Resumo da questão

Tudo o que precisa de saber sobre erupções cutâneas

Tudo o que precisa de saber sobre erupções cutâneas

As erupções cutâneas fazem parte de uma pele viva, que se danifica e repara. A nossa pele é o nosso primeiro escudo contra o mundo exterior. Protege-nos de muitos elementos irritantes diferentes todos os dias. Mas por vezes é "demasiado": certos fatores alteram a barreira cutânea e causam inflamação.

Vermelhidão, inchaço, manchas, ardor, sensação de repuxar, prurido... As erupções cutâneas surgem de muitas formas e ocorrem em diferentes partes do corpo, incluindo nas zonas mais íntimas. É importante identificar a causa a fim de tratar adequadamente a erupção cutânea. A sua pele precisa de si: dê-lhe uma ajuda para que consiga suavizar e reparar-se por si mesma...

Como distinguir entre uma erupção cutânea e uma alergia

Vermelhidão no rosto, manchas nos braços, borbulhas entre os dedos ou no canto do olho... Quando a pele grita por ajuda, é natural que queira encontrar uma explicação. E por vezes surge a questão: é uma alergia ou "apenas" uma erupção cutânea?

As erupções cutâneas são geralmente muito mais comuns do que as verdadeiras alergias cutâneas. Parecem uma inflamação bastante localizada no local de contacto com um fator irritante.

As alergias, por outro lado, são uma reação imunológica (a um alergénio). Na pele, tal aparece sob a forma de sinais óbvios: manchas vermelhas com pequenas bolhas de eczema, comichão severa, inchaço e gotejamento, por vezes acompanhados de prurido intenso.
Se tiver reações alérgicas, consulte imediatamente o seu médico. Pode encaminhá-lo para um dermatologista ou alergologista para realizar testes de alergia e determinar qual o componente que está a fazer a sua pele reagir.

"A erupção que estava a sentir no meu rosto teve um enorme impacto na minha saúde mental e na minha confiança. Por causa disso, também fiquei muito «irritável»! Desde que identifiquei a causa e ajustei os meus cuidados pessoais em conformidade, já nem sequer penso nisso!"

Aurora42 anos

Irritação de contacto: a erupção cutânea mais comum

Entre o tipo mais comum de erupção cutânea está a irritação de contacto (dermatite de contacto irritante). Esta erupção cutânea pode ocorrer quando uma peça de roupa esfrega repetidamente no queixo, quando há fricção entre a pele das coxas, transpiração durante o desporto, reação a um produto mal tolerado (creme, detergente, etc.), bem como pequenas lesões diárias... Há tantas oportunidades para entrar em contacto com elementos irritantes! Como pode acalmar a sua pele irritada em alguns passos simples? Vamos contar-lhe tudo!

Prevenir e acalmar a erupção cutânea

SOS para o rabinho irritado do bebé

Ai... É difícil para si ver o rabinho do seu bebé tão vermelho e dorido. Mas não é preciso entrar em pânico. O eritema das fraldas é uma erupção cutânea ligeira que normalmente desaparece em poucos dias se der os passos certos.

 Tudo o que precisa para acalmar o seu bebé!

Erupção cutânea infecciosa: a vigilância é fundamental

Herpes, varicela, zona, impetigo... Algumas erupções cutâneas podem ser causadas por uma infeção viral, bacteriana ou fúngica, como é frequentemente o caso das infeções genitais. Se esta for a sua experiência, não deixe de consultar um farmacêutico ou um médico.

  • <span class="ezstring-field">av_votre-peau_cicatrisation_irritations-infectieuses_varicelle_4x5_367x460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_votre-peau_cicatrisation_irritations-infectieuses_herpes_4x5_367x460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_votre-peau_cicatrisation_irritations-infectieuses_zona_4x5_367x460</span>

E se for uma doença de pele?

Manchas, vermelhidão, prurido... Tem uma erupção cutânea recorrente que está a começar a ocupar demasiado espaço na sua vida? Pode ser uma doença de pele crónica como psoríase ou eczema. Felizmente, há muitas soluções calmantes.

Todas as nossas dicas para o tratamento da psoríase e eczema

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO

Cuide da sua pele escolhendo produtos com uma tolerância ótima para pele sensível (que tenham ingredientes mínimos) e evitando agressores externos (como o frio, o calor, o vento e o sol). Fique também atento aos fatores do estilo de vida: elimine fatores causadores de stress como o tabaco, o álcool, certos alimentos e, claro... o stress.

