

Acne hormonal

A acne hormonal aparece pela primeira vez na puberdade (80 %* dos adolescentes são afetados em graus variáveis) e pode voltar a aparecer ou surgir na vida adulta, especialmente nas mulheres. Mas, felizmente, é possível tratar a acne hormonal. Aqui estão alguns segredos para compreender e acalmar a sua acne hormonal.

O que é a acne hormonal?

O que é a acne hormonal?

Tanto para raparigas, como para rapazes, a acne começa geralmente na puberdade. A causa é uma perturbação hormonal, que faz com que a pele produza mais sebo. Pode ser difícil para o sebo fluir através dos poros, os pequenos orifícios que o drenam. Então, a pele acaba por tornar-se oleosa e a acne pode aparecer no rosto, nas costas, nos ombros, no decote, etc.

Geralmente, a acne hormonal desaparece após a adolescência. Mas, por vezes, persiste, regressa ou é desencadeada na vida adulta. A acne hormonal é menos falada e, no entanto, um quarto dos adultos é afetado por ela, a grande maioria dos quais são mulheres. 

Quais são as diferentes fases da acne hormonal?

Não existe um, mas vários tipos de acne, que podem surgir sucessivamente ou estarem presentes ao mesmo tempo.

O pré-requisito para a acne na adolescência é a hiperseborreia, quando a pele produz demasiado sebo devido a alterações hormonais. Nesta fase, a pele é simplesmente oleosa.

Um microcomedão pode começar a formar-se sob a pele onde o excesso de sebo se torna mais espesso e se transforma numa espécie de espinha que obstrui o poro. Inicialmente invisível, torna-se de seguida um comedão que se encontrará em primeiro aberto (um ponto branco) e, posteriormente sob o efeito da oxidação do sebo em contacto com o ar, torna-se preto (um ponto negro). A isto chama-se acne de retenção.

Se não for tratada, o passo seguinte é a acne inflamatória. Este é o resultado da infeção de uma borbulha pela proliferação da bactéria Cutibacterium Acnes. Estas manchas tomam a forma de pápulas (borbulhas grandes, duras e vermelhas), por vezes, cobertas por pústulas (contendo um líquido purulento).

 

av_acne_adolescent_points-noirs_1x1 472x472

Tenho notado que, se não limpo a minha pele com regularidade, as borbulhas surgem constantemente e não há nada que possa fazer. Acontece especialmente na semana anterior ao meu período.

Ana, 16 anos

Acne hormonal para homens e mulheres

A acne hormonal afeta homens e mulheres, mas não ao mesmo tempo nem nas mesmas zonas.

Nas mulheres

Menstruação, gravidez, menopausa… A atividade hormonal feminina flutua durante muito tempo e esta é uma das principais razões pelas quais a acne hormonal persiste. As borbulhas tendem a ser inflamatórias e aparecem frequentemente pouco antes da menstruação da mulher, especialmente na parte inferior do rosto (à volta do queixo e do maxilar).

Nos homens

Embora os homens não sejam poupados da acne hormonal na puberdade, os seus problemas de pele regridem geralmente e desaparecem na idade adulta depois da estabilização das hormonas. Quando as borbulhas persistem, localizam-se principalmente nas costas e no pescoço.

Que cuidados estão disponíveis para a acne hormonal?

Que cuidados estão disponíveis para a acne hormonal?

Uma vez descartadas outras causas possíveis da acne, tais como a utilização de certos produtos cosméticos, é tempo de tomar medidas! Há todo um exército de cuidados disponíveis para a acne hormonal, tanto em adolescentes, como em adultos. Cuidados locais com propriedades anti-inflamatórias e purificantes, antibióticos orais, tratamentos hormonais… O seu dermatologista poderá dizer-lhe como cuidar eficazmente da sua acne hormonal e adotar uma rotina diária apropriada de cuidado da pele. 
 

E a pílula? Algumas formas de pílula contracetiva são boas para a sua pele, mas outras podem causar borbulhas. Peça conselhos ao seu ginecologista.

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)

Alguns tratamentos que são prescritos para tratar a acne hormonal irritam e secam a pele. Portanto, é necessário reequilibrar a pele.

A desvantagem de alguns tratamentos tópicos para a acne hormonal é que a pele fica muito vulnerável. Esta precisa então de cuidados adequados para compensar esta situação. Tal começa com uma limpeza suave da pele e remoção da maquilhagem utilizando um creme de limpeza sem sabão. Também pode pulverizar no rosto água termal com propriedades calmantes. Sem resíduos de água da torneira, a pele está pronta para receber um creme calmante que vai restabelecer o conforto da pele.

As coisas certas a fazer para acalmar a acne hormonal

As coisas certas a fazer para acalmar a acne hormonal

O seu mantra deve ser “suave, suave, suave”! É assim que pode criar as condições para (finalmente!) se livrar da acne hormonal, seja adolescente, seja adulto. Uma abordagem suave é conseguida através do desenvolvimento de bons hábitos de cuidado da pele (não esfregue discos de algodão com demasiada força contra a pele e não rebente as borbulhas), bem como através da escolha dos produtos que aplica na pele. As expressões “não comedogénico” ou “pele com tendência acneica” ajudarão a orientar-se.

Da mesma gama

As nossas soluções para a acne hormonal

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para se reencontrar com a sua pele

Cleanance Água Micelar

Cleanance Água Micelar

Remove maquiagem - Mattifica - Limpa - Desmaquilha

Cleanance Sérum Corretor

Cleanance Sérum Corretor

Uniformiza o tom da pele - Reduz imperfeições - Refina a textura da pele

Cleanance Cuidado de Dia com Cor SPF 30

Cleanance Cuidado de Dia com Cor SPF 30

Uniformiza o tom da pele - Reduz imperfeições - Fecha os poros

Cleanance Women Creme de Noite Suavizante

Cleanance Women Creme de Noite Suavizante

Reduz imperfeições - Reduz marcas residuais - Refina a textura da pele

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma - Restaura a barreira da pele - Calma

Voltar ao topo