Como funciona a cicatrização

Quando a sua pele é ferida, inicia-se automaticamente um processo natural de reparação em 3 fases: a cicatrização. 

Tudo começa com uma fase "inflamatória" que dura de 2 a 7 dias que permite ao seu corpo defender-se: durante esta fase, a pele está vermelha e quente.   A seguir, as células da pele são ativadas para fechar a ferida com novo tecido (a fase de "proliferação"). Após cerca de 15 dias, a sua cicatriz entra numa fase de "remodelação epidérmica" que pode durar até 2 anos!

Se os danos forem superficiais, a sua pele pode regenerar-se completamente. Em caso de feridas mais profundas, muitas vezes permanece uma cicatriz. Mas ainda pode agir para ajudar a cicatrizar a sua ferida.

Reconhecer o tipo de cicatriz para tratá-la melhor

Há muitos tipos de cicatrizes. Compreender o tipo de cicatriz que tem significa que pode escolher bons hábitos e cuidados para si. 

PLANO OU BRANCO – Este é o tipo de cicatriz mais comum. Suaves e discretas, estas cicatrizes desvanecem com o tempo até por vezes se tornarem quase invisíveis.

HIPERTRÓFICO – Inchado e avermelhado no sítio da lesão inicial, este tipo de cicatriz pode provocar comichão e ser doloroso. Estas cicatrizes podem ser tratadas com bons hábitos.

QUELOIDE – Vermelho, inchado e muitas vezes doloroso, este tipo de cicatriz espalha-se à volta da ferida original. Estas cicatrizes podem ser tratadas com medicação e até com cirurgia. 

ATRÓFICA – Deixadas na sequência de acne grave ou varicela, estas pequenas marcas são frequentemente circulares e ligeiramente côncavas na pele. A melhor solução para estas cicatrizes é a prevenção.

Tudo o que precisa de saber sobre uma boa cicatrização

"Esta cicatriz agora faz parte de mim. Preferia não a ter, é certo! Mas graças aos cuidados que lhe dei, reduziu. Tornei-a minha e agora aceito-a"

Júlia38 anos

A regra de ouro para uma boa cicatrização: agir rapidamente

Uma queda de bicicleta aparatosa, uma faca que escorrega na cozinha, uma ferida que infeta, uma operação cirúrgica... A nossa pele transporta todos os vestígios das nossas experiências. 

Enquanto algumas cicatrizes apenas aparecem por um período curto, outras duram mais tempo. Por vezes, podem ser difíceis de suportar. Para evitar que estas marcas ocupem demasiado espaço na sua vida, é essencial agir rapidamente e estar muito vigilante quando se trata do seu progresso de cicatrização. A forma como trata a sua ferida tem muito a ver com a qualidade da sua cicatriz.

Como curar bem a sua cicatriz

Acabar com as cicatrizes da acne

Todos nós temos memórias da adolescência que preferíamos esquecer. Mas quando as borbulhas desaparecem, por vezes as cicatrizes permanecem e o mesmo acontece com a nossa frustração. É difícil conviver com essas cicatrizes. A melhor maneira de evitar cicatrizes de acne é prevenir o seu aparecimento em primeiro lugar. Vamos falar sobre isso.

Descubra como evitar cicatrizes de acne

Como cuidar da sua cicatriz pós-cirurgia

O impacto físico e psicológico de uma cicatriz pós-cirúrgica não deve ser subestimado. Quais são os segredos para viver bem com a sua cicatriz? Cuide da sua cicatriz com produtos à medida, combinados com uma massagem regular.

av_votre-peau_cicatrisation_genou_enfant_fille_4x5

Como melhorar o aspeto da sua cicatriz pós-cirurgia

Cicatrizes de tatuagens: tudo o que precisa de saber

Então, tomou coragem e acabou de fazer uma tatuagem! Sabia que a sua pele vai passar por diferentes fases antes de cicatrizar? É essencial ficar atento à cicatrização da sua tatuagem para poder desfrutar de uma obra de arte corporal que corresponda às suas expectativas. Precisa de conselhos?

tatuagens

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO
 

As cicatrizes e o sol são uma má combinação. Portanto, evite-a a todo o custo! Se a sua cicatriz não estiver coberta por uma ligadura ou pela roupa, proteja-a com um produto de cuidado solar de proteção muito elevada.

