Conteúdos

Rosácea: da vermelhidão às manchas

A adolescência já lá vai... ainda assim, reparou que o seu rosto está vermelho e com manchas, sintomas que trazem à memória esses tempos? Estes podem ser indicadores de rosácea pápulo-pustulosa, também conhecida como “acne rosácea”. Vamos examinar este problema de pele que afeta principalmente o centro do rosto e causa um enorme desconforto.

 

O que é a rosácea?

Por detrás deste nome encantador esconde-se um problema de pele que afeta muitas pessoas em diferentes graus. Isto pode variar desde a vermelhidão difusa ao aparecimento de pequenos vasos sanguíneos no rosto ou até ao surto de pequenas manchas brancas. Em todos os casos, esta vermelhidão torna-se permanente. As pessoas com rosácea ficam muitas vezes envergonhadas no curso da sua vida diária, uma vez que a vermelhidão se concentra frequentemente no nariz, bochechas e queixo.

av_peaux-sensibles_acne_rosacee_1x1 472x472
av_peaux-sensibles_acne_papulo-pustuleuse_rosacee 472x472

 

Quando as manchas pioram a vermelhidão

Outrora conhecida como "acne rosácea", a rosácea pápulo-pustulosa é um tipo muito específico de rosácea. Tal como os outros tipos de rosácea (eritrose e couperose), caracteriza-se por uma vermelhidão concentrada no centro do rosto. Além disso, existem lesões inflamatórias, tais como pápulas ou pústulas. Estas lesões assumem a forma de pequenas manchas brancas que podem aparecer e desaparecer no rosto de forma imprevisível. São frequentemente acompanhadas por sensações de ardor e de “picadas” na pele. Ai!

Algumas palavras do nosso especialista

Muitas vezes associada de forma errada a más práticas de saúde, a rosácea é, na verdade, uma condição multifatorial. Afeta sobretudo a pele hipersensível e vasorreativa, ou seja, pele cujos vasos sanguíneos se dilatam muito facilmente. Estes tipos de pele estão sujeitos a rubor e a uma sensação súbita de calor que o fazem "corar como um tomate". Quando a dilatação dos vasos sanguíneos não passa, a vermelhidão torna-se permanente, e ocorre a rosácea. Se sofre do tipo de rosácea pápulo-pustulosa, também verá o aparecimento de pequenas manchas, resultado de inflamação espontânea, ou infeção causada pela proliferação microbiana.

O que causa vermelhidão e manchas?

Se tem rosácea, a sua pele é sensível a muitos fatores externos e internos. Pode, portanto, reagir rapidamente quando confrontada com determinadas situações. Qual é a solução? Identificar os estímulos para melhor prevenir novas crises de vermelhidão e rosácea:

  • Cosméticos: alguns ingredientes presentes nos produtos cosméticos podem irritar a sua pele
  • Alimentos: alimentos quentes ou picantes, bebidas quentes ou alcoólicas podem causar fortes reações na pele do seu rosto

  • Exercício: esforço físico intenso fará com que as suas bochechas fiquem vermelhas
  • Clima: mudanças bruscas de temperatura (especialmente do frio para o calor), vento ou sol podem tornar a sua pele mais frágil
av_peaux-sensibles_effort_visage_rouge_1x1 472x472

VERMELHIDÃO E MANCHAS DERIVADAS DE ROSÁCEA

Como é que posso acalmar estes sintomas?

Viver com rosácea todos os dias não é fácil, mas existem soluções para combater a vermelhidão e as manchas, condições que nem sempre são fáceis de lidar. Aqui estão algumas dicas práticas para se sentir mais confortável:
 

  • Aliviar a pele com produtos anti-vermelhidão que contêm os ingredientes ativos necessários para acalmar a sensação de desconforto e preservar o equilíbrio do microbioma da pele.
  • Proteja o seu rosto com produtos cosméticos adequados à pele sensível propensa a vermelhidão, protegendo-a dos agressores externos ao mesmo tempo que reduz a reatividade cutânea.

  • Utilize métodos suaves e não irritantes, aplique os produtos com a ponta dos dedos e utilize água termal para limpar a sua pele.
  • Escolha a maquilhagem certa, utilizando produtos como um stick de correção verde e uma base adequada à sua pele, o que ajudará a minimizar a vermelhidão e as manchas, e, por conseguinte, aumentar a sua confiança!

Da mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA A PELE COM VERMELHIDÃO

Eau Thermale Avène, produtos concebidos para a pele reativa

Antirougeurs DIA Creme Suavizante antivermelhidão SPF 30

Antirougeurs DIA Creme Suavizante antivermelhidão SPF 30

Protege - Hidrata - Reduz vermelhidão

Antirougeurs DIA Emulsão Suavizante SPF 30

Antirougeurs DIA Emulsão Suavizante SPF 30

Protege - Hidrata - Reduz vermelhidão

Antirougeurs Leite de Limpeza Calmante

Antirougeurs Leite de Limpeza Calmante

Remove a maquilhagem - Limpa - Reduz vermelhidão - Desmaquilha - Suaviza

Antirougeurs CALM Máscara Suavizante

Antirougeurs CALM Máscara Suavizante

Acalma - Hidrata - Reduz vermelhidão

Antirougeurs UNIFY Cuidado Uniformizador SPF 30

Antirougeurs UNIFY Cuidado Uniformizador SPF 30

Protege - Hidrata - Reduz vermelhidão

Voltar ao topo