-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
A sua pele é como um super escudo com 3 camadas (epiderme, derme, hipoderme) que se repara naturalmente quando entra em contacto com agressores. Depois de uma cirurgia, é automaticamente desencadeado um processo de cicatrização em várias fases para regenerar os seus tecidos.
O processo de maturação de uma cicatriz (remodelação epidérmica) pode demorar até 2 anos! Mas embora a sua pele tenha o incrível poder de se reparar naturalmente ao longo do tempo, isso não significa que deva simplesmente deixá-la reparar-se por si mesma. Podemos ajudar o processo de cicatrização com cuidados específicos desde o início.
Existem diferentes tipos de cicatrizes: brancas e discretas, hipertróficas, queloides e atróficas. Mas há uma regra que se aplica a todas: cada pequeno gesto pode fazer uma grande diferença para melhorar a aparência da cicatriz. E quanto mais cedo, melhor!
Nunca pode cuidar suficientemente da sua pele – ou da sua cicatriz. Siga os nossos conselhos (está bem, regras!).
Regra 1: seja disciplinado Siga os conselhos do seu cirurgião à letra para evitar qualquer infeção que possa atrasar a cicatrização: limpe a ferida, mude o penso, etc.
Regra 2: fique alerta Desde as fases iniciais da cicatrização pode aplicar um cuidado adequado para promover a reparação e evitar as crostas, que podem causar cicatrizes inestéticas.
Regra 3: acima de tudo, mantenha-se firme!
Assim que a epiderme em torno da cicatriz tiver sido renovada (fase de remodelação epidérmica), combine a utilização de produtos específicos com massagens regulares duas vezes por dia durante 5 minutos. Isto ajuda a suavizar o tecido, reduzir as aderências e estimular a circulação.
O primeiro passo essencial é determinar o grau de maturidade da sua cicatriz.
É muito simples: basta verificar o tempo que a pele demorar a recuperar a sua cor depois de ficar branca sob a pressão de um dedo.
Tenha cuidado: uma massagem excessiva pode piorar a evolução e o aspeto da cicatriz. Não massaje uma cicatriz que ainda esteja inflamada.
Fez esse pequeno teste? Encontre um cuidado adequado e comece a massajar!
– Proteja a sua cicatriz do sol com um penso, uma peça de vestuário ou um creme solar de proteção muito elevada (SPF 50+), especialmente após uma cirurgia estética ou procedimentos dermatológicos no rosto.
– Evite que as roupas friccionem contra a cicatriz e a irritem (por exemplo, após uma cesariana, cirurgia de elevação dos seios, redução dos seios, etc.).
– Seja gentil consigo mesmo. Aceite que terá de viver em câmara lenta durante algum tempo para não colocar demasiada tensão na sua cicatriz.
– Coma uma dieta equilibrada rica em vitamina C, proteínas e ferro, que promove a cura. Limite a ingestão de álcool e tabaco.
A gama essencial para reparar, acalmar e purificar a pele sensível e irritada de toda a família.