-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
Seca ou desidratada? A diferença é importante porque, embora a pele seca necessite de ser nutrida, a pele desidratada necessita também – e sobretudo – de hidratação! Eis algumas dicas sobre como distingui-las e dar à pele desidratada o cuidado de que necessita.
A principal diferença entre a pele seca e desidratada é que a pele seca está permanentemente seca, enquanto a pele desidratada apenas está às vezes. Esta condição temporária pode afetar todos os tipos de pele: oleosa, mista, normal ou seca. As alturas em que ocorre mais são nos períodos de alterações hormonais e sazonais. No verão e no inverno, a pele é particularmente suscetível à desidratação: frio, vento e sol danificam o filme hidrolipídico da epiderme, que já não consegue manter a humidade. Os produtos inadequados, o barbear frequente ou mesmo os duches com água demasiado quente são outros fatores que contribuem para a desidratação da pele, que também podem ser sentidos.
Para reduzir a desidratação da minha pele, além dos meus cremes, aplico um sérum pelo menos uma vez por dia, mas na maioria das vezes de manhã e à noite.
A pele desidratada é uma pele sedenta. Como posso detetar estes sinais de desidratação? Se as linhas finas forem visíveis no canto dos olhos ou nas maçãs do rosto, e as descamações (pequenas células mortas) aparecerem após a maquilhagem, a sua pele fica mais facilmente desidratada.
Mais raramente, também pode aparecer descamação nos cantos das sobrancelhas e na lateral do nariz, sobretudo no inverno. É outro sinal de que é urgente hidratar a pele.
Durante o dia, não se esqueça de levar consigo a água termal e pulverizar uma fina bruma no rosto assim que vir estes sinais na sua pele, enquanto espera até poder hidratá-la melhor à noite.
Leia atentamente os rótulos dos seus produtos de cuidados faciais: a pele desidratada necessita de pequenas quantidades de óleos para restaurar o filme hidrolipídico e a função de barreira da epiderme e de grandes quantidades de ingredientes hidratantes para manter a pele hidratada.
Por conseguinte, é aconselhável optar por produtos "hidratantes" ou "reidratantes", sob a forma de emulsão (para peles oleosas, mistas e normais), creme (para peles secas) ou gel (para todos os tipos de pele). E para impulsionar a hidratação, não há nada como um tratamento com sérum para cada mudança de estação!
Durante os períodos em que a sua pele está desidratada, escolha água morna em vez de água quente para limpar o rosto e o corpo, para não exacerbar a desidratação da pele.
E para tornar as máscaras hidratantes parte da sua rotina: aplicadas à noite e deixadas durante a noite, estas assegurarão que acorde com a pele macia e uma tez resplandecente.
Água Termal D'Avène, produtos de cuidado da pele concebidos para reidratar a sua pele