Todos os bons hábitos de que necessita para se proteger do sol

Como evitar cicatrizes de varicela

A varicela é inevitável na vida de qualquer criança. E uma etapa da nossa vida como pais, há que dizê-lo! É difícil para si ver o seu filho atormentado por impulsos indesejáveis de se coçar. Porque, como sabemos, coçar as borbulhas deixa cicatrizes. Precisa de acalmar as coisas?

Descubra como aliviar a comichão e encorajar a varicela a sarar.

Os benefícios da massagem para a sua cicatriz

Tenha calma e relaxe. Está na hora de uma massagem! Para melhorar o aspeto da sua cicatriz, combine a utilização de produtos adequados com um pouco de massagem para reduzir as aderências. Vamos começar?

Tudo o que precisa de saber sobre como massajar corretamente a sua cicatriz

RESPONDEMOS ÀS SUAS PERGUNTAS

Estamos aqui para ajudar a separar os factos da ficção.

A regra de ouro é agir rapidamente com os devidos cuidados e ações. 3 passos para lesões pequenas.
1/ Limpe a sua ferida com água e um sabão suave.
2/ Aplique um creme que favoreça a reparação da pele pelo menos duas vezes por dia para acalmar, limpar e reparar a sua pele.
3/ Proteja a sua pele do sol com um creme solar de proteção muito elevada (SPF 50+).
As informações mais recentes sobre como tratar adequadamente das suas cicatrizes

Uma lesão simples que não for tratada adequadamente pode piorar rapidamente. Fique atento a sinais de infeção. Líquido suspeito, mau cheiro, vermelhidão persistente, inchaço, sensação de calor, aumento da dor... Todos estes sinais indicam que a cicatrização não está a correr como deveria. Não espere: consulte um especialista rapidamente.

A crosta é um sinal de cicatrização deficiente. Enquanto a crosta estiver presente, a pele não consegue reparar-se sozinha. Para evitar que isso aconteça, pode aplicar um produto de reparação da pele.

Tal como acontece com muitas questões relacionadas com o seu corpo e pele, a principal solução é a prevenção. A melhor maneira de prevenir cicatrizes de acne é tratar a sua acne adequadamente. Se tiver espremido uma borbulha, também pode usar um creme para promover a reparação e limitar o risco de marcas.
Como evitar cicatrizes de acne

A cura depende do tipo, gravidade e localização da ferida. Algumas zonas do corpo não curam tão bem como outras (peito, esterno, costas e articulações). Mas muitos outros fatores entram em jogo: o seu estado geral de saúde, a sua dieta, se fuma ou não, a sua idade, o seu tipo de pele, etc.
As informações mais recentes sobre como tratar adequadamente das suas cicatrizes

20-gouttes_logo_eta le don d_apaiser_ft carre

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA REPARAR A SUA PELE
A gama essencial para reparar, acalmar e purificar a pele sensível e irritada de toda a família.
av_cicalfate_repairing-protective-cream_front_40ml_3282770204667

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Um creme extremamente eficaz para todos os tipos de problemas de pele: desde secura e vermelhidão a erupções cutâneas, este é O creme a ter no seu armário

Cristina, 69 anos

Descubra o produto

MAIS: IRRITAÇÃO DIÁRIA

Estamos todos expostos a todo o tipo de agressores externos que podem irritar a nossa pele, mesmo nas zonas mais íntimas. Dá comichão, pica ou arde? Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para acalmar a sua erupção cutânea e cuidar da sua pele sensível.