Conteúdos

Porque é importante hidratar a pele?

À primeira vista, é difícil distinguir a pele desidratada da pele seca. No entanto, cada uma tem necessidades e requisitos específicos em matéria de cuidados. Foco na pele desidratada.

av_peau-seche-deshydratee_schema_peau-jeune_peau-vieille_1x1 472x472 A: Pele seca – B: Pele normal 1 – Hipoderme 2 – Derme 3 – Epiderme 4 – Estrato córneo

Porque é que a pele fica desidratada?

Cerca de 70% da nossa pele é composta por água, da qual uma pequena parte (cerca de 10%) está concentrada na camada mais superficial: o estrato córneo. Juntamente com o filme hidrolipídico, garante a função de barreira da pele. Mas quando carece de água, esta proteção é prejudicada e a perda de água aumenta. Isto significa que a água se evapora mais facilmente. A pele fica mais frágil e menos flexível.

Isto deve-se a fatores externos, como o vento e o frio, o aquecimento, produtos cosméticos desadequados, o barbear, etc., mas também fatores internos como o envelhecimento da pele e variações hormonais. 

Assim, o produto de cuidado da pele ideal para a pele desidratada deve combinar humidade para fornecer hidratação e lípidos para restaurar a função de barreira do filme hidrolipídico e limitar a evaporação da água.

Como distinguir entre pele seca e pele desidratada?

 

Não percebi porque é que a minha pele estava a absorver a base até uma esteticista ter-me explicado que estava simplesmente desidratada.

av_peau-seche-deshydratee_zoom-peau-deshydratee_1x1 472x472

Qual é o aspeto da pele desidratada?

Pele baça, áspera e repuxada, linhas finas no canto dos olhos, maquilhagem que não aguenta e que causa marcas nas maçãs do rosto, à volta dos olhos ou da boca, pele menos elástica que parece envelhecer prematuramente... Estes são alguns dos sinais que indicam que a sua pele está desidratada. Estas características são iguais para todos os tipos de pele desidratada, seja oleosa, normal, mista ou seca. 

Porque sim, é possível ter pele oleosa e desidratada ao mesmo tempo. Mas se a sua pele estiver constantemente oleosa (o seu tipo de pele) apenas há uma diminuição. Felizmente, é possível melhorar o conforto da sua pele desde que opte pelos produtos certos.

Como cuidar da pele desidratada?

Hidrate o rosto... e o corpo!

Não é só a pele do rosto que é afetada pela desidratação. O mesmo acontece ao corpo, especialmente no inverno.

Pernas e mãos bem hidratadas

As suas pernas não são poupadas à desidratação e certamente já o notou se usar collants: no inverno, as suas pernas podem parecer "pele de crocodilo". As suas mãos também podem sofrer os efeitos do frio e das lavagens sucessivas com sabonete ou gel hidroalcoólico. Seja como for, hidrate-as sempre que possível!

Para uns lábios extremamente macios!

A pele dos lábios, que não tem uma película hidrolipídica e é cinco vezes mais fina do que a do rosto, está particularmente em risco de desidratação, especialmente com o clima frio. Para evitar o aspeto de lábios gretados, tão pouco estéticos quanto dolorosos, use sempre batom ou um bálsamo hidratante.

 

Como pode hidratar corretamente o corpo?

CONSELHO DE AMIGO (E DE ESPECIALISTA)

A hidratação começa... no duche!

Um gel de duche demasiado agressivo e água demasiado dura: é a receita para a pele desidratada no corpo e no rosto após o duche, resultando em vermelhidão e tensão. Este efeito pode ser ainda agravado pelo efeito secante do aquecimento.

Para prevenir esta situação, devemos adotar produtos de limpeza suaves, sem sabão, que atuem tanto para hidratar a pele como para restabelecer a barreira cutânea. Após o duche, os produtos hidratantes com uma textura fluida, não pegajosa e não oleosa, especialmente formulados para pele desidratada, são aplicados no corpo. E para o rosto, escolha hidratantes adaptados ao seu tipo de pele.

Como hidratar o seu rosto

As melhores práticas para hidratar a sua pele

As melhores práticas para hidratar a sua pele

Um pequeno truque para reforçar a hidratação da sua pele: pulverize generosamente a água termal com propriedades calmantes sobre a sua pele, massaje com a ponta dos dedos e absorva o excesso com um disco de algodão reutilizável. Em seguida, aplique rapidamente o seu produto de cuidado da pele para evitar a evaporação da água termal.

Da mesma gama

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA PELE DESIDRATADA

Água Termal D'Avène, produtos de cuidado da pele para hidratar a pele

Hydrance AQUA-GEL

Hydrance AQUA-GEL

Atualiza - Hidrata

Hydrance Emulsão Hidratante Suave

Hydrance Emulsão Hidratante Suave

Hidrata

TOLERANCE HYDRA-10 Creme Hidratante

TOLERANCE HYDRA-10 Creme Hidratante

Nutre - Hidrata - Suaviza

TriXera NUTRITION Leite Nutri-Fluido

TriXera NUTRITION Leite Nutri-Fluido

Nutre - Acalma

Voltar ao topo