Conteúdos

Causas e prevenção

Compreender a hipersensibilidade da pele para cuidar melhor dela. Tem uma pele que fica repuxada ou quente com muita facilidade? Formigueiro ou vermelhidão no rosto ao mais pequeno “ataque”? Quando se tem uma pele hipersensível e reativa, o desconforto é muito comum. Para proporcionar um alívio duradouro destes sintomas, é importante identificar a causa da irritação e depois escolher a solução mais apropriada.

av_peaux-sensibles_schema_agressions-exterieures_1x1 472x472

De onde vem esta hipersensibilidade da pele?

A epiderme é uma barreira protetora. A primeira coisa a fazer é evitar que elementos externos penetrem na pele. Se a barreira epidérmica estiver enfraquecida, perde a capacidade de deter agressores externos, tais como irritantes ou alergénicos. Isto é o que acontece com a pele reativa, cujo escudo protetor já não é suficientemente forte para a proteger de forma eficaz.
A segunda coisa a fazer é impedir que a água contida na pele escape. No caso de alguns tipos de pele hipersensível, a barreira epidérmica é demasiado fraca para desempenhar esta função de forma adequada. A água da pele evapora-se mais facilmente do que o normal, deixando a pele mais seca e desidratada (e, portanto, mais frágil e com sensação de desconforto).
A: Pele normal
B: Pele reativa

 

A outra causa de hipersensibilidade: recetores sensoriais demasiado sensíveis

Existem muitos recetores sensoriais na superfície da pele. O seu papel é transmitir um alerta ao cérebro quando a pele sofre algum tipo de agressão, causando assim uma sensação de formigueiro, repuxamento, rubor, etc. Quando a pele está hipersensível, estes recetores enviam informação ao cérebro à mais pequena oportunidade, causando desconforto, prurido e ardor.

av_peaux-sensibles_schema_recepteurs-sensoriels_1x1 1. Derme 2. Epiderme 3. Recetores sensoriais 4. Agressores externos 5. Sinal de alarme

PELE HIPERSENSÍVEL E REATIVA

O que desencadeia uma reação?

 

Agressores externos

A pele é única de pessoa para pessoa e pode reagir de forma diferente aos agressores externos. Quando a pele hipersensível reage, os agressores são frequentemente os seguintes:

  • O sol, de tal forma que por vezes pode pensar que se tem uma alergia solar.
  • Vento, ar condicionado e variações de temperatura provocam irritação e desencadeiam reações desconfortáveis, especialmente se tiver uma pele que reage ao frio.
  •  Água, porque está carregada de minerais, que podem causar sensações inesperadas na pele, tais como na pele que reage ao calcário.
  • Poluição.
  • Produtos químicos e irritantes encontrados na composição de alguns cosméticos, que podem desencadear uma forte reação na pele na primeira aplicação ou após uso prolongado.

Causas internas:

Uma erupção cutânea surgiu sem nenhum motivo aparente? Sente prurido no rosto, mas não consegue identificar a causa? Os fatores individuais são difíceis de determinar uma vez que há muitos fatores que variam ao longo de uma vida. De facto, a pele hipersensível pode reagir a elementos tais como:

  •  Alterações hormonais relacionadas com a puberdade, ciclo menstrual, gravidez ou menopausa.
  • Fatores psicológicos e emoções fortes, como o stress ou a raiva.

Existem soluções para a pele hipersensível? Não se preocupe, existem.

Cosmética Estéril®: produtos adaptados à pele hipersensível.

Se a sua pele é hipersensível, provavelmente já notou que não pode tolerar certos produtos cosméticos. Ingredientes específicos causam isto. A Cosmética Estéril® é a solução mais adequada para os tipos de pele mais exigentes. A Cosmética Estéril sem perfume e sem conservantes® contém apenas os ingredientes essenciais para acalmar, hidratar e proteger a sua pele. Como o próprio nome sugere, os produtos são fabricados num ambiente estéril, e o sistema de fecho é hermeticamente selado para evitar a contaminação. Por conseguinte, não são necessários conservantes e a tolerância é ótima. A Cosmética Estéril® hidrata e suaviza a pele com o máximo respeito, minimizando qualquer risco de reação cutânea.

av_peaux-sensibles_formule-simplifiee_1200x294 1600x500

Uma rotina de cuidados simples e eficaz

Desmaquilhantes, loções, bálsamos, cremes: já experimentou vários produtos cosméticos com fórmulas diferentes para tentar suavizar a sua pele hipersensível? Quanto mais alternativas diferentes utilizar, mais substâncias potencialmente irritantes entrarão em contacto com a sua pele. Pode então ser difícil identificar os ingredientes que provocam uma reação mais forte na sua pele. Um dos nossos principais conselhos às pessoas com sensibilidade cutânea é, rever a sua rotina de cuidados de pele.. O objetivo é evitar o aumento do número de produtos cosméticos e equilibrar o jogo, concentrando-se em produtos seguros, sem fragrâncias e sem conservantes, limitando assim os riscos de irritação.

Voltar ao topo