
Nutrir CORPO
A OPINIÃO DO NOSSO MÉDICO
-
• As peles secas comuns
São as mais frequentes. Vários factores em causa : a idade (sobretudo ao nível dos braços e das pernas), as condições climáticas (o frio seco no Inverno, o vento e o sol), os produtos de higiene com tensioactivos detergentes muito agressivos ...
• As peles secas patológicas
É necessário em primeiro lugar, realizar um diagnóstico preciso para eliminar um problema cutâneo isolado que se pode corrigir facilmente (ao suprimir os cuidados de higiene agressivos e utilizando um creme hidratante). O dermatologista pode aconselhar, em seguida, um tratamento adaptado à secura da sua pele. -
Sim, mas não só: não se pode rehidratar a camada superficial da epiderme apenas bebendo água. Os lípidos (gorduras) são também indispensáveis para fixar a água.
-
Sim. A exposição ao sol é uma agressão (queimadura) à qual a epiderme reage fabricando mais pigmento (é o bronzear) e tornando-se mais espessa: constata-se uma secura transitória devido ao aumento da perda de água e ao espessamento da pele.
-
Sim. Certas águas domésticas possuem um elevado teor em calcário: são as chamadas águas duras. Podem acentuar o efeito secante dos produtos de higiene.
Pode suavizar-se a água através de dispositivos específicos ou compensar esta dureza utilizando produtos nutritivos. -
A finalidade é nutrir e hidratar a pele limitando as agressões e as irritações.
Para a higiene, deve evitar-se os sabões e privilegiar os pains ou os geles nutritivos, enriquecidos em ingredientes protectores e hidratantes.
Para os cuidados, os cremes emolientes hidratam e nutrem a pele e asseguram uma boa coesão da epiderme, indispensável à função de barreira protectora.
E importante aplicar estes cuidados regularmente, de preferência diariamente.