Resumo da questão

Como assegurar uma boa cicatrização?

av_votre-peau_cicatrisation_surveiller_coupe-de-peau

Porque é que a monitorização da cicatrização é tão importante?

Quando a pele é ferida, é acionado um mecanismo natural de cura para a reparar. Essa é a magia do seu corpo! Todo um regimento de células entra em ação para regenerar a sua pele, passo a passo. Param a hemorragia, protegem, higienizam e fecham a ferida antes de reconstruírem o tecido. O seu metabolismo é posto à prova para cicatrizar! Sim, a sua pele tem grandes poderes naturais. Mas tenha cuidado com o risco de complicações que possam atrasar a cicatrização. Fique alerta e dê uma ajuda à sua pele com os cuidados certos.

Uma cicatriz pode levar vários meses ou mesmo anos a atingir a sua aparência final. Por isso, boas notícias: tem tempo para atuar... Mas quanto mais cedo, melhor! Dê a si próprio a melhor hipótese de ficar com uma bonita cicatriz usando cremes e outros cuidados adequados.

Regra 1: vigie de perto a sua ferida 

A qualidade da sua cicatriz é em grande parte determinada pela forma como cuida da sua ferida. Uma ferida é uma área viva, cuja aparência muda com o tempo, mais ou menos rapidamente, dependendo da natureza da lesão.

Dito de forma simples: se a sua ferida estiver vermelha nas fases iniciais, geralmente isso é bom sinal.  Significa que o tecido da cicatriz está a sarar. Mas tome nota se vir uma aparência amarelada, fibrosa ou manchas escuras e/ou repuxadas. 

Quando deve preocupar-se?

 Se a sua ferida não sarar após 6 semanas, se ficar dolorosa, se libertar muito líquido ou tiver um cheiro desagradável, tem de consultar um profissional de saúde.

Bons hábitos para cicatrizar bem

Quais são as melhores formas de toda a família curar as lesões diárias? Leia, releia e memorize estes hábitos para não ficar sempre na dúvida!

1: Limpeza
As suas mãos estão limpas? Limpe a sua ferida com água e sabão suave para remover corpos estranhos. Em seguida, seque a ferida, de preferência com uma compressa. No caso de uma ferida grande, considere isolar a ferida com uma ligadura.
2: Acelerar a reparação
Aplique um creme que favoreça a reparação da pele pelo menos duas vezes por dia para estimular o processo de reparação da pele. Se a sua ferida libertar líquido, escolha uma fórmula secante.

3: Proteção solar
As cicatrizes não gostam do sol. Tanto no verão como no inverno, tome as medidas certas para desfrutar do sol com toda a segurança.

 

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO

O que devo comer para ter uma boa cicatrização?

O seu corpo e a sua pele precisam de uma dieta saudável e variada para se curarem adequadamente. É a oportunidade perfeita para experimentar algumas receitas novas! 

Encha o seu prato com alimentos ricos em vitamina C (citrinos, kiwis, morangos, groselhas negras, pimentos, groselhas vermelhas, etc.) e proteínas, como ovos, carne e peixe. Também deve apostar em alimentos ricos em ferro: marisco, carne vermelha, leguminosas, etc. 

Alguns alimentos devem ser evitados, como leite, açúcar (infelizmente!) e certas especiarias (curcuma, gengibre, etc.).

Na mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA REPARAR A SUA PELE

A gama essencial para reparar, acalmar e purificar a pele sensível e irritada de toda a família.

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Reparos, seca, purifica

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Cicalfate+ Creme Reparador Protetor

Acalma, reparos, purifica

Cicalfate+ Gel Cicatrizes

Cicalfate+ Gel Cicatrizes

Acalma, reduz cicatrizes

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Hidratos, protege, reparos

Cicalfate Bálsamo Reparador Lábios

Cicalfate Bálsamo Reparador Lábios

Nutre, protege, reparos