Conteúdos

Acne: apoiar o seu filho adolescente

Muitos pais temem-na: a chegada da acne à vida dos adolescentes, uma forma de dermatite que afeta 80% dos adolescentes e estraga a vida de alguns. Além de encontrar os cuidados certos, o papel dos pais é ajudar o filho adolescente a ultrapassar este período difícil o mais calmamente possível e manter a sua autoconfiança. Aqui estão algumas formas de o apoiar e tranquilizar.

Acne: alterações hormonais e autoimagem

A puberdade leva a alterações corporais ligadas a perturbações hormonais: a partir dos 10 anos de idade nas raparigas e um pouco mais tarde nos rapazes, desenvolvem-se características sexuais secundárias (cabelo, seios, mudança de voz, etc.). Esta também é a altura em que a acne pode aparecer na pele do seu filho adolescente.

Estes sinais físicos são acompanhados de mudanças psicológicas e comportamentais completamente normais. O seu filho adolescente está gradualmente a separar-se da influência dos pais e a interessar-se muito pelos seus amigos e pela imagem que projetam, o que é tão importante para os adolescentes do século XXI. Mas, quando a acne está envolvida, o impacto psicológico pode ser significativo e pode mesmo contribuir para que o seu filho se afaste.

Pele com tendência acneica / Causas

 

Apoiar o seu filho adolescente: estabelecer um diálogo

Longe vão os dias em que descia à altura do filho e lhe falava com contacto ocular. Agora, passa por si e evita o seu olhar. Acha o novo corpo dele perturbador e sente-se sobrecarregado com os problemas de pele. Gostaria de falar disto com o seu filho adolescente, e tem razão em fazê-lo, mas como é que o faz? 

O primeiro passo é estabelecer um diálogo equilibrado: já não se pode falar com os adolescentes como se fossem crianças e eles precisam de se sentir confortáveis na conversa. Há uma pequena técnica que se revela eficaz: abordar o assunto suavemente… e sentar-se ao lado do adolescente em vez de se sentar à sua frente. No carro ou no sofá, quando estiverem a sós e tiverem um momento calmo, basta fazer a pergunta: “Vejo que te apareceram as primeiras borbulhas de acne. Queres falar sobre isso?”.

Acne: como fazer com que desapareça

Depois de falar do assunto com o seu filho adolescente, cabe-lhe a si mostrar-lhe que existem soluções.

Explique as causas da acne ao adolescente.

A acne é causada por hormonas que levam a um aumento da produção de sebo pelas glândulas da pele (glândulas sebáceas). Mas a hereditariedade também desempenha um papel: o risco de desenvolver acne é maior nas pessoas com um progenitor que foi afetado. Se foi afetado durante a sua adolescência e desde então recuperou a sua pele suave de bebé, agora é a altura de falar com o seu filho adolescente sobre isso! Existem outros fatores que podem contribuir para a acne, como o stress, uma alimentação rica em açúcares ou cosméticos impróprios. Fale nos hábitos que poderá ser capaz de mudar.

Encoraje o seu filho adolescente a cuidar dele próprio

Se a acne do seu filho adolescente for resistente a estas pequenas mudanças, está na altura de acelerar o passo. Se se sentir suficientemente confiante, porque não sugerir que fale com o médico de clínica geral? Ou consulte diretamente um dermatologista, em particular se a acne piorar. Para convencer o seu filho adolescente (gentilmente!), explique que, quanto mais depressa se tratar da acne, mais gentil será o plano de cuidados. A pele dele vai melhorar mais rapidamente e será possível evitar as marcas duradouras (as famosas cicatrizes de acne).

 

Pele com tendência acneica / Acne severa

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) 

A adolescência não é uma época fácil… para os pais.

O seu filho adolescente está a mudar e a vida nem sempre é fácil. Isso também se aplica a si: pode estar a debater-se para encontrar as palavras certas na altura certa. Mas, mesmo que não goste de o admitir, o seu filho adolescente precisa de si. Em particular, é preciso lembrá-lo de que os rostos lisos publicados nas redes sociais não refletem a realidade e que os produtos milagrosos vendidos sem controlo na Internet são enganosos. 

O seu papel é orientá-lo sem o pressionar. Esta via intermédia será mais fácil de adotar se teve acne na adolescência e foi capaz de fazer as pazes com esse período da sua vida. 

A acne foi traumática para mim enquanto adolescente e eu não queria que a minha filha passasse pela mesma coisa. Assim, quando ela começou a ter acne, quando tinha cerca de 15 anos, eu era uma mãe infeliz: ver a minha filha com todas aquelas borbulhas era difícil (…), por isso, levei-a rapidamente a um dermatologista para a ajudar a voltar a normalizar a sua pele e a sua vida.

Miriam, 47 anos, mãe de uma adolescente com acne severa

As coisas certas a fazer para a acne juvenil

Se a comunicação com o seu filho adolescente for realmente difícil, o seu primeiro passo como progenitor pode ser escolher produtos que se adaptem à pele dele e encorajá-lo a usá-los bem todos os dias. Se verificar uma melhoria, só isto vai encorajá-lo a respeitar o processo e/ou a dar o passo seguinte: consultar um dermatologista, se necessário.

Acne juvenil – Cuidados para pele de tendência acneica

Voltar ao topo