-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
A adolescência já lá vai... ainda assim, reparou que o seu rosto está vermelho e com manchas, sintomas que trazem à memória esses tempos? Estes podem ser indicadores de rosácea pápulo-pustulosa, também conhecida como “acne rosácea”. Vamos examinar este problema de pele que afeta principalmente o centro do rosto e causa um enorme desconforto.
Por detrás deste nome encantador esconde-se um problema de pele que afeta muitas pessoas em diferentes graus. Isto pode variar desde a vermelhidão difusa ao aparecimento de pequenos vasos sanguíneos no rosto ou até ao surto de pequenas manchas brancas. Em todos os casos, esta vermelhidão torna-se permanente. As pessoas com rosácea ficam muitas vezes envergonhadas no curso da sua vida diária, uma vez que a vermelhidão se concentra frequentemente no nariz, bochechas e queixo.
Outrora conhecida como "acne rosácea", a rosácea pápulo-pustulosa é um tipo muito específico de rosácea. Tal como os outros tipos de rosácea (eritrose e couperose), caracteriza-se por uma vermelhidão concentrada no centro do rosto. Além disso, existem lesões inflamatórias, tais como pápulas ou pústulas. Estas lesões assumem a forma de pequenas manchas brancas que podem aparecer e desaparecer no rosto de forma imprevisível. São frequentemente acompanhadas por sensações de ardor e de “picadas” na pele. Ai!
Algumas palavras do nosso especialista
Muitas vezes associada de forma errada a más práticas de saúde, a rosácea é, na verdade, uma condição multifatorial. Afeta sobretudo a pele hipersensível e vasorreativa, ou seja, pele cujos vasos sanguíneos se dilatam muito facilmente. Estes tipos de pele estão sujeitos a rubor e a uma sensação súbita de calor que o fazem "corar como um tomate". Quando a dilatação dos vasos sanguíneos não passa, a vermelhidão torna-se permanente, e ocorre a rosácea. Se sofre do tipo de rosácea pápulo-pustulosa, também verá o aparecimento de pequenas manchas, resultado de inflamação espontânea, ou infeção causada pela proliferação microbiana.
Se tem rosácea, a sua pele é sensível a muitos fatores externos e internos. Pode, portanto, reagir rapidamente quando confrontada com determinadas situações. Qual é a solução? Identificar os estímulos para melhor prevenir novas crises de vermelhidão e rosácea:
Eau Thermale Avène, produtos concebidos para a pele reativa