av_votre-peau_cicatrisation_surveiller_coupe-de-peau

Compreender a sua pele para a ajudar a cicatrizar 

A sua pele é como um super escudo com 3 camadas (epiderme, derme, hipoderme) que se repara naturalmente quando entra em contacto com agressores. Depois de uma cirurgia, é automaticamente desencadeado um processo de cicatrização em várias fases para regenerar os seus tecidos.
O processo de maturação de uma cicatriz (remodelação epidérmica) pode demorar até 2 anos! Mas embora a sua pele tenha o incrível poder de se reparar naturalmente ao longo do tempo, isso não significa que deva simplesmente deixá-la reparar-se por si mesma. Podemos ajudar o processo de cicatrização com cuidados específicos desde o início.

Existem diferentes tipos de cicatrizes: brancas e discretas, hipertróficas, queloides e atróficas. Mas há uma regra que se aplica a todas: cada pequeno gesto pode fazer uma grande diferença para melhorar a aparência da cicatriz. E quanto mais cedo, melhor!

Como pode melhorar o aspeto da sua cicatriz? 

Nunca pode cuidar suficientemente da sua pele – ou da sua cicatriz. Siga os nossos conselhos (está bem, regras!).

Regra 1: seja disciplinado Siga os conselhos do seu cirurgião à letra para evitar qualquer infeção que possa atrasar a cicatrização: limpe a ferida, mude o penso, etc.

Regra 2: fique alerta Desde as fases iniciais da cicatrização pode aplicar um cuidado adequado para promover a reparação e evitar as crostas, que podem causar cicatrizes inestéticas.

Regra 3: acima de tudo, mantenha-se firme!
Assim que a epiderme em torno da cicatriz tiver sido renovada
(fase de remodelação epidérmica), combine a utilização de produtos específicos com massagens regulares duas vezes por dia durante 5 minutos. Isto ajuda a suavizar o tecido, reduzir as aderências e estimular a circulação.

Uma gota de água de nascente

COMO MASSAJAR A SUA CICATRIZ
 

O primeiro passo essencial é determinar o grau de maturidade da sua cicatriz.
É muito simples: basta verificar o tempo que a pele demorar a recuperar a sua cor depois de ficar branca sob a pressão de um dedo.

  • Menos de 1 segundo: cicatriz não madura (geralmente até 1 mês após a ferida fechar).
  • Entre 1 e 2 segundos: cicatriz em maturação.
  • 3 segundos ou mais: cicatriz madura (geralmente após 3 meses).

Tenha cuidado: uma massagem excessiva pode piorar a evolução e o aspeto da cicatriz. Não massaje uma cicatriz que ainda esteja inflamada.
Fez esse pequeno teste? Encontre um cuidado adequado e comece a massajar!

  • <p><strong>Cicatrizes n&atilde;o maduras: APLICAR DELICADAMENTE</strong></p><p>Comece por aplicar suavemente o cuidado na cicatriz e na zona circundante, aplicando uma press&atilde;o suave. Em seguida, alise na dire&ccedil;&atilde;o da cicatriz.</p>

    Cicatrizes não maduras: APLICAR DELICADAMENTE

    Comece por aplicar suavemente o cuidado na cicatriz e na zona circundante, aplicando uma pressão suave. Em seguida, alise na direção da cicatriz.

  • <p><strong>Cicatriz em matura&ccedil;&atilde;o: BELISCAR E MASSAJAR</strong></p><p>Belisque suavemente a pele entre o polegar e o indicador, enrolando a dobra para cima e na dire&ccedil;&atilde;o da cicatriz at&eacute; o cuidado penetrar na pele (cerca de 5&nbsp;minutos).</p>

    Cicatriz em maturação: BELISCAR E MASSAJAR

    Belisque suavemente a pele entre o polegar e o indicador, enrolando a dobra para cima e na direção da cicatriz até o cuidado penetrar na pele (cerca de 5 minutos).

  • <p><strong>Cicatriz madura: ESTICAR</strong></p><p>Estique a cicatriz com os dedos indicador e m&eacute;dio, ainda na dire&ccedil;&atilde;o da cicatriz, at&eacute; o cuidado penetrar na pele (cerca de 5&nbsp;minutos).</p>

    Cicatriz madura: ESTICAR

    Estique a cicatriz com os dedos indicador e médio, ainda na direção da cicatriz, até o cuidado penetrar na pele (cerca de 5 minutos).

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO

Dicas adicionais para uma cicatriz ainda mais bonita! 

– Proteja a sua cicatriz do sol com um penso, uma peça de vestuário ou um creme solar de proteção muito elevada (SPF 50+), especialmente após uma cirurgia estética ou procedimentos dermatológicos no rosto. 

– Evite que as roupas friccionem contra a cicatriz e a irritem (por exemplo, após uma cesariana, cirurgia de elevação dos seios, redução dos seios, etc.).

– Seja gentil consigo mesmo. Aceite que terá de viver em câmara lenta durante algum tempo para não colocar demasiada tensão na sua cicatriz. 

– Coma uma dieta equilibrada rica em vitamina C, proteínas e ferro, que promove a cura. Limite a ingestão de álcool e tabaco.

Na mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA REPARAR A SUA PELE

A gama essencial para reparar, acalmar e purificar a pele sensível e irritada de toda a família.

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Reparos, seca, purifica

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Acalma, reparos, purifica

Cicalfate+ Gel Cicatrizes

Cicalfate+ Gel Cicatrizes

Acalma, reduz cicatrizes

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Hidratos, protege, reparos

Cicalfate Bálsamo Reparador Lábios

Cicalfate Bálsamo Reparador Lábios

Nutre, protege, reparos