Dicas para tratar a sua erupção cutânea

Como pode ver, há muitas causas para as erupções cutâneas. Portanto, naturalmente, as soluções variam... No entanto, pode livrar-se da maioria dos tipos de erupções cutâneas com alguns passos simples. Vamos acalmar?

  • Permita que a pele descanse, deixando de usar quaisquer produtos suspeitos.
  • Limpe a pele com um produto com um pH que corresponda ao da pele.

  • Aplique um produto de cuidado da pele adequado que a sua pele consiga tolerar para ajudar a própria reparação cutânea.
  • Proteja a sua pele do sol com um creme solar com um SPF muito elevado.

Tudo o que precisa de saber para tratar as erupções cutâneas diárias

Pele e COVID-19: vamos falar sobre isso

Máscaras faciais, mudanças de estilo de vida, stress... A sua pele está na linha da frente. Esta situação sem precedentes pode levar a uma erupção cutânea. Aqui estão algumas dicas para ajudar a acalmar e cuidar da sua pele.

Como cuidar da sua pele durante a COVID-19

Uma gota de água de nascente

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA REPARAR A SUA PELE

Os produtos obrigatórios para reparar, suavizar e purificar a pele sensível e irritada de toda a família.
RESPONDEMOS ÀS SUAS PERGUNTAS

Estamos aqui para ajudar a separar os factos da ficção.

Sim, o stress pode levar a erupções cutâneas, especialmente nas pessoas mais suscetíveis. O stress afeta a imunidade da nossa pele, tornando-a mais frágil e menos capaz de se renovar. Pode ser uma via direta para o eczema, psoríase, acne e outras condições. Qual é a solução? Aprenda formas de gerir o stress e de se sentir melhor na sua pele.

A maioria das erupções cutâneas diárias está associada ao contacto com um fator irritante (fricção, frio, vento, sol, reação a um produto, etc.). No entanto, algumas erupções podem ser causadas por uma infeção viral, bacteriana ou fúngica e podem requerer tratamento com medicação. Em caso de dúvida, consulte um profissional de saúde.
Tudo o que precisa de saber sobre as causas das erupções cutâneas

Naturalmente, o tratamento de uma erupção cutânea depende da causa. Mas há algumas maneiras de acalmar a sua pele inflamada: identificar o fator irritante e eliminá-lo (esta será a sua "missão"!), usar produtos de limpeza delicados e sem sabão e aplicar um creme reparador da pele.
Tudo o que precisa de saber para cuidar da sua erupção cutânea

O tratamento de uma erupção cutânea anal depende da causa. Evidentemente, uma boa higiene é essencial: limpar a área suavemente após cada movimento intestinal com água ou um produto suave sem sabão e secar bem. Também pode usar cremes calmantes e de cuidado. Consulte um profissional de saúde se os sintomas persistirem ou piorarem.

Recomenda-se vivamente a consulta a um médico para determinar a causa da erupção cutânea. Algumas erupções cutâneas íntimas estão relacionadas com uma infeção bacteriana, fúngica ou viral e requerem tratamento médico. Para certos tipos de inflamações, como as da vulva (vulvite) ou da glande (balanite), também é possível escolher um tratamento que combine cobre e zinco para uma ação antibacteriana e antifúngica.

Em termos simples, o eritema das fraldas é uma erupção causada pela humidade e acidez no rabinho do seu bebé (devido ao uso de fraldas). Para evitar que isso aconteça, é essencial mudar a fralda do bebé regularmente. E se a erupção cutânea ocorrer mesmo assim? Acalme o seu bebé com cremes suaves, calmantes e restauradores.
As informações mais recentes sobre o eritema das fraldas

AV_CICALFATE_Brand-website_Cicalfate-plus -Repair-cream

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Desde que descobri este produto, não consigo passar sem ele. A minha pele reparou-se sozinha após uma grande borbulha e recuperou a sua flexibilidade.

Catarina, 42 anos

MAIS: CICATRIZAÇÃO

Um arranhão no joelho, um corte no dedo, uma queimadura na mão, uma arranhadela no rosto... Todos a conhecemos bem, a nossa bela equipa de pequenas lesões diárias! Mas sabe como cuidar delas adequadamente para evitar marcas altamente visíveis na sua pele? Dicas, truques e pequenos extras... Dizemos-lhe tudo o que precisa para cuidar devidamente das suas cicatrizes.