Intolerâncias e alergias

Intolerâncias e alergias

Quer a pele seja intolerante ou esteja sensibilizada por uma reacção imunológica, é indispensável respeitar as suas exigências e utilizar produtos de elevada tolerância e extremamente suaves.

A OPINIÃO DO NOSSO MÉDICO

PERGUNTAS / RESPOSTAS
  • A pele sensível possui a particularidade de reagir mais rapidamente ou mais intensamente do que uma pele normal a um mesmo agressor,em condições similares. Exprime-se por sensações desagradáveis (repuxar, picadas, prurido...) e, por vezes, vermelhidão ou secura.

  • São complexos. A pele é um órgão que exerce diversas funções; assim sendo, vários tipos de anomalias podem provocar sensibilidade cutânea: lesões da camada córnea que perturbam a sua função barreira, hipervascularização que causa vermelhidão ...

  • Mesmo se a pele for sensível, é possível atenuar esta sensibilidade cutânea suprimindo os produtos mal suportados e substituindo-os por produtos específicos bem tolerados e, em geral, dotados de um elevado poder hidratante da camada córnea.

  • Para a higiene, de preferência pains dermatológicos ou cuidados lavantes sem sabão para não agredirem a pele. Em relação aos cuidados, privilegiar os produtos com o mínimo de componentes de forma a limitar os riscos de reacção.

  • Existe frequentemente uma confusão entre pele sensível, pele intolerante e pele alérgica. As pessoas que se dizem "alérgicas" possuem uma pele muito sensível ou mesmo intolerante que reage excessivamente à aplicação de um certo número de produtos, medicamentos de aplicação tópica ou dermocosméticos para a higiene e cuidado. Uma alergia é provocada por uma reacção imunológica. Traduz-se por placas vermelhas com pequenas vesículas de eczema, forte prurido, por vezes intenso e com exsudação.

  • O seu médico aconselha a escolha dos produtos de higiene e de cuidados adaptados. Deve privilegiar os produtos que não contenham componentes conhecidos por serem irritantes ou alergizantes e que possuam uma elevada tolerância, confirmada por testes clínicos.

Intolerâncias e alergias

Quer a pele seja intolerante ou sensibilizada por uma reacção imonológica, é indispensável respeitar as suas exigências, utilizando produtos de elevada tolerância e de grande suavidade.
 

Sensibilidade, intolerância, alergia?


Sensibilidade ou Intolerância? Uma questão de grau ... Muitas pessoas possuem a pele sensível embora com diversos graus.
No entanto, é importante distinguir a pele sensível da pele sensibilizada (ou alérgica).


PELE SENSIVEL E PELE INTOLERANTE

  • Pele sensível

É uma pele fina, clara, por vezes um pouco seca, com tendência a ficar vermelha facilmente.
Pica, repuxa, aquece...
O sol é um agressor bem conhecido da pele, sobretudo da pele clara.
O frio e o vento são também mal suportados.
Certos produtos dermocosméticos ou de uso terapêutico são preparados com substâncias não adaptadas:
    - produtos de higiene que contêm tensioactivos irritantes,
    - anti-acneicos com acção peeling suave.

 


Por vezes, a pele reage excessivamente à mínina agressão; não suporta mais nada e torna-se intolerante. Pica, repuxa, fica vermelha, descama e apresenta prurido. Neste caso, é preciso escolher produtos com poucos constituintes.
 

  • Pele sensibilizada ou alérgica

A alergia é provocada por uma reacção imunológica (a um alergeno).
A nível cutâneo, traduz-se por sinais clínicos precisos: placas vermelhas com pequenas vesículas de eczema, forte prurido, inchaço e exsudação acompanhada de prurido, por vezes intenso.
Se apresentar reacções alérgicas, consultar sem demora o médico; este realizará testes alergológicos indispensáveis para encontrar o constituinte ao qual a sua pele reage.

Enviar por email
  • Conselhos de Cuidados de Pele Personalizados
  • Ofertas Especiais e Passatempos
  • Saiba mais sobre os seus produtos de eleição

Toda as peles tem diferentes necessidades,
encontre a sua rotina perfeita Eau Thermale Avène.

Comece Agora
  • Os melhores produtos para resolver os seus problemas de pele
  • Aceda aos seus produtos de eleição e informação sobre os mesmos
  • Registe as suas compras para podermos premiar a sua preferência
Registe-se agora

Busca em processamento Busca em processamento Busca em processamento

Login required

You must log into your Avène account to save this information.


Login or create an account