-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
Porque é importante hidratar a pele?
À primeira vista, é difícil distinguir a pele desidratada da pele seca. No entanto, cada uma tem necessidades e requisitos específicos em matéria de cuidados. Foco na pele desidratada.
Cerca de 70% da nossa pele é composta por água, da qual uma pequena parte (cerca de 10%) está concentrada na camada mais superficial: o estrato córneo. Juntamente com o filme hidrolipídico, garante a função de barreira da pele. Mas quando carece de água, esta proteção é prejudicada e a perda de água aumenta. Isto significa que a água se evapora mais facilmente. A pele fica mais frágil e menos flexível.
Isto deve-se a fatores externos, como o vento e o frio, o aquecimento, produtos cosméticos desadequados, o barbear, etc., mas também fatores internos como o envelhecimento da pele e variações hormonais.
Assim, o produto de cuidado da pele ideal para a pele desidratada deve combinar humidade para fornecer hidratação e lípidos para restaurar a função de barreira do filme hidrolipídico e limitar a evaporação da água.
Como distinguir entre pele seca e pele desidratada?
Não percebi porque é que a minha pele estava a absorver a base até uma esteticista ter-me explicado que estava simplesmente desidratada.
Pele baça, áspera e repuxada, linhas finas no canto dos olhos, maquilhagem que não aguenta e que causa marcas nas maçãs do rosto, à volta dos olhos ou da boca, pele menos elástica que parece envelhecer prematuramente... Estes são alguns dos sinais que indicam que a sua pele está desidratada. Estas características são iguais para todos os tipos de pele desidratada, seja oleosa, normal, mista ou seca.
Porque sim, é possível ter pele oleosa e desidratada ao mesmo tempo. Mas se a sua pele estiver constantemente oleosa (o seu tipo de pele) apenas há uma diminuição. Felizmente, é possível melhorar o conforto da sua pele desde que opte pelos produtos certos.
Um gel de duche demasiado agressivo e água demasiado dura: é a receita para a pele desidratada no corpo e no rosto após o duche, resultando em vermelhidão e tensão. Este efeito pode ser ainda agravado pelo efeito secante do aquecimento.
Para prevenir esta situação, devemos adotar produtos de limpeza suaves, sem sabão, que atuem tanto para hidratar a pele como para restabelecer a barreira cutânea. Após o duche, os produtos hidratantes com uma textura fluida, não pegajosa e não oleosa, especialmente formulados para pele desidratada, são aplicados no corpo. E para o rosto, escolha hidratantes adaptados ao seu tipo de pele.
Um pequeno truque para reforçar a hidratação da sua pele: pulverize generosamente a água termal com propriedades calmantes sobre a sua pele, massaje com a ponta dos dedos e absorva o excesso com um disco de algodão reutilizável. Em seguida, aplique rapidamente o seu produto de cuidado da pele para evitar a evaporação da água termal.
Água Termal D'Avène, produtos de cuidado da pele para hidratar a pele